Skip to main content

As relações humanas são sempre complexas. Isso é ainda mais potencializado quando falamos de relação entre vizinhos. Em todos os contextos, devemos ter em conta que cada pessoa é diferente uma da outra. Equilibrar a convivência entre elas não é nada fácil.
Gostos, atitudes e interesses particulares revelam que administrar qualquer relação será sempre algo desafiador. Porém, nada se compara com as dificuldades encontradas nos relacionamentos entre vizinhos.
Nestas relações, os direitos e deveres são comuns a todos os membros. Porém, frequentemente os limites são desrespeitados nesse necessário convívio social. Isso causa enormes problemas, muitas vezes difíceis de serem solucionados.
psicólogo em salvador atendimento-psicologico elídio Almeida

Toda relação tem conflito?

Sim. As relações profissionais, sociais e de amizade, todas passam por conflitos. Até mesmo as relações familiares, que são caracterizadas por conexões de maior grau (sangüíneas ou afetivas), possuem embates. Nestas relações os papéis são claros e, em sua maioria se distinguem.
No entanto, as relações entre vizinhos destoa desse padrão. Nelas, os direitos e deveres – em tese – são os mesmos para ambos. Porém, cada um defende o que é melhor para si. Ou seja, além de diferentes, somos também egoístas. Esse é o princípio do caos em todas as relações que demandam convívio coletivo, como é o caso dos vizinhos.
Quanto temos um vínculo com outra pessoa, qual seja: profissional, social, ou familiar; torna-se mais fácil administrar qualquer conflito. Por exemplo, para resolver algumas questões com um parente, um amigo ou colega de trabalho, nos valemos do vínculo que nos une para tentar encontrar uma solução.
Partimos sempre do pressuposto que queremos ou temos que manter aquela relação. Todavia, esse não é o pensamento relacionado aos problemas com os vizinhos. “Não temos vínculo algum com aquela pessoa”, pensamos. Não há nada ou quase nada a ponderar.
relação entre vizinhos psicólogo em salvador Elidio terapia de casal

Relação entre vizinhos costumam ser complicadas. Entenda o motivo.

Na maioria das vezes, os necessários “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” geralmente só são ultrapassados quando há alguma queixa ou reclamação a ser feita. Quando a relação entre vizinhos segue esse padrão, podemos afirmar que ela começou muito mal. Por isso muitas pessoas gostariam de saber qual é a melhor forma de iniciar uma boa relação com um vizinho? A resposta é simples: Preferencialmente antes do conflito.
Imagine a seguinte situação: Você teve uma semana super cansativa. Na sexta-feira à noite você planeja chegar em casa, comer algo bem leve e dormir cedo. No entanto, seu vizinho resolve dar uma festa exatamente naquele dia. Duas horas da madrugada, você ainda não conseguiu dormir e resolve ir até lá pedir para que ao menos diminuam o barulho.
relação entre vizinhos psicólogo em salvador
Acrescente a isso o fato de que essa será a primeira vez em que vocês vão trocar mais que duas palavras. Complexo, não é verdade? Certamente você já consegue visualizar como a cena acabaria. Pois é, nada otimista!
Agora pense na mesma situação, alterando o fato desta não ser a primeira vez que vocês se falaram. Vocês nem precisam ser grandes amigos. Porém possuem afeto e respeito um pelo outro. Provavelmente você teria uma noite péssima da mesma forma, mas administraria e procuraria resolver a situação de outra maneira. Possuir um vínculo com a outra pessoa, faz toda diferença na hora que precisamos ter controle emocional para resolver problemas.

Como devem ser resolvidos conflitos entre vizinhos, segundo a psicologia?

Na psicologia comportamental temos um princípio norteador para qualquer relacionamento, a assertividade. Essa premissa sempre nos ajuda a resolver conflitos e melhorar a relação entre as pessoas.
A assertividade é um comportamento que nos leva a expressar de forma adequada nossos sentimentos e emoções. Através dela, conseguimos contextualizar os fatos, informar ao nosso interlocutor como nos sentimos ou que emoções vivenciamos em determinado episódio.
Também, conseguimos pedir mudanças de atitudes, propomos combinados, fechamos acordos para que tais eventos não voltem a ocorrer novamente. Tudo isso de maneira que conseguimos fazer a outra pessoa nos compreender sem que ela se sinta ofendida. Tudo parte da ideia que o relacionamento deve ser sempre privilegiado.
relação entre vizinhos psicólogo em salvador Elídio Almeida

Por que é importante manter boas relação entre vizinhos?

Viver em sociedade é uma condição humana. Em todos os ambientes estaremos convivendo com outras pessoas, independente do vínculo que caracteriza aquela relação. Essa é uma regra universal. Por isso devemos procurar sempre que possível construir  a melhor relação com nossos vizinhos. Porém isso não é uma tarefa fácil. Somos diferentes.
Conviver com as diferenças é algo que sempre desafiou a humanidade. Em tempos tão egocêntricos como os atuais esse desafio tornou-se ainda mais complexo e necessário. Nenhuma pessoa é obrigada a concordar com as diferenças alheias. Entretanto, respeito é uma virtude que faz qualquer relação ter um convívio equilibrado e pacífico. Isso vale também para os vizinhos.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta