Skip to main content

Conhecimento é o segredo para construir uma relação de sucesso. Desse modo, saber identificar os comportamentos que podem salvar ou destruir o relacionamento é fundamental. Ainda mais quando esse conhecimento se converte em segurança e estabilidade para o namoro ou casamento. Isto é, ter propriedade sobre a relação é uma condição para a felicidade do casal. No entanto, as pessoas têm feito isso de maneira inadequada.

Às vezes, você acredita que conhece a outra pessoa pelo simples fato de conviver com ela há bastante tempo. Isso não é suficiente. De nada adianta conviver com alguém de quem você não consegue acessar os sentimentos e emoções: o DNA de qualquer relação. Por isso, precisamos desenvolver ferramentas para conhecer de forma mais profunda as pessoas com quem convivemos. Isso é ainda mais necessário quando se trata da relação amorosa. Sem o conhecimento da outra pessoa, teremos dificuldades para lidar com os comportamentos que podem destruir o relacionamento: ciúmes, traição, falta de diálogo. 

Comportamentos que podem destruir ou salvar o relacionamento elidio almeida psicólogo terapia de casal em salvador

Controlar a vida do outro.

Não é disso que estamos falando. Na verdade, a ideia de controlar seu companheiro ou companheira revela que vocês estão mal. Ou seja, tentar controlar a vida do outro só contribui para minar o relacionamento.

Muita gente acredita que, para conhecer o outro, deve ter controle total da vida dele. Em nome dessa regra, todos os movimentos do companheiro ou companheira passam a ser vigiados. Qualquer imprevisto é motivo de tensão e tudo tem que ser provado. Inclusive falei especificamente sobre isso no post voo cancelado, ciúme mantido.Veja.

Aqueles que agem dessa forma, seja cobrando ou dando provas daquilo que estão fazendo, acreditam que um dia desenvolverão confiança no outro. Na verdade, essas pessoas só revelam o quanto são inseguras e não confiam em seu par. Por essa razão, utilizam-se desses artifícios de controle frágil e questionável.

Só para exemplificar: se você sai de casa para o trabalho e precisa provar para seu namorado ou namorada que realmente está trabalhando, fique atento(a)! Isso não é estratégia para construir segurança no relacionamento, é controle. Esse é um dos comportamentos que podem destruir o relacionamento. Além disso, reflete o estado patológico do ciúme.

homem-controlador Comportamentos que podem destruir ou salvar o relacionamento elidio almeida psicólogo terapia de casal em salvador

Como conhecer o outro e salvar o relacionamento?

A principal recomendação é investir na expressão adequada dos sentimentos e das emoções. Quando temos acesso aos reais sentimentos emoções que estão presentes na relação, sentimo-nos mais seguros e acolhidos. Em outras palavras, conhecemos melhor a pessoa a quem tanto desejamos. Para isso, não precisamos investir em comportamentos que destroem a relação, como é o caso do controle.

Mesmo que muitas pessoas façam de tudo para saber o passo a passo do outro na relação, isso não ajudará em nada a resolver os conflitos do relacionamento. Tentar controlar o companheiro(a) não salva o relacionamento. Somente as pessoas que lidam adequadamente com os sentimentos (seus e do outro) terão mais sucesso na construção da relação. O êxito do relacionamento ocorre em função do conhecimento, respeito, admiração e cumplicidade, comportamentos que podem salvar a relação.

Uma dica importante!

Lembre-se de que construir uma relação requer mais que convivência. Não é fazendo aquilo que é conveniente para si ou para o outro que te permitirá ser feliz nessa relação. O segredo é conhecer a si mesmo, o outro e a relação que vocês se propuseram a ter.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta