Skip to main content

Microtraição é uma palavra nova que vem sendo usada para descrever um comportamento antigo: a insegurança existente nos relacionamentos amorosos. A insegurança é algo que aflige diversas pessoas e vem interferindo em muitos relacionamentos. Nesses casos, qualquer atitude é vista como indício de uma traição. Ainda que alguns comportamentos possam parecer suspeitos, precisamos verificar cada situação e o perfil de cada relação. Somente assim, evitaremos as ações impulsivas que podem destruir um relacionamento.

celular-traicao psicologo em salvador

O que é microtraição?

A microtraição seria o comportamento que sugere interesse ou envolvimento físico/emocional dirigidos a uma terceira pessoa fora do relacionamento. Por assim dizer, a microtraição tem a ver com aqueles comportamentos de alguém que mantém contato ou interage com outras pessoas, algo que poderia ser classificado como um contato mais íntimo e suspeito.

Tais interações podem ter uma conotação de paquera. Geralmente, são interpretadas como algo que pode evoluir para uma traição propriamente dita. Na prática, são pequenos comportamentos que abrem precedentes para interpretações que indicam interesse em outra pessoa. Geralmente, soa como um desejo de trair, como um investimento e envolvimento com outra pessoa. Seria o primeiro passo para uma traição.

traição pelo celular terapia de casal em salvador

Outra característica da chamada microtraição é que os sinais de sua ocorrência geralmente são sutis. Popularmente, seria o chamado “jogar um verde para colher maduro”, “tentar para ver se cola” ou “traindo, mas só um pouco“. É aí em que reside o dilema da microtraição: sendo ações tão sutis, como definir se há ali um indício de traição?

A insegurança e o medo de ser traída(o).

Em homenagem ao dia dos namorados, lancei um ebook com 25 mentiras sobre os relacionamentos (baixe gratuitamente clicando aqui). Nesse e-book, toco exatamente nessa questão da insegurança e do medo de ser traída ou traído. Logo na terceira mentira sobre os relacionamentos, falo sobre uma terrível crença que a maioria das pessoas tem. Para elas, sentir tesão, admirar ou desejar outra pessoa destrói o relacionamento.

microtraição traição pelo celular terapia de casal em salvador

É partir desse medo de ser traída que a microtraição surge. O medo do medo faz com que comportamentos sutis ganhem proporções exacerbadas e descontextualizadas na relação. As pessoas que sofrem dessa questão em seus relacionamentos acreditam que tudo levará a uma traição concreta. Elas não percebem que o “fantasiar” faz parte da sexualidade de cada pessoa. Tampouco compreendem que raramente um contato com uma terceira pessoa chegará a um envolvimento ou à consumação de uma traição física ou emocional. Como geralmente são pessoas inseguras, enxergam em qualquer ato o final trágico. Justamente por verem apenas essa possibilidade, fazem de tudo para impedir sua ocorrência, ainda que de forma precipitada.

stalkear ex namorado nas redes sociais terapia de casal em salvador

Pessoas que convivem com o fantasma da traição precisam desenvolver a habilidade de confiar em seu companheiro ou companheira. Tocar o terror somente pelo fato de ele ou ela ter olhado para o lado, admirado e desejado outra pessoa jamais garantirá segurança e estabilidade para o relacionamento. Prova disso é que casais que vivem sob esse regime dão apenas as condições para que os mesmos comportamentos continuem sendo feitos às escondidas, vivendo na ilusão da relação perfeita e sem ameaças.

O segredo para a confiança no relacionamento é conhecer a si mesmo e ao seu companheiro ou companheira. Se vocês ainda não têm repertório para lidar com questões tão pequenas como as chamadas microtraições, é hora de procurar ajuda. É fundamental compreender o peso desses comportamentos antes que, de fato, eles se convertam nas temidas traições.

Elídio Almeida

psicólogo CRP 03/6773

Elídio Almeida, psicólogo em Salvador, é graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos e pós-graduado em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo atendimento psicológico a casais e psicoterapia individual para adultos. Realiza atendimentos presenciais em Salvador-BA e online para pessoas de todo o Brasil.

______________________________

Siga seu psicólogo no Instagram

2 Comments

Deixe uma resposta