Bullying – Na última sexta-feira, participei do programa Direito e Novela. O programa é produzido pela web TV do CERS – Complexo de Ensino Renato Saraiva. Apresentado pelos professores, Luciano Figueiredo e Roberto Figueiredo, o Direito e Novela discute temas jurídicos relevantes. A equipe sempre busca abordar questões que estão sendo discutidas nas telenovelas brasileiras. Por isso, sempre contam com a participação de um especialista na área para apresentar o tema. Desta vez, tive o privilégio de ser o convidado.
O tema da semana no programa foi o bullying. A escolha foi especialmente motivado pela trama Vidas Secretas que está no ar, pela TV Globo. Nela, a questão da agressividade, suas causas efeitos e, principalmente, suas consequências são ilustradas em vários momentos e cenas.
O que é o bullying?
O Bullying é um comportamento agressivo. Ele é expressado de forma física ou verbal. Por isso, é um dos graves problemas enfrentados em todo o mundo. O local onde esse comportamento mais ocorre é nas escolas. Colocar apelidos, humilhar, isolar ou até mesmo agredir fisicamente o colega são alguns exemplos. Estas ações que refletem negativamente no comprometo de todos os envolvidos onde isso acontece, gerando traumas.
Ao falar de bullying, precisamos considerar os fatores culturais, sociais e históricos da vida do alvo ou do agressor. Isso é importante para que possamos compreender como esse tema foi tratado ao longo do tempo. Igualmente, esse cuidado nos permite observar em que características e circunstâncias ele ocorre. Através desse posicionamento, podemos entender o que acontece no contexto de forma inadequada, favorecendo a ocorrência do bullying.
Delinquência, problemas de conduta, indisciplina – entre outros conceitos que definem praticamente o mesmo fenômeno – sempre estiveram presentes no contexto escolar. Por isso, não devemos dizer que o bullying é um fenômeno novo nas escolas. O que pode ser considerado recente são os estudos científicos a respeito do tema, realizados em todo o mundo. Ou seja, é muito recente a ideia de discutir as graves consequências que este fenômeno tem provocado. Porém, tais estudos são relevantes para desvendar formas eficazes de combater a agressividade do bullying.
Bullying é um problema social
O bullying ainda é uma questão que preocupa pais, alunos e toda a sociedade. Quanto mais soubermos sobre nossos direitos e deveres na sociedade, poderemos lidar melhor com este problema. Por isso, sempre que posso, falo sobre essa temática aqui no blog. É sempre uma satisfação poder participar de programas que difundem informações e atos preventivos ao Bullying.
Você também pode assistir o vídeo do programa e outros que participei clicando aqui. Deixo aqui um abraço à produção programa: Talita Costa e toda sua equipe. Abraço especial também aos professores e apresentadores do quadro Luciano e Renato Figueredo. A propósito professores, quem é Elídio Santana? (risos).