Skip to main content

Estar preparado para os desafios do mercado de trabalho é fundamental. Nesse intuito, fui convidado pela IBCM a ministrar um treinamento para os adolescentes do projeto Jovem Aprendiz que fazem parte da instituição. A proposta seria abordar questões fundamentais para qualificar o acesso às vagas de emprego. Portanto, o evento ocorreu em três etapas, de modo a contemplar as principais lacunas do tema demandado jovens assistidos pela instituição.

treinamento motivacional, mercado de trabalho,  psicólogo em Salvador, Elídio Almeida
Elídio Almeida falou para os adolescentes do programa Jovem Aprendiz da IBCM sobre os acessos ao mercado de trabalho.

Treinamentos

O primeiro treinamento teve início com uma dinâmica de grupo, onde foram discutidos temas como: a importância das relações interpessoais e a contribuição mútua entre os integrantes numa equipe. O segundo encontro focou em duas das mais temidas etapas de um processo de seleção, segundo os adolescentes: a entrevista e a dinâmica de grupo. Por fim, no último encontro do treinamento o tema central foi a avaliação psicológica nos processos de seleção, além de orientações para confecção de currículos. Discutir questões como estas com os adolescentes é altamente importante. Por meio de ações dessa ordem, são colocados em evidência os critérios para o preenchimento de uma oportunidade emprego, assim como os comportamentos adequados e inadequados durante um processo de seleção e após a contratação.

De modo geral, a turma mostrou bastante comprometimento, o que motiva e facilita a condução do trabalho. Isso traz muita felicidade, pois é possível observar jovens de situações econômicas e sociais muitas vezes não favoráveis, dando passos rumo à igualdade de posições no mercado de trabalho.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta