Skip to main content

Dificuldade no relacionamento – Por que algumas pessoas apresentam mais dificuldades em se relacionar do que as outras? Aquilo que para alguns é tão natural, para outras é um tremendo pesadelo que torna a vida ainda mais difícil e que torna a relação cada dia mais desinteressante.
Falar sobre dificuldade no relacionamento não é tão fácil, porém, é altamente importante, pois abre diversas possibilidades de entendimento. Por isso, se você está enfrentando dificuldades no seu relacionamento, fique atento às dicas que se seguem e se precisar de apoio profissional, solicite ajuda.
A primeira coisa que você precisa saber é que a dificuldade no relacionamento podem ser entendida de várias formas, pois há, desde as dificuldades específicas e traumas nos relacionamentos até as dificuldades limitadoras trazidas da infância ou adolescência, dentre outras. Veja:
dificuldade no relacionamento terapia de casal

1. Dificuldades específicas e traumas nos relacionamentos

Muitos relacionamentos passam por dificuldades pontuais, eventos novos ou acontecimentos específicos que provocam o surgimento de novas emoções e sentimentos. Nesses casos, geralmente, as pessoas têm consciência da importância da relação, do sentimentos que têm pelo companheiro ou pela companheira, mas algo novo surge como ameaça ou como algo que compromete o futuro da relação.
São exemplos de dificuldades específicas: casos de traição no relacionamento, traumas, impotência sexual, desinteresse, mudanças no comportamento etc.
Nesses casos, é importante que você compreenda o que realmente está acontecendo e desenvolva habilidades para obter os melhores entendimentos e tomar as melhores decisões.
dificuldade no relacionamento terapia de casal em salvador

2. Dificuldades para entender os contextos das relações

Muitas pessoas sequer chegam a passar pelas dificuldades específicas. Algumas pessoas apresentam dificuldades até mesmo no momento de estabelecer contato ou aproximações com outras pessoas.
Em alguns casos, isso pode significar apenas uma forma leve de timidez, se não houver prejuízos ao desenvolvimento da relações. Entretanto, se esta limitação inicial impossibilita desenvolver e manter relacionamentos, e até mesmo vivenciar as situações gratificantes dos convívio a dois, é preciso analisar a situação.
É muito importante verificar quais são os aspectos da história de vida do indivíduo que determinaram a dificuldade para este comportamento. Nesses casos, chamamos de dificuldades contextuais, justamente pelo fato de a maioria das pessoas não terem desenvolvido a habilidade de analisar o contexto, as relações, as pessoas e os ambientes.
Muito por isso, desenvolvem um receio de iniciar novos contatos e relacionamentos. A partir do momentos em que as pessoas aprendem a entender melhor o contexto, lidar com ele passa a ser cada vez mais fácil.
dificuldade no relacionamento psicólogo em salvador

3. Dificuldades imperativas no relacionamento

São aquelas dificuldades que surgem quando a pessoa, no relacionamento, quer tudo ao seu modo. Essas pessoas são tidas como perfeccionistas, exigentes, egoístas, mandonas e até mesmo chatas ou intransigentes.
Em outras palavras, fazer qualquer coisa com uma pessoas que tenha essas dificuldades operacionais é sempre muito estressante e todos sempre ficam bastante apreensivos e ansiosos.
Isso pode estar relacionado a habilidades sociais não desenvolvidas em fases anteriores da vida ou falta de confiança básica no companheiro ou companheira, mesmo em casos de relações de longas datas.
dificuldade no relacionamento terapia de casal elidio almeida

4. Dificuldade no relacionamento e nos interesses do casal

Algumas pessoas se relacionam muito bem com os amigos, vizinhos, até mesmo com os estranhos, mas, por algum motivo, apresentam dificuldades de se relacionar com o parceiro ou a parceira no relacionamento, especialmente com namorados e esposas.
Este tipo de dificuldade  – infelizmente – é muito comum. Isso pode ocorrer em função dos diferentes interesses dessas pessoas no relacionamento e das diferentes limitações e exageros que o grau do convívio favorece, em função dos hábitos adquiridos ao longo do tempo.
Por exemplo, no início do relacionamento, as pessoas parecem investir mais em causar boas impressões, ser agradável, porém, quando têm a sensação que já conquistaram, começam a abrir mão dos bons tratos, do respeito. É como se o fato de ter estabelecido o relacionamento já fosse suficiente para deixar de demonstrar e investir nos interesses em prol da relação.
viciado em celular terapia de casal psicólogo em salvador

5. Dificuldades limitadoras trazidas da infância ou adolescência

Em alguns casos, a história de vida de algumas pessoas aponta para ocorrências limitadoras durante a infância ou adolescência, levando-os a se sentirem “inferiores”, ou “superiores” aos demais. Isso pode colaborar para que alguns relacionamentos tenham problemas, já que, nesses casos, as pessoas acumulam pequenas dificuldades que afetam a condução de relações e, num dado momento, percebem que não conseguem mais se relacionar de forma saudável em nenhum contexto.
Para modificar esse quadro, é importante ressignificar a autoimagem, quebrar conceitos e preconceitos, desfazer ideias cristalizadas a respeito de si mesmo e do mundo, abrir-se ao outro, deixar de lado (na medida do possível) o medo da rejeição e o sentimento de superioridade, pois são barreiras que contribuem para o isolamento social, trazendo prejuízos em todas os contextos. É importante destacar que é tendência do ser humano se relacionar com seus pares, ou seja, aqueles que têm interesses em comum.

Dificuldade no relacionamento

A dificuldade surge justamente quando precisamos nos relacionar com o diferente. Por isso, sempre digo aos meus pacientes que, num relacionamento, embora os interesses possam, muitas vezes, ser comuns a ambos, devemos considerar que as pessoas são diferentes e é altamente importante que conheçamos uns aos outros para que possamos ter interesses, afinidades, divergências e necessidades bem alinhados.
traição terapia de casal psicólogo em salvador.

Terapia de casal em Salvador

Se você está enfrentando dificuldades no seu relacionamento, talvez seja importante investir emocionalmente em si para que você possa compreender melhor o que pode estar trazendo limitações ao seu relacionamento. Muitas pessoas têm encontrado suporte adequado com a psicoterapia comportamental.
Talvez você já tenha tentado obter melhores resultados para seu relacionamento de outras formas. Por isso, gosto sempre de dizer às pessoas: para resultados diferentes, devemos ter atitudes diferentes. É um excelente começo para suas mudanças. Pense nisso.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

One Comment

  • Elidio Alige Borge disse:

    Como um relacionamento serio sem brigas?

Deixe uma resposta