Skip to main content

A exposição demasiada da internet tem se mostrado um verdadeiro perigo nas redes sociais. Se sua vida inteira está na internet, ela poderá ser usada contra você! Entenda.

Você é dessas pessoas que transmitem cada passo e ação do seu dia através das redes sociais? Se sua resposta for não, saiba que você é uma minoria, mas, certamente, você deve conhecer (e conviver) com pessoas que agem diferente: para elas, as redes sociais funcionam como um diário virtual e quase tudo é compartilhado com conhecidos e desconhecidos.

perigo nas redes sociais tocha-olimpica

Ao tornar públicas as intimidades e render-se à exposição, as pessoas podem enxergar apenas os “ganhos”, deixando de lado o fato que  muita gente pode tirar proveito desse comportamento, causando tremendos prejuízos (no sentido mais amplo da palavra). Por isso, precisamos entender o perigo de se expor demais nas redes sociais. 

Desde o advento e popularização das redes sociais, o comportamento e a rotina das pessoas mudaram. Parece que vivemos num mundo onde nada pode ser feito sem que todas as pessoas fiquem sabendo: #partiuAcademia, #estudando, #checkin em tal lugar, #indodormir, #acordando, #banho… claro que tudo isso acompanhado de fotos dos pratos de comida, cama, mesa, banheiro, espelho, caras e bocas…

Sabemos que tanta exposição não é à toa, e já falamos sobre isso aqui no blog quando comentamos os famosos adesivos da Família Feliz (veja).

perigo nas redes sociais selfies_engracadas psicólogo elídio almeidaOs altos e baixos e o perigo nas redes sociais.

Claro que em todos esses processos de tamanha exposição há perdas e ganhos. Entre os ganhos, parece que os adeptos do compartilhamento pessoal veem como principais vantagens o fato de serem e se tornarem cada vez mais populares, de mostrar aos amigos (e inimigos) que estão bem, que suas vidas são maravilhosas, felizes, que não existe problemas.

Vale tudo para ganhar mais e mais curtidas e compartilhamentos. Sim, nas redes sociais, curtidas e compartilhamentos valem mais que dólar ou euro; por isso, muitos fazem de tudo para conseguir acumular mais e mais esses cliques.

Estamos falando então de um comportamento altamente competitivo, e isso por si só já transforma as “vantagens” em tremendas desvantagens, pois essa competição exacerbada tende a levar as pessoas aos seus piores comportamentos.

perigo nas redes sociais terapia de casal em salvador

Muita gente já se deu conta do perigo nas redes sociais, pela experiência própria e através das experiências de terceiros. Ainda assim, são comuns os casos de pessoas que tiveram suas casas roubadas, pois os check-ins e as fotos denunciaram que a casa estava vazia e vulnerável aos ladrões, que se aproveitaram da situação. Também são comuns as mentiras que são descobertas dada a exposição nas redes.

Só pra citar duas delas, dia desses soube de um caso em que o rapaz foi demitido por justa causa, pois, durante o horário de almoço publicou uma foto tomando caipirinha e os compartilhamentos levaram o fato aos olhos do chefe. Outro caso: uma pessoa relatou que ficou uma semana sem sair de casa, pois publicou nas redes que estava em viagem pela Europa e ainda teve que caprichar nas montagens das fotografias, pois, como disse anteriormente, tudo tem que vir acompanhado com fotos. Daí, podemos imaginar o aprisionamento psíquico que muitas pessoas vivem. Mas é claro que as desvantagens não param por aqui.

O perigo nas redes sociais

No mundo em que vivemos, existem muitas pessoas má intencionadas e dispostas a fazer mau uso da exposição de cada informação que você publica na rede. Esse mau uso pode ir desde as críticas sem fundamento ou por pura inveja e despeito, até os grandes golpes emocionais e financeiros que tanto ouvimos e vemos por aí.

Mesmo que algumas pessoas reconheçam esses riscos, precisamos parar e perguntar se entre as perdas e ganhos tem valido a pena tamanha exposição. Ao que parece, nossa população está tão envolvida em expor cada vez mais suas vidas que ainda não parou para pensar nas consequências destes atos. Muitos,  por isso, estão criando as bases para a instalação de grandes problemas emocionais e psicológicos, como é o caso da ansiedade, depressão e a solidão, dentre outros.

Sociedade do espetáculo

O vídeo traduz um pouco o que estou tentando mostrar aqui neste post. Nas imagens, veremos ações e reações de pessoas que expuseram suas vidas. Vale destacar que as gravações foram feitas em Bruxelas, na Bélgica – lugar onde tradicionalmente as pessoas têm hábitos mais reservados. Talvez se o experimento fosse feito aqui no Brasil, teríamos revelações ainda mais surpreendentes. Ou talvez nem precisássemos de tanto esforço, bastava dar uma espiadinha nos perfis alheios.

Então, o que você achou? Se você tivesse sido uma dessas personagens, será que o vidente acertaria e diria muito sobre você?

Na minha opinião, devemos fazer uso racional das redes sociais, até porque ela está completamente envolvida nos mais variados contextos de nossas vidas. Porém, penso que, se usadas adequadamente, podem sim ser bastante úteis. A propósito, não deixe de seguir e acompanhar me acompanhar nas redes sociais. Aqui estão todos convidados e autorizados a comentar, curtir, compartilhar… sem perigos e exposições! =D

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

4 Comments

Deixe uma resposta