Skip to main content

Recentemente, escrevi sobre o estresse e a ansiedade em meio a pandemia do novo Coronavírus. No texto destaquei que, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o  Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Veja aqui. Diante desse cenário, não há dúvidas quanto a iminência de um colapso na sanidade mental da população brasileira. Afinal, além da periculosidade e do impacto Covid-19, todos sentem a incumbência de manter a saúde emocional e psicológica equilibrada. A respeito disso, ainda existe a cobrança de manter uma rotina de produtividade em meio ao isolamento social. Por isso, é importante refletir sobre essas imposições, sejam elas pessoas pessoais ou externas. Somente após a devida reflexão será possível equilibrar ansiedade e produtividade na quarentena.

produtividade na quarentena-coronavírus Elídio Almeida psicólogo em Salvador Bahia
Nem todos conseguirão manter uma rotina de produtividade durante a quarentena. E tudo bem por isso.

Equilíbrio emocional e o desafio da produtividade na quarentena

Se, por um lado, o confinamento produz efeitos no controle do Covid-19, por outro, atinge numa questão igualmente preocupante: o bem-estar emocional e psicológico da população. Seja num aspecto seja em outro, muitos se sentem despreparados e desamparados diante dessa circunstância. Isso posto, o fato é que as pessoas já são cotidianamente ansiosas. Contudo, esse momento de tensão agrava ainda mais a saúde mental desses indivíduos. Em outras palavras, a solidão, o medo do desemprego e a incerteza quanto ao futuro afetam ainda mais o emocional das pessoas. Com isso, todos pensam não apenas na saúde física e sobrevivência. Ou seja, há também a preocupação sobre como vão atingir ou manter o equilíbrio emocional e psicológico durante esse processo de quarentena. Assim sendo, é incontável a quantidade de pessoas desalentadas também na perspectiva psíquica da conjuntura atual.

Apesar disso, o que não falta são receitas de bem-estar e superação dadas por celebridades, anônimos e autodeclarados “especialistas”. Todos eles se propõem a conduzir as pessoas em direção à prosperidade nesse momento de caos generalizado. Segundo esses magos, o segredo para manter a saúde mental em dias durante a quarentena é manter uma rotina de produtividade na quarentena. Será mesmo? 

equilibrio-emocional Elídio Almeida psicólogo em Salvador Bahia
antes de se cobrar por produtividade, é importante que você priorize seu equilíbrio emocional.

Seja coerente 

Para muitos, já é difícil lidar com os aspetos psicológicos em condições convencionais. Isso é ainda mais urgente e delicado em momentos inóspitos como esse. Ou seja, todos os desdobramentos naturais do Coronavírus já são, por si só, ultrajantes. Com isso, cobrar mais de si e dos demais em tais condições chega a ser desumano. Por isso, é importante filtrar e barrar as imposições de produtividade, especialmente aquelas preconizadas por meio das redes sociais. São exemplo de tais cobranças: 

  • conviver bem com a família
  • manter o relacionamento saudável
  • trabalhar remotamente de casa
  • organizar ou faxinar a casa
  • colocar as leituras em dia
  • preparar pratos deliciosos (para postar)
  • fazer alguma atividade física

Por vezes, tais cobranças partem da própria pessoa que – abruptamente – teve sua rotina alterada. Para elas, isso seria o meio pelo qual se sentiriam mais úteis frente ao contexto da quarentena em meio ao Covid-19. Do mesmo modo, acreditam que ações dessa ordem amenizam e driblam o sofrimento emocional. 

seja coerente com suas cobranças Elídio Almeida psicólogo em Salvador Bahiaseja coerente com suas cobranças Elídio Almeida psicólogo em Salvador Bahia
Procure ser coerente com suas escolhas nesse momento tão delicado.

No entanto, este modus operandi também é imposto e fomentado por terceiros, especialmente nas redes sociais. Lá, palpiteiros e amadores de plantão propagam a cultura de que “todos devem aproveitar esse momento e otimizar o tempo ocioso”. Segundo esse raciocínio arbitrário, “é uma obrigação utilizar esse período de quarentena para fazer algo relevante”. Outros dizem que “é o momento ideal para dar cabo de atividade até então procrastinadas“. Tudo isso, claro, sob o rótulo de que são ações indispensáveis à motivação e sanidade mental durante o Covid-19. Lamentavelmente, o efeito costuma ser o extremo oposto: as pessoas se sentem mais ansiosas e paralisadas.

Produtividade na quarentena: cuidado com as regras

Seja por um entendimento pessoal ou por influências de quem não tem propriedade para intervir no comportamento alheio, é importante compreender melhor a questão. Em outras palavras, em momentos de crise, é comum que as pessoas busquem implementar ações para lidar com os contextos adversos. Isso geralmente ocorre intuitivamente. Entretanto, há, também aqueles que abraçam para si regras impostas por supostos técnicos ou pseudos especialistas. Com isso, forçam-se a adotar comportamentos sem sequer questionar se aquilo é verossímil e possível, dada as condições do momento. Com efeito, os quadros emocionais de estresse, ansiedade e bem-estar psicológico não são contemplados. Esse contexto complexo inviabiliza qualquer ato de produtividade, bem como aflora uma percepção de fracasso e impotência, piorando o estado já crítico.

Tudo bem você não conseguir ser produtivo nesse momento

Diante do exposto, é importante refletir sobre o contexto no qual o mundo inteiro vive no momento. Do mesmo modo, é necessário ponderar sobre as imposições de bem-estar psicológico e de produtividade em tempos de Coronavírus. Na circunstância atual, muitos se acham habilitados a intervir na vida alheia, ditando regras e modos de viver. Geralmente, esses “cases de sucesso” refletem apenas a experiência de quem fala, mesmo que apresentada a partir da lupa de felicidade inerente às redes sociais. Não dá para adotar indistintamente estes preceitos como manual de salvação à crise instalada. 

um dia de cada vez Elídio Almeida psicólogo em Salvador Bahia
Frente as cobranças por produtividade na quarentena, pegue leve com você!

Embora o caos devido ao Coronavírus seja global, tal condição adversa  não garante que todos vão lidar com a ansiedade, a solidão e temor quanto ao futuro da mesma maneira. Tampouco todos detém os mesmos meios ou habilidades para enfrentar essas demandas. Tais cenários distintos, por si só, põe por terra a cultura de padronização de reações e produtividade na quarentena. O processo de enfrentamento emocional é particular. Em outras palavras, cada experiência é pautada na particularidade de cada pessoa. Desse modo, a melhor ação é não se cobrar para além das suas reais condições. Do mesmo modo, é importante ressaltar que se exigir em demasia ou tentar copiar terceiros pode trazer ainda mais sofrimento.

Por fim, lembre-se que nem tudo aquilo que é visto nas redes sociais é verdade. Lá existe um universo paralelo no qual a vida parece ser “perfeita”, inclusive nesse período de caos. Quanto mais você conviver com a fantasia destas plataformas, acreditará que sua vida estará sempre alguns passos atrás. Isso piora ainda mais os níveis de estresse, ansiedade e bem-estar psicológico. Por isso, seja menos exigente consigo nesse momento e lembre-se que tudo bem você não conseguir ser produtivo agora.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta