Skip to main content

Polução noturna. No postSexo na Adolescência: Transformações do corpo e do comportamento”, falei sobre o quão delicado e importante é essa fase na nossa vida. Lá, citei algumas das modificações que ocorrem em nosso corpo nessa fase, dentre elas, a polução noturna.
Hoje, vou falar um pouco mais sobre esse termo, pois testemunhei uma situação que me deixou bastante preocupado e me fez refletir sobre a falta de informações (e da existência de informações erradas) na educação sexual dos jovens.
polução noturna psicólogo em salvador como-tratar-espermatorreia-ou-polução-noturna-com-remédios-caseiros

Polução Noturna

Dia desses estava conversando com um adolescente que se mostrou apavorado. Ele me relatou sua experiência ao acordar e verificar que havia ejaculado durante o sono. Preocupado, ele chegou a pensar que estava com uma doença grave, pois não sabia o que exatamente tinha acontecido. Conversamos, e pude lhe explicar que o que havia acontecido foi simplesmente um fenômeno chamado de polução noturna, algo extremamente comum, principalmente na adolescência.

Em geral, o jovem acaba descobrindo que teve uma polução quando, ao despertar, nota no lençol e nas suas roupas marcas de eliminação do sêmen, como se ele tivesse se masturbado durante o sono.

A polução noturna ocorre em todas as idades, mas é na adolescência que ela é mais comum, pelo fato de ser neste período que muitos jovens ainda não tiveram experiência sexual e há muita energia sexual reprimida ou insatisfatoriamente resolvida. Essa energia reprimida naturalmente é refletida nos sonhos (eróticos), fazendo com que nem precise de um estímulo mecânico (toque ou masturbação) para que a ejaculação aconteça.
Instagram Elídio Almeida Psicólogo terapia de casal

Por isso a masturbação ajuda muitas pessoas a dissipar essa energia e excitação sexual. Mas muitas pessoas não concordam com isso.

Sim, pastor, e quem ainda não casou, como faz? E aquela história que sexo é apenas para reprodução, hã? Que desserviço, hein, pastor!

Na realidade, do ponto de vista fisiológico, a polução é uma característica tão comum como o surgimento dos pelos pubianos. Da mesma forma que surge a barba ou o crescimento dos pelos nos braços, mãos e pés. São fenômenos característicos da adolescência. Essa ejaculação simplesmente sinaliza que há excesso de sêmen armazenado no organismo. A polução noturna em menor frequência naquelas pessoas que se masturbam ou mantêm relações sexuais frequentes.
Em outras palavras, a polução noturna é um fenômeno normal. Portanto, o jovem não precisa ficar apavorado quando isso acontecer, tão pouco os adultos (principalmente os pais) não devem questionar ou criticar os rapazes que estejam vivenciando essa situação para não ocorrer constrangimento ou até mesmo trauma sexual por um comportamento completamente normal como esse.

Polução noturna e masturbação nos adolescentes

Todavia, parece que a polução não tem sido encarada com a devida naturalidade na vida de muitos adolescentes. Isso porque muitas famílias, escolas e até mesmo a religião têm ensinado aos jovens que ainda não tiveram outras experiências sexuais que comportamentos como a masturbação é pecado, crime e que não deve ser praticada em hipótese alguma.
Algumas pessoas chegam a dizer que o jovem que tem uma polução noturna está sendo castigado ou tendo uma maldição, por ter tido pensamentos, desejos e fantasias erótica. Pura bobagem.
Com isso, um comportamento tão natural, que nada mais é do que a consequência de uma sexualidade não praticada ou mal resolvida, torna-se um evento traumático para muitos adolescentes. Falando em masturbação, ao contrário do que muita gente pensa, masturbação traz uma série de benefícios, desde que praticada com responsabilidade.

A polução noturna seria uma ocorrência apenas masculina?

Não. As meninas também podem ter polução. Nelas, também é causada pela falta de experiência sexual, pela energia e desejos sexuais reprimidos ou insatisfeitos, com a presença (ou não) de sonhos eróticos e uma grande excitação sexual. A grande diferença é que nelas há a lubrificação vaginal, inclusive podendo chegar à sensação do orgasmo. Para as meninas, é comum chamarmos de polução feminina. Assim como nos meninos, pode ocorrer em qualquer idade a partir da puberdade.

Viram só? Esta senhora estava privada de sexo havia um tempão. Após uma alta excitação e relaxamento durante o sono, teve uma polução noturna.

E acontece somente durante o sono?

Não. Normalmente ocorre durante o sono, em função de neste momento estarmos mais relaxados e em estado de repouso. Isso faz comeu não controlamos completamente odos os desejos e fantasias da mesma forma que fazemos quando estamos acordados. É como se nossas fantasias e desejos reprimidos no estado de vigília (quando estamos acordados) não tivessem a liberdade total para acontecer. Porém, nos casos onde há longos períodos de abstinência sexual (falta de sexo ou masturbação por longos períodos), desejos e fantasias reprimidos, altos níveis de excitação, claro que pode ocorrer ejaculação espontânea: no trabalho, na escola, na faculdade, com a namorada ou entre os amigos e familiares. Já pensou que situação?
polução noturna psicólogo em salvador polucao-noturna
É preocupante que nos dias atuais ainda existam tantas informações inadequadas na formação dos nossos jovens e adolescentes. É incrível como muitas pessoas propagam ideias fanáticas e desprovidas de embasamento. Isso é altamente danoso. Principalmente para quem está em processo de formação e precisa de apoio e orientações corretas nesta fase tão delicada.
Sempre que posso, ressalto o quão difícil é para pais e filhos conversarem sobre temas tão naturais. Infelizmente esses temas se tornaram polêmicos. A diferença entre as gerações não deve servir de impedimento para darmos mais qualidade de vida aos nossos jovens. Se conseguirmos mudar essa realidade que atinge a maioria dos jovens, teremos um mundo melhor. Nele  os adolescentes não se assustarão tanto com um fenômeno tão natural quanto a polução.

Elídio Almeida

psicólogo CRP 03/6773

Elídio Almeida, psicólogo em Salvador, é graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos e pós-graduado em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo atendimento psicológico a casais e psicoterapia individual para adultos. Realiza atendimentos presenciais em Salvador-BA e online para pessoas de todo o Brasil.

______________________________

Siga seu psicólogo no Instagram

32 Comments

  • Olá Jefte, obrigado pela participação. Muitas pessoas pensam como você e considero todas as opiniões bem vindas, pois de polêmicas e debates vive toda e qualquer sociedade. Se exercitarmos isso cada vez mais, talvez um dia cresceremos. Não sei em que seus argumentos estão baseados, mas saiba que ele vai de encontro às leis da natureza organiza da qual todos os seres humanos compartilham. Vale ressaltar que muitas e muitas pessoas sofrem justamente por tentar controlar o corpo, muito motivado por regras culturais ou religiosas, numa disputa sem fim que tem levado muitas pessoas as transtornos psicológicos, surtos, e muito sofrimento. Acredito que viveríamos mais felizes se fossemos muito mais espontâneos e responsáveis pela nossas próprias decisões em detrimento de seguir cegamente certas regras que nos são impostas. Forte abraço.

  • Jefte Bueno disse:

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • n da de entender a parte de "se descobrir" com a masturbação para ajudar o outro…. afinal n tem muito o q descobrir fazendo-a….

  • Meu caro psicólogo. Permita-me descordar de sua posição. Primeiramente o Pastor não prestou nenhum desserviço. Muito menos disse alguma inverdade. Polução noturna sim é algo natural, ocorre de forma peculiar, pois não se tem o controle no momento que ocorre. Já a masturbação é algo opcional, podendo sim ser evitado e sem nenhum malefício futuro. Ninguém é realizado sexualmente por praticar masturbação, uma vez que não sou casado, me masturbar pensando em mulheres que não são minhas é pecado pois entra na questão da cobiça. Claro que isso só lhe terá valor, caso partilhe a mesma fé, se não compactua com a crença do que está na bíblia, obviamente chamará de fanatismo este conceito. Professando ou não a mesma fé, fato é que, masturbação (praticada ou não) não causa males físicos, mas sim psicológicos e você mais do que eu, deveria saber disso. Conheço pessoas que sofrem desse mal, dependendo muitas vezes (devido ao costume) de masturbação para alcançar algum prazer ( utopia) Bom com a masturbação, melhor sem ela. Deus sabe de tudo, e nos policiar quanto ao domínio de desejos carnais nos tornam pessoas melhores e não piores. Pudesse todos ter domínio sobre desejos evitáveis e o mundo seria outro, sem estupradores, assassinos e bandidos. Pense nisso.

  • É cômico esse seu Deus; Com tantos problemas graves assolando o mundo, ele se ocupa com castidade, virgindade. Realmente um Deus precisa que as pessoas não brinquem com os genitais delas próprias? Fanatismo.

  • Anônimo disse:

    Cara amigo, você deve saber que vivemos em pais democrático. Somos livre pra escolher qualquer teoria, sendo filosófica ou científica. A sua é como a de um psicologo e não de uma autoridade espiritual, respeite nossa crença. Pra terminar quero lhe falar uma coisa, como você mesmo explicou o que é polução noturna e lhe digo mais: Deus como ser onisciente falou sobre polução noturna, mostrando para todos que isso era a solução de nossas necessidades sexuais, antes do casamento. Quando entre ti houver alguém que, por alguma polução noturno, não estiver limpo, sairá fora do arraial; não entrará no meio dele. Deuteronômio 23:10.

  • Será mesmo Neanderson Guelmo? Penso que uma pessoa pode conhecer mais sobre si, não só anatomicamente, mas é uma forma de entrar em contato com seus desejos, fantasias e amadurecimento sexual. O que você acha?

  • Olá Junior Presents, obrigado pela participação. Compreendo seu ponto de vista mas também discordo de muitas coisas que coloca em sua argumentação. Vejo que você fala da sua experiência pessoal no relato – especialmente baseada em sua crença religiosa. Respeito muito as opiniões religiosas das pessoas, mas vejo temos referências distintas enquanto você fala baseado em sua experiência e em sua crença e interpretação religiosa e talvez esteja mostrando dados científicos, calcado em pesquisas e estudos – especialmente sob o aspecto psicológico da prática ou não da masturbação. Quando você fala em controle dos desejos fico me perguntando se esse controle quer dizer aprender a lidar de forma adequada com ele ou colocar uma pedra em cima, e fingir que tá tudo bem? Pelo que entendi pode ser a segunda alternativa. Por outro lado você associa a prática da masturbação a estupro, crimes… Gostaria de entender melhor essa sua associação. Poderia nos falar mais a respeito?

  • Bruno Longo disse:

    a polução noturna no homem não acontece somente por ter tido sonhos eróticos, ela pode ter acontecido sem ter sonho nenhum também.

  • Daniela Ferreira
    Deus não é cômico
    ele é Deus e se preocupa com tudo, nos mínimos detalhes.
    ele não faz acepção de nada e nem ninguém
    e se ele criou o sexo, ele tem o direito de se ocupar com ele também.
    os problemas n foi ele quem criou, foi os homens, mas o sexo foi ideia dele. Então ele não é cômico como você esta falando.
    isso que vc esta falando que eh comico

  • Daniela Ferreira nosso Deus não é cômico
    ele é responsável em tudo

  • concordo com vc Jeft Bueno

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Deus criou a mulher para o homem, e o homem pra mulher. O pênis para a vagina e a vagina para o pênis
    ele não fez vagina pra mão nem pênis pra mão ou outros objetos

  • Enós Dias Boaventura disse:

    Bela abordagem. Temas para abordar abertamente com os jovens em casa, na escola e na igreja sobretudo. Mas não congruo com o ponto da masturbação

  • Olá Enós!
    Obrigado pela participação. Sim, também considero importante falar para nossos jovens assuntos tidos como polêmicos como sexo, sexualidades e formas de experiência-las como é o caso da masturbação. Gostaria de saber mais sobre seu ponto de discordância acerca da masturbação. Penso que podemos oferecer aos leitores do blog uma opinião aprofundada de um ponto de vista distinto do meu. O que acha?

  • A sexualidade é algo sagrado, o homem a desvirtua por causa do pecado original. Só quem não conhece o valor da castidade e da nossa fraqueza humana sai defendendo masturbação, algo que leva ou vício e nos faz perder a liberdade e domínio de si. É fácil defender a masturbação, pois é muito mais cômodo nos render aos nossos extintos do que lutar contra eles e fortalecer nosso espírito. Quem vive a castidade não se tortura com essas coisas, pois ela é libertadora, ela faz com que a carne se submeta ao espírito.

  • Elídio Almeida | Psicólogo Quem realmente conhece o valor da castidade não sofre nenhum mal como você quer mostrar, Elídio. Sugiro que tende entender melhor a castidade, não há aí nenhuma desinformação. Não somos animais, não somos movidos só por extintos, temos um desejo de felicidade, temos alma. Conhece alguém que se realizou-se rendendo-se aos seus extintos sexuais? São atos egoísta, a masturbação é um ato muito egoísta. O sexo não é só pra reprodução, se fosse assim não haveria períodos inférteis. Mas colocar o prazer acima da função reprodutiva é desrespeitar a natureza e buscar o vício. Pior do que se reprimir, se é que viver a castidade é reprimir-se, é viver no vício, sem domínio de si.

  • Elídio Almeida | Psicólogo Quem nos liberta é Deus. Você fala que pessoas que controlam seus instintos surtam, então me mostre um caso, pois eu nunca ouvir falar disso. Pelo contrário, quem vive a castidade, não como moralismo, mas como amor, é muito mais feliz e livre. Eu falo por experiência própria, tenho 28 anos, até os 27 eu me masturbava e muitas vezes era levado a buscar prazer na pornografia, era angustiante e frustrante, por dentro ficava sempre o vazio. Depois que descobri o valor da castidade e deixei esse vício eu me sinto muito melhor. Ao contrário do que você diz, tem muitas pessoas com sérios problemas psicológicos justamente por buscar prazer na pornografia e masturbação, isso tem se tornado uma doença séria, e deve-se a muitos psicólogos que aconselham essa prática. As regras impostas por Deus não são regras opressoras, são mandamentos de amor. Não sei se você crê, mas sugiro que conheça melhor a Deus. Abraço!

  • Tiago disse:

    Polução noturna acontece comigo todo dia, toda vez que durmo, seja à noite ou de dia ela sempre ocorre. Isso é normal?

    • Olá Tiago!
      Precisaríamos compreender melhor a questão para dar tal afirmação. Desde já posso dizer que tal ocorrência é muito frequente para muitos jovens porém é preciso compreender melhor o contesto onde isso se aplica.

  • leonardo disse:

    De acordo com os cientistas humanos a poluçao noturna acontece por falta de se masturbar ou sexo, para os homem do mundo isso é normal!
    Mais uma vez eu vi na biblia uma explicaçao de Deus sobre poluçao noturna
    Um dos mandamentos de Deus é nao adulteras, isso vale pra casados ou solteiros! Ja vi na biblia q se vc olha para uma mulher com segundas intençoes ja esta em adulterio com ela no seu coraçao!
    vc deve estar se perguntando, oq isso tem aver com a poluçao noturna?
    quando vc deita para dormir com imundises em seus coracoes vc acaba tenho um sonho com akilo, da vc esta imundo, provavelmente se vc sonha com algo do tipo vc esta imundo, seus pensamentos estao imundos e a forma de vc se concertar disso é parar de adulterar e nao ver nada sobre sexo ou ateh mesmo fikar vendo mulheres peladas e fikar secando mulheres, logo logo depois de um bom prazo de custume vc vai ser perduado desse pecado mais vc tem q prantar esse perdao, ajoelha e cv com Deus
    Isso ele colocou em meu coraçao
    talves vc tenha um outro tipo de sabedoria e compartilha com a gente
    amem

    • Olá Leonardo!
      Penso que esse pensamento religioso não condiz que a realidade de muitos jovens que estão vivendo nessa fase da puberdade, por exemplo. O legal seria temos um limiar para cada uma de tantas referências que recebemos, pois algumas delas pode ir de encontro a outras referências de valores, certo e errado que temos. Independente da escolha, acho sempre legal quando ela não traz sofrimento, não causa mal a ninguém e esteja coerente com nosso estilo de vida. Desejo sucesso.

  • Mateus disse:

    Boa noite queria saber se e normal ter polução noturna em períodos curto tipo uma no sábado e outra na terça 1 da manha pos isso me preocupo agora tendeu… Espero resposta obg pela atenção…

  • Olá Elídio!
    Eu sou crente, o pastor da milha igreja falo em uma pregação q era pecado se masturbar. Mais oq eu ñ entendi é si eu posso ou ñ me masturbar, ñ todo dia mas regulamente para ñ acontecer a poluçao noturna?
    Obrigado!

  • Olá Breno, obrigado pelo contato!
    A psicologia, enquanto ciência, possui uma opinião diferente da opinião religiosa. Cientificamente, pensando no ponto de vista biológico e orgânico, não ha qualquer contra indicativo para masturbações regulares na vida de qualquer pessoa. Ao contrário, para os mais jovens essa pode ser um meio de conhecer o próprio porco e lidar com su sexualidade. Penso, porém, que você tem autonomia para decidir qual posição tomar diante dessas possibilidades, sabendo que todas elas podem lhe trazer as consequências da escolha.

  • Olá Mateus! Sim, pode ser normal, mas o ideal seria uma avaliação mais detalhada para compreendermos melhor isso. Por exemplo: qual sua idade, como estão as atividades sexuais, fantasias… essas informações ajudariam bastante para compreendermos a adequação das poluções.

  • Josué disse:

    Muito boa a matéria. Parabéns!

  • Reis disse:

    Daniela Ferreira. De grão em grão uma pequena galinha se gaba de grandes papos!

  • Voltaire Reis disse:

    Vale meditar!

  • Lamounier disse:

    ..Uma coisa ainda tabu. E pouco debatida!
    Sempre tem alguém envolvendo RELIGIÃO/AFIM.
    E uma dica: ao se ter um sonho maledeto e tais consequências, ao acordar SEGURAR O ÓRGÃO PARA QUE NÃO ESCAPE. E ir ao vaso limpar (depois dá vontade do nro 01). Aí sai mesmo.

    * Parece até ‘coisa invertida’ (a pessoa quando quer ter muitas vezes nem sai – consegue; e muitas vezes PERTO DE ESTRANHO acontece.

  • Lucas Pierre disse:

    Qual foi a necessidade de colocar o vídeo deste pastor?? Afinal, você está falando de polução noturna, não de masturbação no casamento! Quem apresentou um desserviço foi justamente você. Não existe masturbação “praticada com responsabilidade” no casamento, pois a essência do casamento é justamente a intimidade sexual entre os cônjuges, logo o que você diz vai contra isso. Engraçado que o pastor fala em masturbação no casamento, e você prontamente questiona, “e quem ainda não casou, como faz pastor?”. Não faz nenhum sentido, pois o intuito dele é falar sobre masturbação no casamento, e não sobre solteiros. Você não deveria expor uma pessoa desta forma e dizer que prestou um desserviço, sem ao menos estar falando do mesmo assunto.

  • MeninoSC disse:

    Sei lá vim aqui pedir ajuda pq acabei de ter a polução noturna sou um menino, não quero contar a meus pais não quero que descubram ou ne tratem de maneira diferente, prefiro continuar sendo normal até tomar ter coragem tenho só 12 anos tenho medo que meus pais me tratem de maneira diferente sei lá, de qualquer maneira não concordo em masturbação ou sexo antes de casado ou noivo…. Agradeço….

Deixe uma resposta