Você sabe o que é psicoterapia? Não?! Vou tentar lhe auxiliar.
As pessoas me perguntam por que deveriam fazer psicoterapia. Costumo dizer que o tratamento através da psicoterapia pode contribuir para o processo de autoconhecimento e autonomia. Isso aumenta suas chances de ser feliz.
Sim! Quanto mais o paciente conhece sobre si, seu passado, o papel da cultura/sociedade e a história da humanidade (elementos que configuram os mais diversos comportamentos), esta pessoa pode ter melhor condição de analisar o contexto no qual ela vive, e tomar decisões mais assertivas para sua vida, aumentando, conseqüentemente, seu bem-estar.
Outra possibilidade é identificar necessidades e desenvolver habilidades para comunicar com clareza as emoções e sentimentos. Isso porque o psicólogo é um profissional que pode ajudar a descobrir porque você está tendo dificuldades em lidar com determinadas situações.
Muitas pessoas, em algum momento da vida, podem, por exemplo, ter sido repreendidas ao falar sobre alguma limitação ou dificuldade pessoal e, hoje, têm dificuldade em entrar em contato com a raiva, o medo, a paixão ou até mesmo expressar outros sentimentos como amor carinho e amizade!
Você sabe o que é psicoterapia? Como é uma Psicoterapia?
Tudo flui a partir da análise e compreensão dos comportamentos, do papel que assumem no contexto particular de cada pessoa. Isso quer dizer que, além das decisões que o paciente faz a partir de suas reflexões, terapeuta e paciente buscam identificar, explorar e analisar ações, pensamentos, emoções e outros comportamentos que possam estar trazendo problemas ou transtornos para ele e para a vida das pessoas que o rodeia. Dessa forma, na psicoterapia, técnicas e procedimentos são adotados para favorecer mudanças eficazes.
O que é psicoterapia comportamental?
Existem diferentes abordagens psicoterapêuticas e todas elas dão sua contribuição para o crescimento do indivíduo. Cabe a cada um se informar e buscar aquela linha com que mais se identifica. Eu trabalho com a psicoterapia comportamental que é uma das abordagens da psicologia fundamentada na análise funcional do comportamento. Esta linha se dedica a compreender e explicar a razão pela qual as pessoas se comportam, auxiliando na resolução de problemas e dificuldades da vida.