Skip to main content

Profissões Estressantes – O psicólogo Elídio Almeida gravou, na semana passada, depoimentos para uma matéria especial de que a Rede Record está fazendo sobre a profissões estressantes.
profissões estressantes Elidio Almeida Psicólogo em salvador terapeuta de casal

Estresse no trânsito

Talvez você até já tenha tentado seguir alguma dica ou estratégia para driblar a batalha diária contra o estresse e contra a ansiedade vivida diariamente no trânsito. Em muitas situações, as pessoas culpam o governo, a falta de investimento em infraestrutura e no transporte público ou culpam os outros motoristas e condutores que transformam as vias da cidade em verdadeiros campos de batalha.
Claro que situações desse tipo poderiam levar a população a escolher melhor seus governantes, ou exigir destes mais empenho e responsabilidades com uma questão tão importante como é a questão do trânsito. Porém, sabemos que nossa população ainda tem dificuldades para assumir tal postura e quando ousa intervir de alguma forma, opta por culpar os governantes – que são escolhidos por nós mesmos – ou culpar as outras pessoas. Isso ocorre muito no trânsito: “a culpa é dos outros motoristas”.
Na verdade, o que poucas pessoas fazem é, mesmo diante desse caos, chamar para si a responsabilidade por, pelo menos, uma parcela dessa situação.

Profissões Estressantes 

Penso que, se cada um de nós abraçássemos nossa parcela de responsabilidade com a questão do trânsito, e implementássemos ações individuais em nossos comportamentos em prol do nosso bem estar e em benefício da coletividade, certamente teríamos uma convivência no trânsito bem mais humanitária. Isso porque, muitas ações que as pessoas tentam fazer para melhorar a situação crítica do trânsito são ineficazes, falhas e de pouca relevância para a coletividade; (1) culpar os governos e (2) responsabilizar os demais motoristas, por exemplo.
Durante a entrevista, Elídio falou sobre o impacto na vida das pessoas que convivem com o caos nos trânsitos das grandes cidades brasileiras – em especial em Salvador- e como os profissionais envolvidos diretamente e a população, de modo geral, sofrem com isso.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta