Skip to main content

Quando um relacionamento está em crise, naturalmente alguém sempre tenta fazer algo para salvá-lo. Isso ocorre, especialmente, se mesmo diante do desgaste da relação, ainda houver vínculo entre o casal. Nesse cenário, algumas pessoas são capazes de ir a verdadeiros extremos para salvar o namoro, noivado ou casamento. Veja aqui um exemplo. Embora a intenção de salvar o relacionamento possa ser válida, é fundamental pensar nas consequências desses atos para que a situação não piore. No entanto, antes mesmo de investir numa tentativa de salvar a relação, é fundamental reconhecer limites e a compatibilidade do casal.

Até onde você iria para salvar o relacionamento? 

Embora em cada esquina você possa achar alguma fórmula mágica para salvar seu relacionamento, é importante ter responsabilidade nesse objetivo. Diante do propósito de resgatar uma relação, algumas pessoas pensam somente no futuro idealizado. Ou seja, dão mais valor à linha de chegada e raramente avaliam o trajeto percorrido até aquele ponto. Dito de outra forma, ao se engajar na ideia de salvar a relação, essas pessoas pensam em marcos como:

  • o anel de noivado
  • a festa de casamento
  • o apartamento para receber os amigos
  • a chegada dos filhos
  • e, claro, nas afrontosas fotos que serão postadas nas redes sociais.
Terapia de casal para salvar o relacionamento Salvador Bahia Elídio Almeida

Quem age dessa maneira, vê apenas o horizonte platônico da relação, o que é um grande equívoco. Justamente por isso, adotam medidas inadequadas para salvar o relacionamento. Muito embora as pessoas sempre estejam imbuídas de boas intenções, sabemos que apenas a intenção não é suficiente. Na verdade esses são atos egoístas, pois não levam em consideração as consequências e interferências na vida de outras pessoas. Um exemplo disso são os casos de mulheres que inventam gravidez ou engravidam na tentativa de salvar o relacionamento. Bem como os episódios de homens que escondem seus sentimentos com medo criar expectativas ou estragar o momento por externalizar os desagrados. Todas essas ações só deixam os parceiros inseguros..

Os limites da relação

É natural que ao entrar numa relação desejamos que ela seja próspera. Todavia, devemos abdicar das regras que determinam que toda relação seja obrigada a dar certo e ser eterna. Estágios como paquera, namoro, noivado, morar junto e até mesmo o casamento devem favorecer o conhecimento casal. Igualmente natural deve ser o fato dessas etapas coroar o sucesso da fase anterior na relação. Ou seja, marcos como: noivado, casamento ou filhos jamais devem ser uma aposta para que a próxima etapa da relação melhore. Ao contrário, a lógica deve ser: “Estamos tão bem no namoro que podemos noivar”. “Estou feliz com nosso noivado por isso me sinto seguro para casar contigo”… E assim por diante.

Por isso, é importante que o casal (ou uma das partes) saiba avaliar e reconhecer os limites da relação. Mesmo nos momentos de crise, a reflexão para salvar o relacionamento deve ser tal qual qualquer outro investimento.

Vale a pena apostar mais se estou perdendo? Mesmo que a resposta seja um sim encorajador, vale a pena repetir o mesmo erro ou mesma estratégia? 

Somente quando conhecemos a nós mesmo e ao nosso par podemos ter atitudes mais adequadas para salvar o relacionamento. É fundamental ter a capacidade de avaliar o histórico da reação para que sejam feitas os melhores investimentos rumo ao sucesso da relação.. 

Terapia de casal para salvar o relacionamento Salvador Bahia Elídio Almeida

Alguns passos para salvar o relacionamento

O primeiro passo para salvar o relacionamento é sempre avaliar o histórico do casal. Somente conhecendo a fundo o que o casal construiu até aquele momento é que as medidas mais eficazes serão adotadas. Outra dica é que a gente saiba valorizar esse trajeto. Errar é humano e devemos aprender com nossos erros. A recomendação fundamental é que devemos sempre correlacionar passado, presente e o futuro almejado para a relação. Quando você negligencia o presente, não valoriza o histórico e mira apenas na idealizada linha de chegada. Assim, a relação pode se tornar  fadada ao fracasso.

Por esse não ser um processo simples de ser equacionado, é importante recorrer a ajuda profissional. Nesse sentido, antes mesmo de pensar em apostar todas as suas fichas numa ideia mágica ou em dicas infundadas para salvar o relacionamento, considere agir de forma diferente. Em síntese, é o que sempre digo aos meus pacientes: “toda relação tem uma solução… para tanto, é imprescindível que tenhamos atitudes adequadas”. Pense nisso.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta