Skip to main content

Sempre me perguntam se a psicoterapia funciona. Lembro-me que quando entrei na faculdade de Psicologia uma pessoa me disse: “Elídio, sei que você se amarra nessa coisa de Psicologia, mas, numa boa, acho difícil que alguém queira pagar pra conversar sobre seus problemas com alguém. É pra isso que existem os amigos. Saia dessa de psicoterapia…”. Dentre os absurdos ditos por essa pessoa, comentarei dois.

psicoterapia funciona igual a papo de amigo? Não psicólogo elídio almeida em salvador

Primeiro, penso que os amigos não servem apenas para ouvir nossos problemas. Para mim, eles se enquadram naquela frase dos casamentos: “Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença…” Claro que ouvir sobre os problemas faz parte [rsrs], mas amizade está longe de ficar restrita a apenas isso! Segundo, quem disse que psicólogo apenas ouve os problemas de seus pacientes? Ouvir os problemas das pessoas que nos procuram faz parte do nosso trabalho [claro!], mas não se restringe a apenas isso. O que muitos não sabem é que a Psicoterapia é muito mais que um depositário de problemas. Muito embora, para a uma parcela da população, a Psicologia ainda seja vista com muitas incógnitas e distorções acerca de seu conceito, atuação e resultados; é cada vez mais urgente o desafio de desmistificar certos (pré)conceitos e PROVAR QUE A PSICOTERAPIA FUNCIONA.

Quem já não ouviu dizer que Psicoterapia é coisa de doido? Pois então, esse parece ainda ser o maior PRECONCEITO que envolve a atuação do psicólogo clínico. Mesmo com toda popularização dos seus serviços e atuação, ainda hoje muitas pessoas acreditam que a psicoterapia é um tratamento para pessoas com demandas psiquiátricas. Talvez esse seja um dos estereótipos mais vagos e que, no máximo, é um reflexo de um tempo em que o trabalho do psicólogo era visto e/ou restrito a uma parcela da população com necessidades bem específicas. Há também os que pensam que Psicoterapia consiste em uma mera aplicação de técnicas ou treinamentos para obtenção de resultados; da mesma forma, existe os que acreditam que o tratamento funciona tal qual uma conversa entre amigos. Mas na prática não é bem assim.

psicoterapia funciona psicólogo elídio almeida em salvador

Psicoterapia funciona?

A verdade é que a forma como muitos diálogos se estabelecem nos atendimentos podem fazer com que um espectador, ao observar apenas uma fração de uma sessão de Psicoterapia, possa ter essa impressão de que são dois amigos conversando. Mas será que é assim mesmo? Dia desses eu estava num restaurante e pude ouvir o seguinte diálogo entre duas amigas na mesa ao lado:

–  Ai amiga, chamei você aqui para conversar sobre meu relacionamento… [interrompida].

– Lá vem você de novo com esse blá blá blá. Larga logo desse cara e parte pra outro.

– [silêncio, claro.]

– Nem faça essa cara de choro, vou te apresentar uns gatinhos…

amiga papo chato psicólogo elídio almeida em salvador psicoterapia funciona

Perplexo, confesso que quase ofereci meu cartão à moça que aparentemente estava sofrendo em sua relação . Foi notório que ela, sozinha, não estava encontrando solução e parece não ter tido sucesso ao tentar “desabafar” (o que normalmente ocorre nos papos com amigos) com a amiga. Será que o “papo” com um profissional seguiria a mesma linha?

Com um profissional, provavelmente, iriam, juntos, compreender todas as nuances possíveis da questão e analisar as possibilidades de ação e as consequências que qualquer uma delas acarretaria, para que a cliente pudesse decidir o que de melhor poderia ser feito na situação. Isso por si só já seria uma grande diferença entre um papo com um amigo e um atendimento feito por um profissional de Psicologia habilitado para intervir no problema.

psicoterapia funciona psicólogo elídio almeida em salvador bahia

É justamente a possibilidade de intervenção do psicoterapeuta que faz o diferencial ao lidar com as demandas que tanto atrapalham a vida de muitas pessoas. Claro que muitos vezes conversar com um amigo nos traz conforto e alívio, mas será que efetivamente funciona do ponto de vista terapêutico? É certo que a cada dia [e desde a muito tempo] muitas pessoas frequentam e encontram bons resultados para suas questões nos consultórios de Psicologia. Isso também já seria um bom argumento para provar que a Psicoterapia funciona, mas podemos ir além desse argumento.

Estudo

Há cerca de 13 anos, um grupo de pesquisadores do Instituto Neuropsiquiátrico  da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), em sua maioria formado por psiquiatras e psicólogos, apresentaram um estudo bastante interessante que ressalta a importância da Psicoterapia. No estudo os pesquisadores testaram e compararam a funcionabilidade da intervenção medicamentosa e psicoterapêutica no tratamento da depressão, no intuito de verificar se a Psicoterapia contribuía para a melhora dos pacientes ou o resultado vinha apenas dos medicamentos.

O estudo foi feito da seguinte forma. Foram selecionados para participar do estudo 40 pacientes com diagnóstico de depressão. Os pacientes selecionados passaram por um exame diagnóstico através do PET Scan (também conhecido como PET/CT) para avaliar as funções cerebrais antes da intervenção do estudo.

