Skip to main content

No dia 10 de junho, o telejornal Bahia no Ar, programa da Rede Record – TV Itapoan, levou ao ar uma reportagem especial falando sobre o Dia dos Namorados.
Na ocasião, o psicólogo Elídio Almeida, foi entrevistado pelo repórter Gabriel Pinheiro e pela apresentadora Adriana Quadros. Elídio procurou dar um destaque especial ao ciúme – sua função, o que o mantém e como controlá-lo na relação. O ciúme é sempre um tema recorrente nas terapia de casais. O Dia dos Namorados mostrou-se oportuno para alertar os namorados para os perigos do ciúme no relacionamento.

O ciúme é o tempero do relacionamento?

Os apresentadores e alguns telespectadores perguntaram sobre a lenda de que o ciúme é o tempero do relacionamento. Elídio falou sobre esse mito, esclarecendo que, mesmo quando ele é visto como positivo, seu efeito em médio ou longo prazo pode ser sempre negativo, inclusive nas situações em que destaca a presença do(a) parceiro(a) na relação. Essa postura tende a favorecer os comportamentos de desconfiança, insegurança e instabilidade na relação.
O diálogo da psicologia com a população geral, através da televisão, é sempre interessante para discutir comportamentos como o ciúme, numa ocasião em que os relacionamentos estão em destaque, como é o caso do Dia dos Namorados. Vamos lembrar que ciúmes sempre trazem efeitos ruins para o casal. Por isso, vamos ficar atentos para driblar este vilão e construir relações mais saudáveis.
entrevista dia dos namorados Elidio Almeida Psicólogo em salvador terapeuta de casal
O ciúme se traduz em padrões comportamentais, como as buscas frenéticas de confirmações, questionamentos constantes, proibições, brigas, choros, chegando a ações agressivas e violentas, gerando dor, raiva, tristeza, medo e baixa autoestima; além de ocasionar reações físicas como taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca e aperto no peito. A manifestação de ciúme mais comum é dentro de um relacionamento afetivo-amoroso, seja entre namorados ou casados. Podemos observar o ciúme também entre irmãos, ciúme dos pais, professores, colegas de trabalho, amigos e até de objetos. Existem várias definições de ciúme, mas todas têm comum 3 elementos:
1) Ser uma reação a uma ameaça percebida;
2) Existência de um rival real ou imaginário;
3) A reação visa eliminar os riscos da perda do objeto amado.

Feliz Dia dos Namorados para todos!

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta