Após a bulimia nervosa, iremos discorrer sobre mais um transtorno alimentar grave e bastante preocupante: a anorexia nervosa. Também conhecida simplesmente como anorexia, este transtorno alimentar faz com que você diminua drasticamente a quantidade de alimentos que consome devido ao medo de engordar.
Os anoréxicos (como são denominados as pessoas acometidas por anorexia nervosa) realizam exercícios físicos em excesso, tentando queimar as calorias ingeridas para não ganhar peso extra.
Mesmo quando se desgastam fisicamente, ao ponto de ficarem muito abaixo do peso considerado saudável e serem classificados, devido a isso, como magros doentios, os anoréxicos ainda consideram-se obesos. Por isso continuam a comer tão pouco quanto possível e a exagerar na prática de exercícios físicos.
Infelizmente, sem nutrientes suficientes no corpo, os órgãos internos de um anoréxico podem falhar, podendo, devido a isso, resultar no surgimento de outras doenças ou, até mesmo, na morte do indivíduo.
Sintomas de anorexia
Raramente um anoréxico reconhece que está sendo acometido pelo transtorno e nem procura ajuda. Portanto, muitas vezes cabe aos familiares e amigos, que suspeitam da possibilidade de ser um caso de anorexia nervosa, buscar auxílio de profissionais.
Alguns dos sinais que indicam um quadro de anorexia são:
- preocupação excessiva com o número de calorias dos alimentos;
- limitar ou evitar as refeições;
- mentir para evitar se alimentar;
- consumir apenas um determinado tipo de comida;
- praticar exercícios excessivamente, particularmente após às refeições;
- perda brusca de peso;
- excessivo interesse em questões sobre peso, aparência do corpo e dietas;
- pouca energia;
- ocorrência frequente de doenças;
- sono em demasia;
- progressivo isolamento da família e dos amigos;
- interrupção do ciclo menstrual (amenorréia);
- depressão, ansiedade e irritabilidade;
- crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro;
- reduzido ou inexistente apetite sexual;
- desnutrição e desidratação;
- anemia;
- hipotensão (diminuição da pressão arterial);
- redução da massa muscular;
- intolerância a pequenas quedas de temperatura;
- osteoporose (rarefação e fraqueza óssea).
- A anorexia nervosa afeta principalmente os adolescentes, de ambos os sexos, e normalmente está ligada à questões de auto-imagem e de dificuldade de aceitação em um grupo social.
A gravidade do quadro de anorexia aumenta se o mesmo for motivado por comportamentos obsessivo-compulsivos, abuso sexual ou por casos de bullying.
Sempre é recomendável buscar-se ajuda profissional a fim de que sejam desenvolvidas as ferramentas adequadas para o enfrentamento do problema.
Outra doença que temos observado, vem crescendo em números de casos, principalmente entre os jovens. Infelizmente a mídia só fortalece esse desejo dos jovens de ter o corpo ideal, sem perceberem que cada um tem o seu biotipo e metabolismo. É o cultismo ao corpo de forma exagerada. Vamos pensar que o mais importante do que ter um corpo sarado é ter uma saúde perfeita. Valeu, Elidio Almeida, por estar aqui sempre nos dando uns toques sobre os temas mais polêmicos da nossa sociedade.
To sofrendo muito sinto muita dor de cabeça tonteiras mal estar meus olhos embasam, ja tentei mas não consigo mais para tudo que como e bebo coloco para fora o pior que estou amamentando o que devo fazer faço a anos