Skip to main content

Ciúmes, mentiras, desconfiança e medo da traição. Estes costumam ser apontados como os principais problemas dos relacionamentos. Em muitos casos, tais comportamentos tiveram origem em relações passadas, gerando traumas e ressentimentos. Contudo, quando não são tratados adequadamente, deixam uma série de questões mal resolvidas. Por consequência, acabam interferindo na relação atual. Seja como for, nunca é tarde para tocar nessas questões e, finalmente, ter paz consigo e em sua relação. A questão é que encarar os problemas não só é necessário como também é uma tarefa delicada.

problemas do passado que afetam a relação Elidio Almeida Terapia de casal em salvador

Mesmo que duas pessoas se gostem e tenham diversas afinidades na relação atual, podem trazer consigo experiências traumáticas, especialmente quando já tiveram uma relação que não acabou bem. Nesses casos, tendemos a querer resultados melhores na relação seguinte. Isso é ótimo. Todavia, são poucas as pessoas que antes de ir em busca das melhorias, investem e dedicam-se a compreender o que houve de errado na relação anterior. Dessa forma, vão deixando um histórico de questões pendentes e aprendizados que podem estar fazendo falta na relação atual.

Por que os problemas do passado interferem no presente?

Em muitas situações, por sermos apressados demais. Mesmo diante das experiências e sofrimentos do passado, focamos apenas na ideia de acertar e viver algo melhor. Dessa maneira, não nos permitimos ou não tomamos o cuidado de parar e entender o que pode ter levado ao fracasso. Em outras palavras, não refletimos sobre qual a nossa parcela e a da outra pessoa naquela relação que não prosperou. Só para exemplificar: podemos pensar naquela pessoa que terminou a relação porque descobriu que estava sendo traída. Caso ela não dedique um tempo para refletir sobre esse acontecimentos, ela pode criar uma série de regras para a relação seguinte:

  • vou fazer marcação cerrada para não ter brecha para ser traída novamente.
  • não vou suportar que meu namorado tenha amizade com outras mulheres.
  • todo dia, vou vasculhar o celular para descobrir se tem algo suspeito.
  • nessa relação, vou exigir que ele(a) poste fotos minhas nas redes sociais, para todo mundo saber que ele tem dono(a).

Perceba que pode até pode parecer que são comportamentos preventivos para a relação atual, só que a causa e a manutenção disso podem ter muito mais a ver com a relação anterior. Consequentemente, diante de tantos comportamentos descontextualizados, a nova relação pode entrar em crise. Afinal, ninguém suporta pagar pelos erros do outros.

problemas do passado que afetam a relação Elidio Almeida Terapia de casal em salvador

Quando as histórias se misturam.

Quando o casal passa a ser impactado pelos problemas do passado, as histórias se misturam. Nesse meio tempo, surgem crises de ciúmes, mentiras, desconfiança e até mesmo traições reais e imaginárias. Por não ter a dimensão exata de todas as motivações dessas ocorrências, o casal só percebe que não estão bem. Por conseqüência, entram num ciclo de problemas que pode desaguar na frustração de um novo término e na constatação de mais uma relação que não deu certo.

A menos que pelo menos um dos pares procure entender o que de fato aconteceu, as regras para obter melhores resultados nas relações seguintes serão ainda mais exageradas. Consequentemente, os resultados também serão bem previsíveis. Infelizmente, nada otimistas.

problemas do passado que afetam a relação Elidio Almeida Terapia de casal em salvador

A psicoterapia

Costumo sempre falar para meus pacientes que, para termos resultados diferentes, devemos ter comportamentos diferentes. Por isso, a todo o momento, afirmo que nunca é tarde para revisitar nossas experiências, aprender com nossos erros e avançar naquilo que tanto desejamos: uma relação de sucesso.

problemas do passado que afetam a relação Elidio Almeida Terapia de casal em salvador

Nesse sentido, recomendo sempre o auxílio da psicoterapia para a obtenção de um suporte adequado para lidar com os problemas do passado. Isso porque colocar nossa vida em revista é sempre muito importante para não repetirmos os mesmos erros. No entanto, fazer isso sozinho ou de forma intuitiva não é uma tarefa fácil. Pense nisso!

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

One Comment

Deixe uma resposta