Skip to main content

No dia 04 de novembro, aconteceu na Câmara de Vereadores de Salvador a audiência pública “Todos contra o Bullying”. O evento contou com palestra proferida pelo psicólogo Elídio Almeida.

Elídio falou para uma plateia de aproximadamente 250 jovens. Em sua fala contemplou aspectos como o surgimento e a popularização do Bullying, especialmente nas escolas. Dessa forma, foi possível apresentar as características psicológicas das vítimas, agressores e demais pessoas envolvidas na questão.

Sob o mesmo ponto de vista, o cyberbullying, foi abordado. Afinal, é no campo virtual que muitos casos de bullying ocorre. Todavia, é exatamente no universo da tecnologia que atuação das autoridades, pais e professores ainda não é tão eficaz. Ou seja, ainda não conseguimos agir com precisão no campo virtual, especialmente na redes sociais. Em contraponto, é exatamente nesse ambiente que agressores disseminam seu ódio.

Assim, Elídio pode tirar dúvidas dos ouvintes, que participaram com bastante entusiasmo durante todo o evento.

psicólogo em slavador tratamento bullying elidio almeida

O Bullying nos tempos atuais.

Ao falar de bullying, precisamos considerar os fatores culturais, sociais e históricos da vida do alvo ou do agressor. Em outras palavras, é preciso compreender que muitas das dificuldades para lidar com o bullying vem do passado. Ou seja, durante muito tempo amais variadas formas de agressão foram vistas como brincadeira.

Assim, reverter a ideia de que isso é, na verdade um ato violento demanda muita compreensão e comprometimento de todos. Afinal, ao longo dos tempos, tudo isso que combatemos hoje reflete as consequências de um legado histórico-social. Através desse posicionamento, podemos entender o que acontece no contexto e como ele reflete padrões comportamentais propagados indevidamente.

Delinquência, problemas de conduta, indisciplina, entre outros conceitos que definem praticamente o mesmo fenômeno: o bullying. Não obstante, todos eles sempre estiveram presentes no contexto escolar. Por isso, não devemos dizer que o bullying é um fenômeno novo nas escolas. O que pode ser considerado recente são os estudos científicos a respeito do tema.

Atualmente, muitas pesquisas são realizadas em todo o mundo, para discutir as graves consequências que este fenômeno. Isso tem evidenciado formas eficazes de combatê-lo.

bullying psicólogo em salvador elídio almeida

Quem são os alvos dos praticantes de bullying?

As vitimas do bullying, normalmente, apresentam alguma característica física ou emocional que o difere dos demais membros de um grupo. Somado a isso, essas pessoas possuem sentimento de insegurança, timidez e dificuldades para enfrentar problemas.

Dessa forma, ao identificar essas fragilidades, o agressor dissemina seu ódio. Ou seja, se aproveitam das fragildaides alheias para praticar agressões físicas, ofensas, ameaças, humilhações, extorsão de dinheiro, roubo de objetos. Só para ilustrar, muitos agressores costumam forçar comportamentos sexuais ou realizar atividades subservientes para demonstrar poder frente às vítimas. Além disso, atos indiretos como: boatos, fofocas, exclusão cyberbullying podem ocorrer, expondo e humilhando as vitimas.

Discutir o Bullying é sempre um gesto de compromisso social. Afinal, quanto mais soubermos e unirmos forças, mais estaremos habilitados a combater esse mal. O bullying atinge pessoas nos mais variados contextos da nossa sociedade, em especial nas escolas. Nesse sentido, a audiência pública tornou-se um espaço muito rico, com excelente troca de conhecimentos e saberes.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

One Comment

Deixe uma resposta