Skip to main content

Entrevista sobre Bullying e Comportamento Assertivo na revista Gestão Educacional. A edição de maio da revista Gestão Educacional trará uma entrevista com o psicólogo Elídio Almeida. Elídio foi entrevistado pelo repórter Fábio Torres e falou sobre o desenvolvimento da assertividade nas crianças como forma de combate ao bullying, assim como as causas e consequências do bullying no ambiente escolar.
comportamento assertivo psicólogo em salvador elidio almeida

Bullying e o Comportamento Assertivo

O comportamento agressivo, expressado de forma física ou verbal, conhecido como bullying, é um dos graves problemas enfrentados em todo o mundo. E o local onde esse comportamento mais acontece é nas escolas. Colocar apelidos, humilhar, isolar ou até mesmo agredir fisicamente o colega são algumas das ações que refletem negativamente o contexto em que isso acontece.
Ao falar de bullying, precisamos considerar os fatores culturais, sociais e históricos da vida do alvo ou do agressor, além de focar em como esse tema foi tratado ao longo do tempo e em que características e circunstâncias em que ele ocorre. Através desse posicionamento, podemos entender o que acontece no contexto de forma inadequada, favorecendo a ocorrência do bullying.
Comportamento-Assertivo-comportamento assertivo psicólogo em salvador
Bullying, delinquência, problemas de conduta, indisciplina, entre outros conceitos que definem praticamente o mesmo fenômeno, sempre estiveram presentes no contexto escolar. Por isso, não devemos dizer que o bullying é um fenômeno novo nas escolas. O que pode ser considerado recente são os estudos científicos a respeito do tema, realizados em todo o mundo, para discutir as graves consequências que este fenômeno tem provocado e formas eficazes de combatê-lo.
A entrevista tem o objetivo de compartilhar informações com os educadores, para que novas medidas sejam adotadas e o bullying não continue causando danos. A revista Gestão Educacional é uma publicação mensal da Humana Editorial – Curitiba/PR –  e poderá ser adquirida nas bancas de todo país a partir de 1º de maio. Em breve estará disponível também aqui no blog.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta