Skip to main content

No postVocê sabe dizer não?” falei um pouco sobre assertividade, um tipo de comportamento que torna a pessoa capaz de agir em benefício de seus próprios interesses. Esse modo de agir habilita os indivíduos a expressar seus sentimentos e emoções de maneira mais clara, sincera, sem constrangimentos e sem ferir outras pessoas. Todavia, ao demonstrar seus pensamentos, alguns se sentem culpados. Por isso, é importante compreender o que causa o sentimento de culpa.

Algumas pessoas se sentem punidas ou culpadas por agir em determinados momentos.
Algumas pessoas se sentem punidas ou culpadas por agir em determinados momentos.

Como se instala o sentimento de culpa?

O sentimento de culpa se põe ao comportamento assertivo. Isso significa que, ao se posicionar de maneira inadequada, a pessoa não coloca para fora todos os seus pensamentos, sentimentos e emoções. Na prática, elas cedem às vontades alheias e, consequentemente, tal ação traz prejuízos e arrependimentos. Ou seja, o sentimento de culpa. Assim, ao se sentir culpada, a pessoa experimenta várias sensações desagradáveis como:

  • raiva de si mesma
  • preocupação excessiva com a opinião dos outros
  • sente-se rejeitada ou vítima da situação
  • dificuldade de expressar os reais sentimentos
  • não consegue dizer “não”
  • tem baixa autoestima
  • procura agradar fazendo algo pelos outros e raramente para si mesma

A grande questão é que, além de enfrentar todos esses comportamentos que estão atrelados ao sentimento de culpa, a pessoa acredita que o erro está nela. Tal lógica deprecia ainda mais a autoimagem, agravando a situação. Assim, conforme indicado anteriormente, o sentimento de culpa se instala em função da possibilidade real/imaginária da crítica ou julgamento daquela ação. Ou seja, a pessoa acredita que poderá ser exposta ou punida pelo ato.

O julgamento alheio e o sentimento de culpa atrapalha a vida de muitas pessoas.
O julgamento alheio e o sentimento de culpa atrapalha a vida de muitas pessoas.

O papel da psicoterapia

Na psicoterapia, o paciente aprende a detectar as condições em que o sentimento de culpa surge e se instala. Todo esse processo envolve emitir comportamentos que minimizem a possibilidade de punição (autopunição ou punição por terceiros), bem como aumentar a probabilidade de sucessos das ações. O psicólogo procura levar o paciente a reconhecer os comportamentos “inadequados” são frutos do contexto e não culpa dele. A partir daí, o paciente aprende a avaliar criticamente a situação, desenvolvendo comportamentos mais adequados e assertivos.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

2 Comments

  • Anônimo disse:

    Fui Homofóbico ontem.Será que sou um monstro?

    Um menino loirinho da escola tava dando em cima de mim no baile de carnaval na casa da minha amiga ontem,onde tava geral da escola,ele foi muito zuado e eu contribui,cheguei até a bater nele sem querer,porque eu não queria que os outros me discriminassem também, e ajudei o povo a humilhar o moleque.O garoto saiu chorando e foi embora.Fiquei um pouco mal,mas fiz por puro egoismo, mas depois fui na casa dele e pedi desculpas e dei um abraço nele,mas o garoto está um pouco machucado,falei para ele denunciar se ele quisesse eu e os outros(meninos e meninas que humilharam ele),mas ele falou que gostava muito de mim, e não ia fazer nada.Agi da forma mais hipócrita possível,mas foi para me defender, fiquei com medo apenas, e ele foi incrível comigo.