O PET Scan é a sigla para Positron Emission Tomography ou, em português, Tomografia por Emissão de Positrons. È uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite avaliar funções importantes do corpo, tais como o fluxo do sangue, o uso do oxigênio e o metabolismo do açúcar (glicose), com o intuito de auxiliar os médicos a avaliarem como os órgãos e os tecidos estão funcionando.

Neste estudo, a região privilegiada para o exame foi o cérebro dos pacientes.

Após o exame diagnóstico inicial, procedeu-se a intervenção da pesquisa que durou doze semanas. Os pacientes/participantes foram divididos em três grupos: o primeiro grupo usou apenas um remédio para tratar a depressão; o segundo grupo teve acesso apenas à sessões de Psicoterapia e o terceiro grupo não sofreu nenhuma intervenção.   Assim,  14 pacientes passaram a tomar 40mg diários de paroxetina.  10 participantes foram submetidos a sessões semanais de Psicoterapia e 16 participantes (grupo controle) não tiveram nenhuma intervenção, ou seja, não tomaram o medicamento nem fizeram as sessões de psicoterapia. Ao fim das doze semanas todos os pacientes foram submetidos a um novo exame de imagem através do PET, para avaliar as funções cerebrais após a intervenção da pesquisa.

A paroxetina, citada na descrição da pesquisa, é um antidepressivo inibidor da recaptação da serotonina, amplamente usado pelos psiquiatras nos tratamentos da depressão.

Resultados

Os exames de imagem, após o período de experimento, mostraram que os pacientes dos grupos tratados com a paroxetina e com a Psicoterapia apresentaram reduções significativas nos sintomas e estágios da depressão, que foram associadas às regiões do cérebro responsáveis por cada ação. O grupo controle não teve mudança significativa na média e mostrou resultados equivalentes ao início do experimento. A imagem abaixo mostra uma média da atividade cerebral dos participantes que usaram medicamento ou fizeram Psicoterapia durante o período de estudo.

estudo psicoterapia funciona psicólogo elídio almeida em salvador

A Psicoterapia funciona. Comparação das diminuições metabólicas relativas do cérebro (estatística Z, P <0,01) da linha de base ao seguimento em subgrupos de transtornos depressivos maiores tratados com paroxetina (n = 10) ou psicoterapia interpessoal (IPT) (n = 14). O subgrupo tratado com paroxetina apresentou diminuição cortical pré-frontal frontal (PFC) bilateral, enquanto o subgrupo tratado com IPT apresentou alterações somente no PFC direito. Ambos os grupos apresentaram diminuição no giro cingulado anterior esquerdo (CA).

Na primeira coluna estão as imagens dos pacientes que fizeram uso da paroxetina antes e depois da intervenção. Nela podemos observar que houve uma diminuição tanto nas áreas quanto na intensidade de cada ação. Na segunda coluna, está representada a atividade cerebral dos pacientes que tiveram acesso apenas às sessões de Psicoterapia. Nas imagens também podemos verificar a diminuição significativa das áreas e na intensidade da ação.

Através dos resultados desse estudo, podemos verificar cientificamente a funcionalidade da Psicoterapia como intervenção terapêutica que traz resultados consistentes às pessoas que têm acesso a este tipo de tratamento.

Um fato que merece ser destacado é que em muitos casos a intervenção medicamentosa costuma ser a primeira opção de muitas pessoas e profissionais que lidam com questões psicopatológicas e comportamentais. Todavia, cabe destacar que todo medicamento possui efeitos colatareis e por vezes podemos estar desencadeando outros problemas e transtornos com seu uso.

Ademais, sabemos que muitos medicamentos ainda causam dependência e escravizam pacientes, gerando uma necessidade constante da sua utilização para controle dos sintomas e do próprio transtorno que sempre voltam ou aumentam com a interrupção do medicamento. Cabe destacar também que todos esses fatores não estão atrelados à Psicoterapia e como há benefícios e resultados plausíveis para as mesmas questões os pacientes e seus familiares podem contar com um tratamento alternativo e também eficaz.

Elidio Almeida Psicólogo em salvador terapeuta de casal

Essa caricatura ganhei como homenagem e recordação de um casal de ex-pacientes.

A psicoterapia funciona. O estudo foi publicado na sétima edição da revista The Jama Network, vol. 58, 631-640, no ano de 2001; sob o título: “Alterações metabólicas cerebrais regionais em pacientes com depressão tratados com Paroxetina ou Terapia Interpessoal” (clique aqui e confira).

É fato que ainda existem muitos mitos acerca da Psicologia e suas áreas de atuação, especialmente a psicoterapia. A questão é que não há muita divulgação sobre como ela funciona e quais são seus benefícios do ponto de vista prático e científico. Isso gera muito preconceito e muitas idéias equivocadas que são repetidas e difundidas diariamente, afastando, assim, muitas pessoas.

Assim como em outros aspectos da nossa vida devemos ir em busca de respostas nas quais nós mesmos tenhamos nossos resultados e opiniões. Repetir os clichês que sempre ouvimos ao longo da vida parece não gerar resultados positivos. Por isso deveríamos pensar um pouco mais antes de repetir que é coisa de doido, que é um mero bate papo ou que qualquer amigo é capaz de ser psicólogo. Psicoterapia é coisa séria, e tem apresentado resultados que auxiliam as pessoas a encontrar meios para resolver os problemas e obter bem-estar em suas vidas. A psicoterapia funciona, experimente!

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta