Skip to main content

Dezembro é um mês maciçamente festivo. Ele é marcado pelo início do verão, pelas férias, confraternizações de natal, réveillon… Sem dúvida, esta é a ocasião em que as pessoas mais se reunem para celebrar, esbanjar sucesso e alegria. Este também é o período em que muitas pessoas têm que lidar com a saudade, perdas afetivas ou lutos. Nestas ocasiões em que as famílias e amigos mais se reunem, aumenta ainda mais as emoções relacionadas àqueles que se foram, aos divórcios, separações e amizades desfeitas.
Esse cenário torna-se ainda mais conflituoso nos tempos atuais. Vivemos numa época em que as pessoas se vêem obrigadas a demonstrar sucesso e felicidade em tempo integral. Isso é ainda mais potencializado nos típicos eventos de final de ano.
como lidar com a saudade psicólogo em salvador terapia de casal elidio almeida

Lidar com a saudade e a obrigação de ser feliz.

Demonstrar sucesso, bem-estar, alegria e felicidade de forma incondicional tem sido a meta de vida para muitas pessoas. Isso vem gerando cada vez mais conflitos e prejuízos emocionais que precisam ser tratados.
É importante ter consciência que as festas de fim de ano também podem significar tristeza e luto. A obrigação de ser feliz, a necessidade de ostentar sucesso e alegria nem sempre são compatíveis com a realidade de todos.
A reunião de pessoas, especialmente nessa época, pode suscitar a lembrança de um ente querido que se foi há pouco tempo, um casamento desfeito, a perda de um grande amor, ou ainda, a data pode até coincidir com o aniversário de um evento especialmente triste.
Isso pode provocar um sentimento negativo por remeter a uma época mais feliz, de família reunida – sem divórcios, brigas ou mortes. Nessas horas há o desafio de lidar com a saudade e a obrigação de ser feliz.
Para muitas pessoas o natal e as festas de final de ano são datas muito tristes. Os motivos variam, assim como os estímulos para a sensação de dor ou desconforto: montar a árvore de natal, a decoração e as músicas natalinas, a ceia… Nem sempre esses ícones remetem a boas emoções. Isso é quase como andar num campo minado.
como lidar com a saudade psicólogo em salvador terapia de casal elidio almeida psicólogo em salvador

Honestidade com os sentimentos e emoções

Por isso sempre recomendo que as pessoas sejam honestas com seus sentimentos. Lidar com a saudade e as perdas não são tarefas fáceis. Muitas pessoas procuram curar estas feridas demonstrando falsas alegrias ou realidades que não correspondem às suas condições ou seus reais estados emocionais.
Sentir saudade, ficar triste, ter momentos de baixa emocional é algo completamente humano. Especialmente quando há motivos para isso. Vale lembrar que os motivos não precisam ser os mesmos para todos. Cada um vê o mundo a sua maneira. Por isso o sofrimento nunca é igual e varia de pessoa para pessoa.
como lidar com a saudade psicólogo em salvador terapia de casal bahia
Não sei quem inventou essa máxima de que temos que estar sempre felizes, em todos os momentos da nossa vida. Isso é uma grande ilusão. Mesmo sabendo disso, muitas pessoas fazem verdadeiros sacrifícios para mostrar ter superado traumas ou eventos tristes. Possivelmente estas pessoas ainda não desenvolveram a habilidade de lidar com a solidão e as tristezas da vida.
Quando alguém tem suas razões para estar triste e mesmo assim tenta fingir que está tudo bem, acaba gastando energia dobrada. É como se você usasse o limite no seu cartão de crédito e o seu cheque especial para se sentir uma pessoa rica. Por isso, mesmo na época mais festiva do nosso calendário, recomendo que você seja apenas você. Mesmo que encarar essa realidade não seja tão fácil. Dessa forma você irá perceber que – ao menos terá gastos menores de energia psíquica e emocional.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta