Skip to main content

Terapia de casal em Salvador. Principalmente para quem já é casado há bastante tempo, não é novidade que o relacionamento a dois é a realização de um sonho, mas também grande desafio. Todos sabem que a relação de um casal pode ser marcada por uma série de sentimentos que pode ir de um extremo a outro.
Desde o início do namoro até o casamento, o relacionamento pode variar de tal forma que até aquele amor que parecia ser inalterado pode sofrer mudanças. Por isso, é fundamental o casal estar atento a tudo, para que não haja prejuízos na convivência ou até mesmo separação.
terapia de casal em salvador Elídio Almeida psicólogo casal-triste
É importante saber que nesse processo há alguns fatores que contribuem para que as dificuldades, os ciúmes e, claro, as brigas surjam e a relação fique ainda mais difícil. Somado a tudo isso, muitos casais não desenvolveram as habilidades fundamentais para a vida a dois. Muitas vezes, por não saber lidar de forma adequada com determinados fatores, tudo é motivo de briga, estresse e discussão.
Por outro lado, as brigas do casal também podem servir como uma forma dos dois se conhecerem ainda mais (como falei aqui nesse texto). Pena que nem todos os casais enxerguem desta forma. Ainda que eles mesmo digam que brigam para apontar as falhas da relação e tentar melhorar a convivência, a falta de assertividade no diálogo só faz piorar as coisas. Ou seja, o que era pra resolver um problema, torna-se outro ainda maior, que tende a acumular e virar uma bola de neve, deixando o passado mal resolvido favorecer novas brigas.
terapia de casal em salvador Elídio Almeida psicólogo casal-triste-briga

Terapia de Casal em Salvador

Como terapeuta de casal, costumo passar para meus clientes uma dica que é altamente importante: devemos sempre procurar conhecer as pessoas com que nos relacionamos. Sim! Muitas vezes as pessoas entram (e permanecem) em relações sem efetivamente conhecer a outra pessoa. E é justamente durante o casamento que, pelo fato de estar mais próximo, o casal se mostra mais e um passa a enxergar melhor o outro.
Há muitas relações que são extremamente artificiais, punitivas e idealizadas, onde muitas pessoas tentam mostrar uma felicidade que não teve bases sólidas no início da relação. Noutros casos, a pessoa casa com a imagem idealizada que tem do outro e não com a pessoa que verdadeiramente está ao lado, deixando a situação ainda mais complexa. Por isso, é de extrema importância lembrar que o casal (ou um dos membros) pode procurar melhorar ou desenvolver essas habilidades de conhecer mais o parceiro ou a parceira para que o relacionamento do casal tenha boa convivência.

Terapia de Casal em Salvador: Como recuperar o casamento?

Muitas pessoas me perguntam se existe uma receita para um casamento equilibrado. Costumo sempre responder que não existe receita pronta ou fórmulas mágicas. Todavia, podemos pensar juntos em como melhorar alguns pontos que, de um modo geral, são fundamentais para um bom relacionamento, ou para enfrentar e resolver as dificuldades de forma mais adequada.
terapia de casal em salvador Elídio Almeida psicólogo casal-briga-discussao
Claro que isso perpassa por desenvolver as ferramentas, estratégias e habilidades para se ter uma percepção realística do outro, sem projeções infundadas, preconceito, julgamento, punição e com isso aumentando o respeito mútuo, as gentileza, os gestos de educação, comunicação clara, dedicação, confiança, amor, amizade, alegria e criatividade, dentre outros aspectos construídos de acordo com a história de cada pessoa e do casal.
Um recurso que tem sido a escolha de muitas pessoas é a psicoterapia para casal. Na terapia, o casal pode melhorar a relação conjugal, transformando as dificuldades em marcos para decisões mais consistentes com o crescimento de cada um e do próprio relacionamento. Claro que é altamente importante ter vontade de mudar, pois só assim é possível aprender a estabelecer regras de funcionamento, desenvolver novas formas de comunicação e outras habilidades necessárias ao bom convívio do casal, onde ambos poderão falar tudo, sem meias palavras ou receios, expressando de forma adequada – e sem agressividades – as emoções e sentimentos da relação.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta