Skip to main content

No filme “Preciosa” (2009) ocorre um fenômeno conhecido na psicologia comportamental como “fuga”. Nele, como mecanismo de defesa e para fugir de realidades adversas, Preciosa, a personagem principal, fantasia e se projeta em cenários nos quais vive situações de fama, sucesso e bem-estar. Assim como Preciosa, muitas pessoas costumam sonhar acordadas, de modo que frequentemente se projetam em situações e contextos que seriam mais agradáveis, especialmente quando comparadas ao cenário atual em que vivem. Embora tal estratégia faça sentido para muitas pessoas, cabe um alerta especial: esta não maneira mais adequada para resolver os problemas e conflitos da vida cotidiana, especialmente na vida amorosa.

Fantasia e fuga da realidade

Via de regra, conforme dito anteriormente, fantasiar ou fugir da realidade é uma atitude rotineiramente utilizada como estratégia para lidar com as adversidades da vida. Também, é por meio deste modo de agir que muitos homens e mulheres encontram o caminho e a motivação para realizar algum sonho ou projeto pessoal. Inclusive, inadvertidamente, algumas pessoas usam a mesma lógica para resolver os problemas do namoro ou casamento, bem como para construir uma nova relação.

Em termos práticos isso ocorre quando, frequentemente, pelo menos um dos pares se imagina vivendo fora da relação atual ou convivendo com outra pessoa. Em outras palavras, alguém percebe o relacionamento de maneira tão insatisfatória que passa a projetar cenários de convivência com outras pessoas. Ou seja, para muitos, esta é uma maneira de se motivar para o término da relação. Por isso, a ocorrência da estratégia de fuga da realidade é um ponto de atenção importante.

Alguns casais adotam a fuga da realidade como meio para lidar com os problemas do relacionamento. Isso é um equívoco.
Alguns casais adotam a fuga da realidade como meio para lidar com os problemas do relacionamento. Isso é um equívoco.

A fuga e o enfrentamento

Em primeiro lugar é evidente que a realidade, especialmente na vida amorosa, é para muitas pessoas é ruim ou, no mínimo, insatisfatória. Isso ocorre independente da fuga-projetiva ocorrer em episódios de violência tal qual os vivenciados por Preciosa, ou quando são identificados por meio do esboço de um novo relacionamento amoroso. Em segundo lugar, conforme também é demonstrado no filme, com o suporte adequado, é possível encontrar saídas mais produtivas para os graves problemas do cotidiano.

Desse modo, é fundamental destacar que a fuga da realidade não representa enfrentamento, tampouco significa resolvê-los. Inclusive, não é se projetando ou configurando uma nova relação que se resolvem os problemas do convívio atual. Por isso, é importante refletir sobre o bem-estar experienciado no relacionamento. Com isso, mesmo diante dos momentos de conflitos, conversar com o companheiro ou companheira é essencial para encontrar soluções. Nesse sentido, obviamente que alguns casais precisam de ajuda para esta tarefa. Afinal, ainda tomando como referência a história de Preciosa, contar com o apoio adequado, faz toda diferença

Ponto de reflexão

Por fim um alerta especial à questão da fuga da realidade. Quando, de maneira esporádica, alguém se imagina solteira/solteiro ou em um relacionamento com outra pessoa, isso nem sempre é preocupante. No entanto, fantasiar constantemente com o divórcio, assim como desejar a todo momento estar com outra pessoa pode ser um sinal de que a relação atual não atende mais às necessidades de pelo menos uma das partes do casal. Por isso, se a projeção de separação é rotineiramente cogitada, há algo nesta relação que precisa ser revisto. Reflita sobre esse ponto.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta