No dia 14, realizei uma palestra muito especial em Salvador. O tema abordado foi: “comportamentos que podem salvar ou destruir seu relacionamento”. Durante a palestra, falei para uma plateia inédita, no auditório do prédio onde tenho o consultório. Todos os presentes eram pessoas que estão dispostas a trazer mais qualidade para suas vidas sentimentais.
A palestra foi desenvolvida a partir de alguns argumentos fundamentais que refletem um pouco dos meus 10 anos de experiência como psicólogo clínico e terapeuta de casais. Nesse sentido, refletimos sobre o papel dos relacionamentos na vida das pessoas ao longo da história da humanidade. Sob o mesmo ponto de vista, apresentei uma síntese acerca das relações ao longo da trajetória humana. Nesse meio tempo, pude falar como iniciei meus estudos referentes a esse tema. Ou seja, como uma curiosidade que me acompanha desde a infância tornou-se a principal característica na minha atuação profissional como psicólogo.
Na palestra, refletimos sobre o papel dos relacionamentos na vida das pessoas ao longo da história da humanidade. Em seguida, foram apresentados alguns conceitos relacionados aos gritos e representação dos relacionamentos. Nesse ponto, vimos que há diversos modelos de relação. Vimos também que quase todos versam sobre casamento ao invés de relacionamento. Nem sempre os sentimentos e as emoções entre as pessoas são evidenciados. Daí a importância de distinguirmos o que é um casamento e o que deve ser uma relação.
Etapas para construção de um relacionamento
Num segundo momento da palestra, falei sobre um estudo que estou desenvolvendo. Nesse estudo, abordo algumas etapas fundamentais para a construção de um relacionamento. Essa foi a primeira vez que apresentei publicamente algo relacionado a esse trabalho. Mesmo assim, pude perceber um entusiasmo no interesse dos participantes. Isso demonstrou que o estudo pode trazer algo pertinente para pensarmos sobre a forma como buscamos construir relações bem-sucedidas. Ademais, ressalta a existência de uma lacuna de referências seguras, que levem em consideração a peculiaridade de cada pessoa que compõe um relacionamento. Em breve, exporei mais detalhes desse trabalho.
Comportamento Assertivo
Como não poderia faltar, finalizei a palestra discorrendo sobre o Comportamento Assertivo. Afinal, falar da assertividade numa palestra que tem como objetivo destacar os comportamentos que podem salvar ou destruir um relacionamento é fundamental. Portanto, ter um comportamento assertivo é indispensável para o sucesso de qualquer relação. Isso é ainda mais relevante quando se trata de um namoro ou casamento. Tenho alguns posts aqui no blog sobre esse tema. Confira.
Inegavelmente, o Comportamento Assertivo é uma ferramenta eficaz para salvar qualquer relacionamento. Contudo, antes de falar da assertividade, vimos os comportamentos que podem destruir uma relação: a agressividade e a inassertividade. Muitos dos presentes desconheciam os termos. Dessa forma, mais que conhecer palavras novas, exploramos cada um desses conceitos. Em seguida, falamos sobre como esses comportamentos se refletem na prática e no dia a dia dos casais.
Tais esclarecimentos foram importantes, visto que desconhecer esses comportamentos faz com que tenhamos uma séries de problemas na vida a dois. A fim de evitar dificuldades como falta de diálogo, ciúmes e insegurança, a recomendação para os presentes foi investir cada vez mais num comportamento pouco difundido na sociedade: a assertividade. Somente como atitudes assertivas, teremos melhores resultados com a expressão dos nossos sentimentos e emoções.
A palestra em Salvador e em outras cidades do Brasil
Essa foi a primeira edição da palestra e aconteceu em Salvador. Outras datas já estão sendo planejadas para viabilizar o acesso ao conteúdo da palestra a outras pessoas que não puderam aproveitar essa oportunidade. A palestra também está prevista para outras cidades do Brasil. Já estão nos planos cidades como Jacobina e Feira de Santana, aqui na Bahia; Recife, Petrolina, Caruaru e Garanhuns, em Pernambuco. Além de Belém-PA, em novembro.
As agendas serão divulgadas aqui no blog e nas minhas redes sociais. Fique atento para participar em sua cidade ou região.