Skip to main content

No post anterior, apresentei algumas parafilias e como elas são vistas na nossa cultura [veja aqui]. As parafilias também são conhecidas como taras sexuais ou fetiches. O tema gerou um grande debate nas redes sociais. Dada a polêmica que o cerca, esse assunto precisa ser abordado novamente. Hoje trago a explicação da psicologia comportamental para as parafilias e outros comportamentos estranhos.
Algumas pessoas que acompanham meu blog acharam os termos e comportamentos das parafilias bastante estranhos. Elas escreveram pedindo que eu também apresentasse a explicação da psicologia comportamental para essas manifestações sexuais consideradas doentias, bizarras ou pouco convencionais. Achei a proposta fantástica.

fornifilia - Explicação da psicologia comportamental psicólogo em salvador terapia de casal elídio almeida

Fornifilia: excitação provocada ao ser tratado como um móvel

Explicação da psicologia comportamental para as parafilias.

As parafilias podem ser explicadas de várias maneiras. O importante é que a explicação esteja embasada numa prática científica responsável e fundamentada na história de vida da pessoa que manifesta o comportamento em questão. Na psicologia comportamental, a lógica de expressões comportamentais como as parafilias começaram a ser estudadas em torno do ano de 1900, com o clássico condicionamento Pavloviano.

Ivan Petrovich Pavlov, um fisiologista russo, descobriu que poderíamos aprender novos comportamentos, semelhantes aos que são biologicamente estabelecidos (inatos). Em um experimento com cães, ele observou que os animais salivavam sempre que viam o alimento. Daí Pavlov passou a apresentar o alimento associado a uma sineta. Após algum tempo, ele usou somente a sineta e observou que os cães salivavam da mesma forma. Dessa forma, Pavlov concluiu que houve uma associação, dando a esse resultado o nome de Condicionamento Pavloviano.

A descoberta de Pavlov também poderia acontecer com seres humanos. Porém, obviamente, nossos comportamentos são bem mais complexos que os de um cão. O interessante do experimento de Pavlov é que ele marca o início do estudo e da explicação da psicologia comportamental para os fenômenos comportamentais por meio da experimentação científica. Mais à frente, outros cientistas aprimoraram a compreensão sobre essa questão.

Plushofilia Explicacao da psicologia comportamental psicólogo em salvador terapia de casal elídio almeida

Plushofilia: interesse sexual por bichos de pelúcia

O segundo a trazer uma contribuição para a questão de como adquirimos novos comportamentos foi John Watson, mais ou menos 20 anos depois de Pavlov. Watson, partindo das descobertas anteriores, considerou que “se os organismos podem aprender novos reflexos, também podem aprender a sentir emoções que não estão presentes em seu repertório comportamental quando nascem“. Watson procurou confirmar isso também por meio de um experimento.

Watson se propôs a verificar se poderia ensinar um bebê a sentir medo. Primeiro ele observou que o bebê, ao ouvir um som estridente, se contraia e chorava (sentindo susto/medo). Noutro momento, ele colocou um rato albino próximo ao bebê e este demonstrou interesse pelo animal: olhou e quis tocá-lo. Watson concluiu que o bebê não tinha medo do rato. Assim, após essas constatações, o pesquisador passou a associar os dois estímulos. Ao tocar o rato, o bebê ouvia o barulho. Na fase posterior, apenas o rato era apresentado. O bebê passou a demonstrar as mesmas respostas de quando ouvia apenas o barulho. Concluiu-se que a criança havia aprendido a ter medo do rato, diferentemente do início do experimento.

Outros estudos aprimoraram a compreensão e explicação da psicologia comportamental para os fenômenos,  especialmente quando consideradas a atuação do indivíduo no contexto e as consequências que isso ocasiona aos envolvidos. Explicações mais atuais mostram que aquilo tido como bom resultados tende a ser repetido e integrado ao repertório do comportamento.

Trampling Explicação da psicologia comportamental psicólogo em salvador terapia de casal elídio almeida

Trampling: prática sexual em que um parceiro pisa o outro, como se fosse um tapete

Meu interesse em trazer esses dois episódios da explicação da psicologia comportamental foi bem específico. Eles mostram como aprendemos a desenvolver alguns comportamentos. Além disso, esses experimentos desconstroem muitas ideias preconceituosas que afirmam que determinados comportamentos são inatos.
Após essas breves explicações, estamos em condições de compreender melhor como algumas pessoas passam a ter certas emoções ou sensações sexuais e prazer.

Temos histórias diferentes. Logo, somos diferentes.

Vários estudos mostram que são as associações ocorridas em um dado momento da vida da pessoa que a levam a desenvolver determinados repertórios comportamentais. Além disso, tem o fato de sermos dotados de cognição e habilidades que nos permitem agir sobre o contexto. Dessa forma, selecionamos (consciente ou inconscientemente) ações para nosso repertório, de acordo com a satisfação ou não que aquilo nos confere. É dessa forma que temos a explicação da psicologia comportamental para o fato de algumas pessoas ficarem sexualmente excitadas com estímulos estranhos ou nada convencionais.

Aerodromofilia Explicação da psicologia comportamental psicólogo em salvador terapia de casal elídio almeida

Aerodromofilia: tara sexual por transar em aviões.

Cada pessoa tem uma história de vida diferente, na qual carrega bagagens biológicas, culturais e da própria trajetória. Isso nos permite conceber que uma pessoa que tenha ficado sexualmente excitada no exato momento em que outro estímulo ocorria, pode ser gerado uma associação entre esses elementos. Ou seja, algo semelhante ao condicionamento visto acima. O fato de não termos controle para selecionar o que exatamente está provocando a excitação e emoção faz com que o conjunto seja apreendido.
Por isso que é tão difícil controlar as emoções. Elas são respostas reflexas: não temos controle sobre elas. Portanto, não decidimos ter excitação ou não quando estamos diante do estímulo associado a ela. Simplesmente ficamos excitados.
Explicação da psicologia comportamental psicólogo em salvador terapia de casal
Um clássico para pensar sobre essa questão é imaginar uma pessoa que está passando por um grande episódio de excitação ao transar com alguém. Porém, nesse exato momento, ela está tocando um determinado tecido. Tocar o tecido também lhe trás uma sensação boa. Como os dois estímulos são apresentados simultaneamente, pode ser que ela passe a se sentir excitada sempre que tocar outros tecidos semelhantes. A excitação por tecidos e afins é uma parafilia chamada de Hifefilia.
Compreender os comportamentos humanos não é uma tarefa fácil. Conhecer a explicação da psicologia comportamental para as parafilias e outros comportamentos estranhos segue o mesmo modelo. No entanto, o interessante é olhar para além do comportamento manifestado. Conhecer o contextos, a história particular daquela pessoa, os estímulos e os resultados é sempre rico para análises apropriadas. Caso precise, não hesite em buscar ajuda profissional.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta