Clientes, amigos e familiares sabem o quanto sou feliz por ter escolhido ser psicólogo. Mesmo assim, não consigo disfarçar a timidez frente a algumas demonstrações de afeto e reconhecimento pelo trabalho que desenvolvo. Muito embora me sinta feliz com todas as demonstrações! Todas elas sempre me levam a refletir sobre o peso e a qualidade do meu trabalho, especialmente hoje, 27 de agosto, o dia do psicólogo.
Neste dia tão representativo, recebi de um paciente uma mensagem de felicitação pelo dia do psicólogo com a imagem abaixo. Como já é de costume, surgiu a timidez. Mas com ela também a costumeira análise e reflexão sobre o merecimento. Confesso que mesmo reconhecendo que ainda há muito a avançar enquanto terapeuta, achei muito elogiosa a demonstração, não só pela referência a Freud, mas principalmente pela mensagem proposta pela ilustração.
Mensagem dia do psicólogo

Dentre outras coisas, penso que nós psicólogos temos uma responsabilidade muito grande. É muito gratificante saber que, de alguma forma, conseguimos ajudar as pessoas em suas dificuldades cotidianas, comportamentais e subjetivas. Apesar de sabermos que nem todos encaram a profissão com o devido respeito e comprometimento, lembramos que as ações dos que trabalham com afinco contribui de forma significativa para aqueles que nos procuraram. Penso que temos, sim, motivos para comemorar.
Feliz dia do psicólogo
Como de praxe, neste dia tão especial, quero parabenizar clientes, colegas de profissão, professores e amigos. Ainda há muitos caminhos a percorrer e avançar para a construção do bem estar entre as pessoas e nossa sociedade. Estamos juntos. Para isso, neste dia de festa, mais uma vez quero ratificar publicamente as palavras do juramento que fiz em minha formatura, um compromisso para com as pessoas e nossa sociedade:
“Como psicólogo, me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições”.