Skip to main content

Elídio Almeida participa do programa Hoje em Dia da TV Record/Itapoan e fala sobre Bullying. 

No dia 20 de abril, o psicólogo Elídio Almeida foi o convidado especial do programa Hoje em Dia. O programa faz parte da programação da Record, na Bahia, para falar sobre esse fenômeno tão danoso.

Elídio, que já esteve em outros programas da emissora, foi recebido pelos apresentadores Ana Paula Farias e Marcus Pimenta. Juntos, falaram sobre esse tema que aflige, especialmente, as vítimas desse comportamento, os pais e as escolas.

O que é o Bullying?

O comportamento agressivo, expressado de forma física ou verbal, conhecido como bullying, é um dos graves problemas enfrentados em todo o mundo. E o local onde esse comportamento mais acontece é nas escolas. Colocar apelidos, humilhar, isolar ou até mesmo agredir fisicamente o colega são algumas das ações que refletem negativamente o contexto onde isso acontece.

Durante a entrevista, o psicólogo Elídio Almeida procurou demonstrar que, ao falar de bullying, precisamos considerar vários fatores. Dentre eles, os fatores culturais, sociais e históricos da vida do alvo ou do agressor. Nesse sentido, Elídio abordou como o tema foi tratado ao longo do tempo. Durante muito tempo achamos graça e chamamos de brincadeira atos que agrediam e humilhavam as outras pessoas. Assim sendo, precisamos compreender que o tal comportamento não é algo dos dias atuais. Por isso, devemos ir além das circunstâncias em ele ocorre.

Por meio desse posicionamento, podemos entender várias nuanças do bullying enquanto fenômeno. Ele sempre ocorre a partir de situações inadequadas.

Bullying Elidio Almeida Psicólogo em salvador terapeuta de casal

Um nome novo para um fenômeno antigo.

Elídio disse ainda que delinquência, problemas de conduta, indisciplina, entre outros conceitos sempre estiveram presentes no contexto escolar. Ou seja, todos eles definem a prática do bullying. Por isso, não devemos dizer que o bullying é um fenômeno novo nas escolas. O que pode ser considerado recente são os estudos científicos a respeito do tema.

Várias pesquisas cem sendo realizadas em todo o mundo. Cada uma delas têm apresentado sua contribuição para novas compreensões e abordagens quando ao bullying. Assim sendo, teremos ainda mais condições para discutir as graves consequências que este fenômeno tem provocado.

Por fim, se você se interessou pelo tema, clique aqui e veja outros posts sobre bullying. Se desejar, também deixe seu comentário no campo abaixo.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

8 Comments

  • Está famoso, hein cara! Parabéns, Elídio pela participação na tv record. Sua dedicação está sendo reconhecida.

  • Paulo Pinheiro. disse:

    Muito boa a reportagem… você foi muito claro e objetivo nas informações. Parabéns

  • Leandro Rocha disse:

    Parabéns pela entrevista, Elídio!
    Semana passada fui no IBAC e Ana Lúcia me apresentou as instalações. Já passou por lá?
    Abraço

  • Olá Léo, obrigado! Então, Ana e Rodrigo ja me fizeram o convite mas ainda não fui conhecer o espaço. A qualquer sorte já cogitamos a possibilidade de pegar alguns horários la no IBAAC, mas ainda estamos planejando melhor isso. Grande abraço também!

  • José disse:

    Além de respostas claras e consistentes, foram apresentadas não apenas descrições de fato, mas causas, consequências e formas de agir diante do problema. Parabéns, Elídio e parabéns, Record!!

  • Obrigado José! Saudades!!

Deixe uma resposta