Skip to main content
Efebofilia, saiba o que é.

Descobrir o “mundo das parafilias” é uma experiência que pode gerar atitude preventiva para si e para outras pessoas. Por isso, falar sobre a efebofilia e  os comportamentos sexuais que destoam da curva normal esperada para nossa cultura abre espaço para abordamos muitos conceitos e comportamentos que podem nos ajudar a compreender ou tratar os desvios comportamentais relacionados à sexualidade humana em nosso contexto.

Uma dessas parafilias é a efebofilia, um comportamento ou preferência sexual que menores de idade, que muitas vezes, é negligenciado, mas que pode causar um grande estrago na vida das pessoas, especialmente dos adolescentes.

efebofilia elidio almeida psicólogo em salvador

O que é efebofilia?

Uma das parafilias mais graves e impactantes que existe na nossa sociedade é a pedofilia. Embora a efebofilia comumente seja tratada como pedofilia, há uma distinção entre elas que precisa ser considerada.

A pedofilia, em linhas gerais, é o comportamento sexual ou a atração sexual por crianças pré-púberes (até os 12 anos), enquanto que a efebofilia seria o comportamento sexual ou a atração por menores de idade (13-17 anos), mesmo que já possuam características físicas de adultos.

Compreender a diferenças entre pedofilia e efebofilia tem ajudado a demonstrar a gravidade dos casos de pedofilia, onde crianças (muitas vezes, completamente indefesas e vulneráveis) são violadas ou abusadas sexualmente. Mas essa distinção não diminui a gravidade dos casos de efebofilia.

efebofilia psicólogo elídio almeida

Ainda que o argumento de que as vítimas “já não são mais crianças” seja frequentemente a justificativa que muitas pessoas usam para tentar amenizar a gravidade dos seus atos contra crianças e adolescentes que são abusados sexualmente. Pois, ainda que elas tenham um breve amadurecimento em relação às crianças que são violentadas nos casos de pedofilia, temos sempre que considerar que quando o adulto fantasia ou faz contato sexual com uma pessoa menos (ou tão) inexperiente, pode haver ali uma manipulação e controle de alguém mais experiente que pode tirar proveito de um adolescente (menino ou menina) que ainda está em uma fase crítica do seu desenvolvimento.

Lamentavelmente, ao que parece, nossa sociedade tem perdido esse limiar de análise entre os casos de abusos sexuais. Pois, cresce a cada dia o número de pessoas que têm entendido como algo normal uma pessoa adulta se envolver sexualmente com adolescentes. Contudo, por mais que esse adolescente tenha um corpo físico de adulto ou que demonstre algum tipo de autonomia ou amadurecimento, devemos sempre considerar que esse adolescente (menino ou menina), pode estar sendo influenciado por alguém que tira proveito pessoal dessa situação.

Psicologia e direitos humanos psicólogo em salvador

E isso é algo muito grave e extremamente prejudicial ao desenvolvimento, com prováveis sequelas que certamente surgirão na vida adulta do jovem abusado. Por isso, é importante refletirmos sobre a efebofilia em nossa sociedade e sempre verificarmos o que podemos fazer para não deixar que pessoas em desenvolvimento tenham seu curso natural violado.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

5 Comments

  • JTC disse:

    mas a constituição diz claramente que a partir dos 14 anos qualquer menor tem a chamada idade de consentimento, então teoricamente seria legal desde que se tenha o consentimento do indivíduo

  • Gislene de moura rosa disse:

    No meu caso quem olha muito pra essas adolescentes e meu namorado ele tem 35 anos mas até onde eu sei ele só ficou com mulher de 22 anos pra cima posso considerar que ele tenha isso ou só olhar não significa desejar ?

    • Olá Gislene! É não é possível fazer tal afirmação. Talvez valha a pena você ter uma conversa franca com ele para entender melhor as motivações dessas olhadas que lhe incomodam.

  • SARA S disse:

    Nossa! Não sabia dessa parafilia, analisando todo o histórico de um ex-namorado, agora entendo o que ele possuí…Pois ele sempre se envolvia com meninas de 15 a 16 anos, sendo ele adulto com 33 anos., quando atingia a maioridade ele terminava.

  • Kelson disse:

    sao tarados devia ser castrados meu marido tem parafilias ,muita brigas so encara nao pega porra nenhuma devia pegar w sumir de vez

Deixe uma resposta