Skip to main content

Está nas bancas de todo o Brasil a edição 81 da Revista Vida Natural. A publicação traz uma matéria especial sobre o desafio de se construir um bom relacionamento com os vizinhos. O tema mostra a importância das relações sociais na atualidade e convida os leitores a refletir sobre formas mais amistosas de relacionamentos com os vizinhos na comunidade. Além de ser um tema pelo qual tenho especial interesse, tive a grata satisfação de atender ao convite da revista para colaborar com a matéria.
A questão dos relacionamentos entre vizinhos já foi abordada algumas vezes em posts aqui do blog. Também já pude falar sobre esse tema em outros veículos de comunicação. Como construir bons relacionamentos com nossos vizinhos é um desafio para todos,  o tema é sempre pertinente.

Elidio Almeida Psicólogo em salvador terapeuta de casal
Psicólogo Elidio Almeida fala sobre os problemas entre vizinhos

Considerada muito delicada, a relação entre vizinhos demanda um cuidado especial, pois é regida pela regra de direitos e deveres comuns a todas as partes. Somada a isso, temos a todo momento a questão dos limites da privacidade e das individualidades gerando grandes embates.

Qualquer narrativa acerca de determinado fato se dá por meio de recortes e episódios estrategicamente selecionados, conforme o olhar e a vivência do seu interlocutor. Por isso, é fundamental compreender a perspectiva de todos os envolvidos na questão.

 

O relacionamento com os vizinhos não precisa ser uma guerra.

Na matéria, procurei destacar que o relacionamento entre vizinhos geralmente limita-se aos formais “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”. Raramente as pessoas se permitem um pouco mais de proximidade. Ao que se percebe, o contato verbal entre os vizinhos só são avançados nos momentos das queixas e reclamações. Esse modelo revela que a ausência do vínculo ou estreitamento dos laços faz com que esses momentos sejam altamente agressivos e desrespeitosos. O que poderia ser apenas um ajuste de conduta tende a se transformar em um princípio de guerra.
Para aqueles que desejam melhorar o relacionamento com os vizinhos, recomendo conhecer mais sobre assertividade. Neste post [aqui] explico um pouco sobre como ser mais assertivo em nossa vida e melhorar nossos relacionamentos.
No link abaixo, você também poderá conferir a matéria sobre o relacionamento com os vizinhos publicada na Revista Vida Natural. A matéria é assinada pelo jornalista Murilo Toretta. Confira!

relacionameto entre vizinhos psicólogo Elídio Almeida
Revista Vida Natural 81

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta