Skip to main content

Os relacionamentos tóxicos e abusivos têm em comum a constante tentativa de manipulação e controle sobre a vida do companheiro ou da companheira. Diante desse propósito infeliz, a pessoa tóxica e abusiva impõe várias atitudes e condições que visam retirar a autonomia da outra parte, de modo a ter o domínio sobre a vida do parceiro ou parceira. Assim sendo, a pessoa tóxica e abusiva frequentemente utiliza-se de meios para isolar, agredir e diminuir sua vítima. Logo, com a outra parte sentindo-se inferior e insegura, as manipulações, os abusos e o controle ocorrem com mais facilidade. Por isso, é fundamental compreender como se livrar de um relacionamento tóxico e abusivo.

Sem perceber, a vítima reforça o manipulador

Nos dias atuais, felizmente, as pessoas conseguem identificar com mais facilidade os relacionamentos tóxicos e abusivos. Sem dúvidas, isso se deve ao modo como os termos tornaram-se populares, especialmente nas redes sociais. Contudo, muitos homens e muitas mulheres ainda encontram dificuldade para se livrar dos relacionamentos tóxicos e abusivos.

Para sanar essa questão, é fundamental que as vítimas desse modo inadequado de relação compreendam que toda vez que elas cedem às imposições do abusador ou da abusadora tem, em regra, o efeito oposto ao esperado. Isto é, normalmente a vítima de um ato abusivo e tóxico compreende, equivocadamente, que ceder à manipulação fará o outro feliz. Logo, apesar do desconforto, não veem maiores problemas em ceder, pois acreditam que o imbróglio será resolvido naquele momento e a relação prosperará. Contudo, na prática, ceder às manipulações faz com que a pessoa abusadora sinta-se mais fortalecida. Por isso, a pessoa abusadora e tóxica sempre recorre a esta infeliz estratégia para ter o domínio da relação. Em outras palavras, sem perceber, a vítima contribui para que mais comportamentos tóxicos e abusivos ocorram no relacionamento, sedimentando a manipulação como característica do namoro ou casamento.   

relacionamento tóxico, relação tóxica, pessoa tóxica, relacionamento abusivo, relação abusiva, pessoa abusiva, terapia de casal, terapia de casal em Salvador, psicólogo em Salvador, terapia de casal, Elidio almeida
Estabelecer limites e buscar ajuda são os caminhos para se livrar de relacionamentos tóxicos e abusivos.

Para se livrar de relacionamentos tóxicos e abusivos é fundamental estabelecer limites e buscar ajuda

Recentemente tratei sobre a importância de se estabelecer limites nos relacionamentos (veja aqui). Tal lógica, sem dúvidas, é o caminho pelo qual homens e mulheres que vivem em relacionamentos tóxicos e abusivos poderão se livrar desse modo doentio de relacionamento amoroso. Afinal, como dito acima, ceder ou não estabelecer fronteiras, contribui para que o abusador, conforme sua conveniência, assuma o controle do namoro ou do casamento. Além disso, as pessoas que vivem em relações tóxicas e abusivas, especialmente as vítimas, devem buscar ajuda. Afinal, contar com uma rede de apoio (amigos e familiares), buscar uma psicoterapia, seja individual ou a Terapia de Casal, bem como denunciar os casos de abusos e agressões. Sem dúvidas, tais atitudes farão com que os danos cessem e os envolvidos possam construir um modo de relação mais adequado e funcional. 

Uma dica importante para todos é compreender que nem sempre os envolvidos conseguem enxergar os danos e consequências dos relacionamentos tóxicos e abusivos. Por isso, amigos e familiares têm um papel fundamental de alertar e intervir na questão para que o mal não cresça ou provoque sequelas físicas e emocionais aos envolvidos.

O que você pensa sobre isso? Deixe seu comentário ou compartilhe com alguém que precisa refletir sobre essa questão.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

3 Comments

Deixe uma resposta