Hoje, gravei uma entrevista muito especial para os telejornais da TV Itapoan, afiliada da Record na Bahia. O tema abordado foram as causas e consequências do ciúme na relação amorosa. Isto, pois, muitos casais convivem com o ciúme no relacionamento, embora não saibam a origem desse comportamento ou como lidar adequadamente com ele. Por isso, durante a entrevista, fiz questão de destacar que “o ciúme é um comportamento danoso e sempre acarreta prejuízos à relação”. Além disso, alertei ao público que o ciúme torna-se doentio quando prejudica e interfere na vida das pessoas envolvidas na relação. Ou seja, quase sempre.
A ideia é afastar as ameaças que assombram o relacionamento
Em questões de ciúme, a linha divisória entre imaginação, fantasia, crença e certeza, frequentemente se torna vaga e imprecisa. Não por acaso, todas as pessoas acometidas pelo ciúme, sofrem com uma série de dúvidas que podem se transformar em idéias supervalorizadas ou francamente delirantes. Dito em outras palavras, após o surgimento do comportamento ciumento, a pessoa é compelida à verificação compulsória de suas desconfianças. Isso ocorre no intuito de sentir ou aferir a segurança no par e na relação. Por exemplo: uma mulher que receia ser traída, age de modo a afastar qualquer possibilidade de ameaças que surja à sua frente e ameace seu relacionamento. Diante desse propósito, a pessoa ciumenta não mede nenhum esforço para tirar a limpo qualquer suspeita e viver em paz com sua pseudo segurança.

Ciúmes na relação é sinônimo de insegurança
Conforme dito acima, a pessoa ciumenta mostra-se com perfil altamente controlador. Além disso, tenta, a qualquer custo, afastar o companheiro ou a companheira da convivência com outras pessoas. Segundo tal lógica, o homem ou a mulher ciumenta cria e manipula contextos para que o par faça absolutamente tudo na sua companhia. Por isso, toda as tentativas de aliviar os sentimentos ciumentos e as inseguranças, além de reconhecidamente ridícula, até pela própria ciumenta, não ameniza o mal-estar da dúvida que afeta a relação. Afinal, ela sempre considera que há algo errado acontecendo e que as ameaças sempre rondam o relacionamento.
Por isso, refletir sobre o comportamento ciumento é necessário. Além disso, tal reflexão é útil para ilustrar, para muitas pessoas, em especial aqueles que convivem com os constantes episódios de ciúmes, quais são as reais consequências desse ato tão danoso ao relacionamento, seja no namoro ou no casamento. Ou seja, geralmente as tentativas de evitar a insegurança nunca cessam e torna a pessoas e suas relações presas eternamente no modo insegurança-ciúmes. Com isso, o bem-estar da pessoa que é alvo do ciúmes não é considerado em momento algum e, claro, ao perceber isso, não só diminui o gostar, como – inevitavelmente – perderá o interesse em manter essa relação.