Vício em celular – Há uma ano falei aqui no blog sobre o vício em celular e o que poderia estar sendo um ensaio para uma nova doença da modernidade: a WhatsAppitis. Ao menos é assim que vem sendo chamada uma lesão por esforço repetitivo no pulso, causada pela frequência excessiva e a forma com que digitamos nos smartphones (confira aqui). Embora algumas pessoas tenham se assustado com a questão, de fato, estamos diante de um fenômeno que tende a piorar.
Você, por exemplo, deve ser uma pessoa que vive grudada em seu smartphone, não é verdade? Se não, certamente você já deve ter presenciado alguém andando e teclando ao celular ao mesmo tempo ou conhece alguém que não desgruda do celular para nada, que faz selfie das coisas mais bizarras e que posta tudo nas redes sociais, correto? Ah tá, pensei que eu fosse o único a perceber essas coisas!
Então, hoje vi o vídeo abaixo e ele tem sido um dos mais visualizados do YouTube. Em apenas 20 dias, desde sua publicação, já possui cerca de 2 milhões de visualizações. O vídeo me chamou a atenção não só pelas cenas apresentadas, mas – principalmente pelo seu sucesso na internet. O sucesso é tamanho que podemos entender que todas essas visualizações se devem ao fato de mostrar fidedignamente (embora com doses bem caricatas) exatamente o que estamos vivendo em nosso cotidiano, além de mostrar as consequências para os que já aderiram à mania dos smartphones, e são viciadas em internet móvel ou são dependentes das exposições nas redes sociais.
Vídeo alerta para vício em celular.
Como já disse em várias postagens aqui no blog ou em contribuições para veículos de comunicação, é fato que os smartphones e toda tecnologia que temos acesso hoje nos ajudam e facilitam muito nossa vida. A forma como não estabelecemos limites para utilização dessas ferramentas sugere que não estamos preparados. Também não estamos amadurecidos suficientes para conviver com tamanhos recursos. Estamos perdendo a habilidade de pensar nas consequências dos nossos comportamentos, socializar e valorizar o que nos define enquanto humanos. Ou seja, estamos deixando de ser sensível ao contexto e às relações interpessoais.
Por isso, pense: Seu vício em celular pode matar muita gente, inclusive você!
Realmente é muito sério isso, teve uma vez que eu quase batia em um poste mesmo kkkkkkkkkk dai criei vergonha na cara e só uso o cell na rua quando for necessário.
Verdade, viraram “doenças” smartphones.
Elidio, gostaria de sugerir um post sobre preguiça.
Obrigado.
Olá Lucas!
Obrigado sugestão. Escreverei em breve, fique ligado!