Skip to main content

No meu e-book sobre 25 mentiras acerca dos relacionamentos, falei sobre alguns mitos que podem destruir a vida à dois. Veja aqui. Neste mesmo sentido, volto a falar sobre algumas crendices que muitos casais utilizam na tentativa de construir um relacionamento de sucesso. Muitas dessas ideias não passam de tentativas fadadas ao fracasso. E algumas delas se assemelham a tentar tapar o sol com a peneira. Assim, dessa maneira, só evidenciam que a relação vai mal e que o casal está à beira de uma crise. Por essa razão, é pertinente discutir esse tema. Afinal, a informação e conhecimento são os melhores remédios para uma relação prosperar adequadamente.

Quando a relação vai mal, não adianta tapar o sol com a peneira Elídio Almeida psicólogo em salvador

Receita para um relacionamento de sucesso

Primeiramente, é importante salientar que – de forma geral – não existe apenas uma receita para construir um relacionamento de sucesso. Cada pessoa é diferente e cada relação é ímpar. Ainda assim, existindo algum aprendizado a ser empregado em prol da relação, este deve ser contemplar a particularidade do casal. Ou seja, qualquer que seja o método, este deve refletir a trajetória de vida e o histórico do casal em questão. 

Dito isso, podemos entender que parece não fazer o menor sentido importar receitas mágicas para salvar um relacionamento. Ideias assim, são frutos da experiência de terceiros e pode não ter serventia para todos os casos. Ainda que tais propósitos preguem verdadeiros milagres, não devem ser abraçados cegamente. Afinal, raramente serão coerentes com as necessidades e dilemas de outros casais. Constatando que a relação vai mal, é fundamental enfrentar o problemas com responsabilidade. Em nada adianta mascarar os fatos com atitudes pouco resolutivas. 

Quando a relação vai mal, não adianta tapar o sol com a peneira Elídio Almeida psicólogo em salvador

Uma fuga para cada problema

Há muitos casais que se contentam em criar rotas de fugas para os problemas. Ao bem da verdade, estes até conseguem fugir por algum tempo dos desentendimentos conjugais. Todavia, quando a relação vai mal, essas regras não evitam a falência do relacionamento. Ao contrário, isso pode simplesmente criar uma falsa percepção de resolutividade, além de levar o casal a perder o time adequado para sanar definitivamente os conflitos da relação. Casais que agem dessa maneira, sabem que a relação vai mal, porém optam por empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Acreditam estar sendo preventivos ou resolvendo os dilemas. Na verdade, estão apenas criando expectativas idealizadas, descontextualizadas e construídas em bases frágeis e comprometidas.

Quando a relação vai mal, um exemplo:

Para você entender melhor a questão, vamos supor um caso. Sabendo que vai enfrentar problemas na relação, alguém pode ter a brilhante ideia:

“Vou colocar na parede do quarto nossos votos de casamento. Assim, toda vez que a gente se desentender ou brigar, basta olhar aquelas palavras para esquecer os problemas.” 

Ou ainda…

O casal nunca deve dormir brigado. Nada que fizerem deve machucar ao ponto de passar uma noite com raiva do outro…

Quando a relação vai mal, não adianta tapar o sol com a peneira Elídio Almeida psicólogo em salvador

A lista poderia ser enorme, mas talvez esses já ilustrem como isso jamais vai funcionar na prática. Em outras palavras, ideias assim, são meros paliativos. Ao bem da verdade, se a relação vai mal, obviamente essas são as coisas mais fofas e românticas a serem estabelecidas em prol da construção do bem-estar de um relacionamento. Todavia, a prática exige uma realidade completamente distinta dessas fantasias. Ou seja, nada de máscara ou fuga. A ideia é se debruçar e aprofundar a questão para resolvê-la adequadamente.

Entre a rota fácil e a mais segura

A relação a dois deve ser uma coisa prática. Fingir que nada aconteceu jamais trará uma resolução plena. Entoar um mantra em forma de promessa feita para emocionar e ficar lindinha no vídeo do casamento, nunca será uma resolução madura. Isso jamais terá o peso de um “me desculpe por aquilo, estava errado”. Também, fazer as pazes para dormir bem nunca terá um peso de uma reflexão acompanhada do devido aprendizado. O problema disso tudo é que tem gente que prefere essas formas fáceis para “resolver” problemas tão densos. Não por acaso, veem – dia após dia – a relação indo de mal a pior. 

Por isso, comece desde já a internalizar que se a relação vai mal, em nada adianta tapar o sol com a peneira. Contudo, não se iluda acreditando que mais vale uma noite bem dormida a um mergulho profundo no problema do casal. E lembre-se: precisando de ajuda, não hesite em pedir buscar auxílio profissional.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta