Skip to main content

TESTE VOCACIONAL – No dia primeiro de janeiro de 2013, a BandNewsFm Salvador levará ao ar uma entrevista com o psicólogo Elídio Almeida, falando sobre teste vocacional. Nesta entrevista, Elídio Almeida aproveitou o ensejo do início de ano e todo o processo de mudança próprio desta época para falar especialmente para os jovens que estão escolhendo a futura profissão ou iniciarão um curso universitário em 2013.
teste vocacional psicólogo em salvador elídio almeida

“Todo processo de mudança demanda conhecimento do ambiente e estratégias de adaptação, para que sejam evitadas as ansiedades indevidas e haja superação das dificuldades. Por isso, é extremamente importante que o jovem tenha orientação segura e apoio nessa fase tão importante da sua vida”, disse.

Durante o Ensino Médio, e com a aproximação do vestibular, a tensão dos jovens para optar por uma profissão tende a se agravar, por isso alguns necessitam de um suporte psicológico para passarem por esse momento de forma menos danosa. Por essa razão, muitas pessoas me perguntam o que fazer neste momento tão delicado para o jovem.

Por que é importante fazer um Teste Vocacional?

Uma boa estratégia é tentar entender suas preferências atuais, como elas foram construídas, que coisas você gostava antes e hoje não gosta mais, o que você pretende fazer no futuro ou como gostaria de viver. Ou seja, refletir sobre essas questões pode trazer insights interessantes. Que tal tentar pensar um pouco sobre isso?

“Costumo dizer que não há uma receita pronta, pois cada pessoa é diferente da outra, mas algumas dicas podem ajudar”, disse.

Desse modo, Elídio deu dica aos jovens para o sucesso antes, durante e depois da faculdade, destacando os comportamentos adequados para cada uma dessas fases e das situações prováveis desse trajeto, que normalmente é cercado de novas descobertas, tanto no âmbito profissional como pessoal. Elídio foi entrevistado pela repórter Daniela Vieira. A entrevista na íntegra poderá ser ouvida na programação da 99.1 FM, no primeiro dia de 2013.

 
Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

2 Comments

  • Laura Lerena disse:

    John mostra a uma sociedade elitista que a arte e a sensibilidade é inerente do individuo não é adquirido com o poder econômico, basta só oportunidade.

    • Verdade Laura, teríamos um mundo muito mais justo de mais pessoas pensassem assim. Obrigado pela participação.

Deixe uma resposta