Skip to main content

Devido a tamanhas mudanças no comportamento humano devido ao uso da internet, precisamos refletir sobre esse tema. Assim, em comemoração ao Dia Mundial da Internet, o jornal A Tarde, traz uma reportagem especial sobre o tema. A publicação foi veiculada como matéria de capa no o Caderno 2 do jornal. Desse modo, com a finalidade de falar sobre os efeitos psicológicos do uso da internet, fui convidado a contribuir com a matéria.

Quanto tempo você ficaria sem usar a internet?

Antes de mais nada, só para ilustrar, a data comemorativa doida Mundial da Internet foi instituída pela ONU, em 2007. De la para cá, o uso da internet no dia a dia das pessoas tem gerado muitas discussões. Algumas delas foram discutidas na matéria. Nela, a repórter Mariana Paiva narra sua experiência de passar um dia sem usar a internet. Assim, revelou os desafios que precisou enfrentar para trabalhar e se comunicar com as pessoas.

Na mesma matéria, a repórter Thuanne Silva apresenta depoimentos de profissionais de várias áreas do conhecimento. Nas narrativas, todos falam sobre aquilo que acreditam ser benefícios e prejuízos relacionados ao uso da internet.

uso da internet psicólogo em salvador

Profissionais falaram sobre o uso da internet

Dentre os profissionais ouvidos e citados na matéria, dei meu pitaco. Desse modo, falei sobre a necessidade de conciliar a vida online com a vida offline. Ademais, procurei destacar que todos os excessos e extremos podem ser prejudiciais.

Quando pensamos no uso da internet devemos ficar atentos. Afinal, a tecnologia está presente em nosso cotidiano. Justamente por isso, devemos ter algo em mente para evitar danos e prejuízos nesse uso: o equilíbrio. Somente com equilíbrio conseguiremos evitar excessos, radicalismos e driblar o sedentarismo, a instalação de quadros patológicos e o isolamento social.

Fonte: Jornal A Tarde, 17 de maio de 2012.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta