Skip to main content

No livro “o fantástico mistério de Feiurinha” o autor Pedro Bandeira apresenta uma história que conta a vida das princesas da Disney após o “felizes para sempre”. A publicação endossa uma crítica comumente feita aos tradicionais contos infantis que fomentam a ideia de que o sucesso do relacionamento amoroso se dá por meio do casamento e se finda em tal ato. Segundo essa lógica, a partir do enlace matrimonial nenhuma adversidade surge na vida do casal, restando aos pares a felicidade eterna. Embora muitas pessoas tenham essa fantasia na sua vida amorosa, é fundamental que todos saibam que um relacionamento se constrói diariamente, inclusive após o casamento.

Um relacionamento se constroi diariamente Elidio Almeida Psicologo em Salvador Terapia de casal conflitos no casamento
Todo casal deve ter consciência que um relacionamento se constrói diariamente. Por isso, problemas não devem ser negligenciados.

Príncipes e princesas

Aqueles que fundamentam sua vida amorosa a partir das lendas infantis que apresentam o casamento como o ápice da felicidade e da relação precisam atentar para uma questão importante. Afinal, parte desse grupo, em nome do propósito de casar, costuma negligenciar pontos essenciais do próprio bem-estar na construção do relacionamento. Por exemplo, muitos normalizam o “engolir sapos” para não estragar o momento ou comprometer a evolução da relação. Desse modo, chegam ao estágio do casamento conhecendo muito pouco sobre o par e com baixo repertório para lidar com as adversidades. Isto ocorre devido ao impacto da crença de que bastariam estar casados para viver a felicidade plena. Assim, as pessoas constroem suas vidas amorosas a partir da utopia do “felizes para sempre”. Com isso, desconsideram que qualquer relacionamento é construído dia após dia, antes e depois do casamento.

Embora isso pareça óbvio, esse modelo de construção da vida a dois é usual e faz com que muitas pessoas estejam frustradas em suas relações. Sem dúvidas, parte dessa insatisfação se deve ao fato de terem menosprezado determinados pontos de insatisfação, sofrimento e conflitos durante a construção do relacionamento. Isto é, para elas, assim como nas histórias de Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel, todas as lacunas seriam recompensadas após atingirem a suposta fase da perfeição: o casamento entre a princesa e o príncipe.

O relacionamento se constrói diariamente

No entanto, na vida real tal lógica do conto de fadas não se traduz fidedignamente. Afinal, como pode prosperar uma relação construída com a renúncia da felicidade e do bem-estar? Por isso, mesmo aqueles que agiram ou pensaram de maneira diferente até este momento, devem considerar que conflitos vão surgir a qualquer momento da relação, inclusive após o casamento. Por essa razão, é imprescindível tratar cada um deles desde os primórdios do relacionamento, sem acúmulos ou crenças de que esse seja o preço para chegar ao casamento. Ou seja, não adianta acumular mágoas e conflitos, mesmo sob o pretexto de casar.

Do mesmo modo, não adianta acreditar que após o “sim” tudo será felicidade. Afinal, histórias como o fantástico mundo de Feiurinha, mostram que até os contos infantis estão se atualizando. Não seja ingênuo ou ingênua de duvidar que toda relação se constrói diariamente e que as histórias continuam depois do “felizes para sempre”.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta