Skip to main content

Você sabia que os gastos com psicólogos podem ser deduzidos no seu Imposto de Renda? Sim, é possível! Além dessa vantagem a outra boa notícia é que não há limite máximo para dedução destes gastos. Ou seja, você pode deduzir tudo que investiu ao longo do ano em sua psicoterapia, caso opte pelo modelo completo da declaração do Imposto de Renda.
Essa é uma informação que infelizmente poucas pessoas conhecem. Por desconhecer esse direito, elas ficam receosas de investir num tratamento com um psicólogo particular e optam – primordialmente – pelos profissionais que atendem por planos de saúde.
A lógica que algumas pessoas usam é essa: “Por que vou pagar por um psicólogo particular se meu plano oferece esse tratamento?”
Ao escolher um psicólogo é importante considerar vários aspectos. Claro que o investimento financeiro é um critério de grande peso nessa decisão. Porém, você precisa estar atento a alguns pontos relevantes.
Existem excelentes psicólogos oferecendo seus serviços pelos planos de saúde. No entanto, os convênios remuneram muito mal esses serviços. Por isso, esses psicólogos precisam fazer um volume enorme de atendimento para ter um rendimento razoável. Outras vezes as sessões têm o tempo reduzido ou não há aprofundamento e personalização no caso. Esse conjuntos de fatores, dentre outros, pode impactar diretamente na qualidade do atendimento e do tratamento. Às vezes, o barato pode sair caro.

Posso abater os gastos com psicólogo no Imposto de Renda?

Quando você opta por um psicólogo particular, além de poder reaver seu investimento através da dedução no seu Imposto de Renda, você também pode contar com mais personalização no tratamento, flexibilidades nos horários e agendamento mais adequado a sua necessidade. Outra vantagem é ter o contato direto com o psicólogo de sua escolha desenvolvendo um vínculo com o profissional e não com uma instituição. Dispor de um tratamento personalizado faz toda a diferença para seu conforto, segurança e qualidade na sua terapia.
Psicólogo imposto de renda terapia de casal em salvador
Por estas razões, minha opção sempre foi atender apenas na modalidade particular. Mesmo com o assédio de alguns planos de saúde e a tentadora oferta de ter meu consultório sempre lotado. Escolhi oferecer mais qualidade, personalidade e afinco aos serviços que ofereço aos meus clientes.
Em meu consultório emito recibo para todos os atendimentos. Dessa forma, meus clientes podem pedir reembolso aos seus planos de saúde (isso também é possível) e também, deduzir em seu Imposto de Renda o valor investido no tratamento.
Pense um pouco nestas questões e veja a consequências das suas escolhas. Podendo ajudar, estarei a sua disposição.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta