Skip to main content

Você já parou para pensar por que algumas pessoas fazem questão de exibir seus relacionamentos nas redes sociais enquanto outras evitam ao máximo? Para refletirmos sobre essa questão, vamos abordar neste post o que a falta de exposição nas redes sociais pode revelar sobre o relacionamento de algumas pessoas.

Recentemente, um cantor famoso viralizou ao interromper a paz de todos os passageiros de um voo para declarar seu amor e pedir uma salva de palmas para sua namorada, dizendo: “porque ela é um avião”. O gesto, claro, dividiu opiniões. Mas o que realmente chamou atenção foi o contraste entre o comportamento atual do cantor e sua postura durante o relacionamento anterior. De acordo com internautas que acompanham a vida do famoso, no antigo relacionamento ele mantinha uma postura discreta e raramente a namorada fazia parte da vida pública dele. Ou seja, havia uma falta de exposição do relacionamento. Esse episódio levanta uma questão comum em muitos relacionamentos: quando a ausência de exposição não é apenas sobre privacidade ou discrição, mas um sinal de algo mais profundo, como vergonha da pessoa ou insatisfação no relacionamento.

O peso das redes sociais nos relacionamentos

Em meu consultório, escuto frequentemente queixas — principalmente de mulheres — sobre a ausência de exposição nas redes sociais por parte do parceiro. Isto, pois, em uma era onde tudo é compartilhado, não aparecer no feed ou nos stories do companheiro ou da companheira muitas vezes gera inseguranças para algumas pessoas. Desse modo, isso faz com que muitas pessoas — homens e mulheres — cobrem dos seus respectivos pares mais publicações ou ao menos uma postagem como prova de amor e compromisso com a relação. Outras, contudo, até se sentem amadas, mas acreditam que a presença nas redes sociais do namorado ou marido vai afugentar paqueras e evitar traições. Claro que essa não é uma estratégia eficaz, embora faça sentido para muitas pessoas.

De qualquer modo, o caso do cantor escancarou essa questão e, sem dúvidas, nos convida a algumas reflexões. Se, por um lado, reforçou a ideia de que demonstrar o amor publicamente é necessário, por outro, tocou na ferida de quem raramente recebe ou que nunca recebeu sequer uma declaração ou foto no Instagram do parceiro. Afinal, uma ideia comum — e que faz sentido para muitas pessoas — é a de que, quando alguém esconde o relacionamento, há algo indesejado ou inadequado acontecendo. Como, por exemplo, a intenção de esconder a outra pessoa ou a falta de vontade de se comprometer com o relacionamento.

Mulher observando o celular do parceiro com expressão desconfiada, representando conflitos sobre redes sociais nos relacionamentos. Elídio Almeida – Psicólogo especialista em terapia de casal.
Para aqueles que veem sentido na presença online, a ausência de uma foto no feed do marido ou namorado pode se tornar um ponto de tensão e conflito.

O cantor não está sozinho

O fato é que muitas pessoas agem como o cantor. Em relacionamentos anteriores, eram super ‘discretas’, mas em outros contextos — como com filhos, amigos ou em novos relacionamentos — fazem questão de postar e explicitar a relação. Por isso, o episódio do cantor gerou tanto burburinho, pois tocou em um ponto sensível para quem vive relacionamentos ocultos nas redes sociais e sonha com uma demonstração pública de afeto. Afinal, todos puderam ver não apenas o gesto supostamente romântico, mas também o contraste entre o presente e o passado do cantor. Antes discreto e reservado com sua ex-namorada, ele agora faz declarações públicas exageradas para sua nova parceira.

Isso, sem dúvidas, levanta um pergunta desconfortável e necessária: por que a diferença de comportamento? A resposta pode ser simples — e dolorosa: geralmente, quando alguém tem certeza do que quer, não hesita em demonstrar. Em outras palavras, a ausência de exposição em um relacionamento pode, sim, ser sobre privacidade. Mas muitas vezes, é sobre incerteza, medo de compromisso ou a ausência de um plano real para o futuro juntos.

Não é só sobre redes sociais

Claro que, para muitas pessoas, a ausência de postagens é apenas um detalhe bobo, mas, frequentemente, ela esconde um problema maior. Em diversos casos — e sou testemunha disso pelo que acompanho com meus pacientes — não se trata apenas de uma foto ou um “te amo” público, mas da intenção por trás da ausência. Ou seja, a falta de exposição pode ser o sintoma visível de um relacionamento em que só um dos lados está realmente comprometido. Isso pode ocorrer por vergonha, incerteza, incompatibilidade com outros relacionamentos ou até por problemas mal resolvidos — seja da própria pessoa ou da relação atual — que impedem alguém de assumir o relacionamento publicamente.

Por isso, é fundamental compreender o porquê da postagem ou da declaração pública de amor não estar presente no seu namoro ou casamento, em vez de ficar cobrando ou se humilhando por uma atitude que claramente não parece ser a vontade do outro. Sem essa reflexão, muitas pessoas seguem dizendo: “ele é só mais reservado” ou “não gosta de redes sociais”. E, enquanto isso, continuam à margem, esperando que uma simples foto simbolize que o relacionamento está avançando — rumo aos planos do casal, representando solidez e compromissos sérios.

Mas, ironicamente, a ausência dessa exposição pública pode indicar que o relacionamento já está na UTI, sobrevivendo por aparelhos. Por isso, sempre questiono aos meus pacientes se eles sentem que estão na mesma página do relacionamento ou se cada um está escrevendo sua própria história solitariamente, aceitando menos do que merece, se ajustando ao tempo e à mercê das vontades do outro. Afinal, relacionamentos saudáveis exigem clareza, reciprocidade e posturas de comprometimento e segurança.

Hora de refletir

Se você se identificou com essas situações ou sentiu aquele incômodo interno ao ler isso? Talvez seja hora de refletir: Será que estou vivendo o amor que mereço ou estou me contentando com migalhas emocionais?

Se você perceber que precisa de ajuda para entender melhor suas emoções ou seu relacionamento, busque ajuda. A psicoterapia individual ou a terapia de casal podem ser caminhos valiosos para compreender e superar essa questão, trazendo mais qualidade ao seu relacionamento.

Você já viveu algo parecido ou está passando por isso agora?
Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência. Falar sobre o que sentimos pode ser o primeiro passo para enxergar a situação com mais clareza e buscar soluções.

Elídio Almeida

psicólogo CRP 03/6773

Elídio Almeida, psicólogo em Salvador, é graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos e pós-graduado em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo atendimento psicológico a casais e psicoterapia individual para adultos. Realiza atendimentos presenciais em Salvador-BA e online para pessoas de todo o Brasil.

______________________________

Siga seu psicólogo no Instagram

Deixe uma resposta

CEO Salvador Shopping
Av. Tancredo Neves, 2539
Torre Londres, sala 2614
Salvador – Bahia

 

+55 (71) 98842-7744

elidio@elidioalmeida.com.br

Close Menu