    Pessoas, queria deixar claro algumas coisa,ele se declarou para mim na frente de todos, e sabia da minha condição, é praticamente o único que sabe.Temi e fui covarde,mas não me rejeitem por isso, já estou me sentindo muito mal, e não tenho ninguém do meu lado,apenas ele.Gosto muito desse menino a partir de agora pela atitudes que demonstrou depois de tudo,tive noção de quanto ele gosta mesmo de mim.
    Aí no outro dia eu descobri pelos meus amigos que ele havia se matado. Eu achei que fosse uma brincadeira de mau gosto da parte deles, mas depois percebi que era a mais triste verdade. Todos da escola ficaram muito tristes, inclusive eu. Mais tarde me encontrei com a irmã dele e ela me entregou uma carta de despedida escrita por ele dizendo assim: “Lamento por ter atrapalhado a sua vida, o problema sou eu, não você. A minha vida já não faz mais sentido, pois percebi que não me passo de um idiota fracassado que estraga a vida dos outros, quando contei para os meus pais sobre a minha origem sexual eles passaram a ter vergonha de mim e nunca mais me consideravam o filho deles. Desculpe por ter estragado a sua vida esse tempo todo, você não é um monstro, eu que sou, eu sempre fui, mas a verdade é que eu só queria que vc gostasse de mim do jeito que eu sou!”. Quando li tudo aquilo eu comecei a chorar e a irmã dele me disse que esse tempo todo tbm sabia que ele era apaixonado por mim, só eu que não percebia isso. Ele havia se jogado de uma ponte de 50 metros de altura. Eu havia falado com ele ontem e de repente uma tragédia dessas acontece, ele se matou por minha culpa, ele morreu triste e magoado comigo. Eu não sei o que fazer, me ajude, eu estou me sentindo muito culpado, sei que vão me julgar.

  • Anônimo disse:

    Humilhei a garota que amo e agora?To me sentindo um lixo!?
    Eu errei muito com ela,eu julguei pela capa. Ela é muito linda parece uma boneca,anda bem vestida, muito educada,estilo patricinha,eu era meio amigo dela,agente brigou eu disse coisas horríveis para ela,eu falei mal da mãe dela,ela não me disse nada só chorou,a escola toda viu. Depois eu pedir desculpa para ela e virei amigo dela e descobri,ela viu os pais dela sendo mortos,foi morar com a tia que só tava de olho na herança dela,briga com ela,o ex dela morreu num acidente de carro .Eu to me sentido mal,mesmo ela dizendo que ta tudo bem.O que eu posso fazer para ela ver que eu to arrependido?

    Ela não sabe que eu a amo,ela tem 16 anos e eu 17

    Atualizada:
    Olha eu estou pedindo ajuda e não para me fazerem sentir pior q já estou,eu sei que não sou a melhor pessoa que não mereço ela,que ela é muito mais madura que eu poxa

    Aí no outro dia, eu me encontrei com ela no colégio. Só que quando eu fui pedir desculpas pra ela de novo, desta vez ela me pediu desculpas por ter me atrapalhado na vida dela, disse que talvez eu esteja certo pelo caráter dela, que talvez ela não mereça um rapaz maravilhoso como eu e que eu mereço outra garota melhor que ela. Saiu perto de mim chorando e eu não entendi nada. Meus amigos me aconselharam dizendo que não vai dar certo eu estando perto dela, que talvez ela não queira me magoar, muito menos me enganar, certo? Foi aí que eu recebi a pior notícia da minha vida. A tia dela morreu de uma forma brutal, foi assassinada por causa de dívidas, por causa da herança. Minha melhor amiga ficou muito mal, chegou a parar no hospital, pois ela ficou só no mundo sem ninguém e agora ela passa a julgar e a culpar a si mesma, dizendo que não serve mais pra nada, que se sente um lixo, que ninguém gosta dela e que pra todos ela é uma estranha. Depois dessa tragédia toda, ela ficou péssima, não falou com ninguém, só chora e se isola pelos cantos da escola, eu e as amigas dela tentamos várias vezes falar com ela, fazer de tudo pra ajudar, mas não adiantava, ela só dizia que não deveria ter vindo pra cá desde que era criança, pois ela nasceu em outra cidade e agora ela planeja voltar pra essa outra cidade, pois a madrinha dela mora lá e é a única conhecida dela. Ela foi embora mesmo, pois nunca mais tínhamos a visto. A última vez que nós nos falamos, ela me disse uma coisa, que não queria ter aparecido na minha vida na hora errada e que me deixaria em paz. Foi horrível e me senti ainda pior. Me diz o que eu faço pra ela voltar? Eu sinto muita falta dela e não queria que ela fosse embora por minha causa! Todos da escola estão me culpando por ela ter partido! Disseram que ela só não queria mais fazer eu perder meu tempo com ela! Me dá uma forcinha aí, Rê! O que eu faço pra tê-la de volta?

Deixe uma resposta