No dia 30 de setembro, fiz uma palestra no Colégio Assunção. O tema abordado foi “reconhecendo os quadros de estresse e depressão desde a infância“. A palestra fez a abertura do 4º Simpósio de Educação, promovido anualmente pela escola. Participaram do evento 240 pessoas, entre pais de alunos e membros da comunidade escolar.
Estresse e depressão entre crianças e adolescentes.
A Organização Mundial de Saúde informa que, a partir da década de 80, crianças e adolescentes passaram a apresentar quadro de estresse, ansiedade e depressão semelhante ao visto em adultos. Tal comportamento chamou a atenção de diversos estudiosos do tema. Entre eles, havia um questionamento: “Por que crianças e adolescentes que (em tese) não têm o mesmo ritmo de vida dos adultos estão sendo vitimados pelos mesmos transtornos emocionais?” Desde então, as descobertas têm sido preocupantes.
Crianças e adolescentes frequentam basicamente dois ambientes: casa e escola. Considerar essa segmentação é fundamental. Adultos têm um ritmo de vida muito mais diverso (casa, faculdade, trabalho, responsabilidades financeiras… ). Por isso, é fundamental direcionarmos nossos olhares e atenção para os contextos em que as crianças e adolescentes convivem. Dessa forma, teremos melhores condições de compreender algumas das razões para o adormecimento emocional dos mais jovens.
A palestra sobre depressão em crianças e adolescentes
Explorar a vivência das crianças e adolescentes nos contextos das escolas e de seus lares foi a tônica da palestra. Partindo da nossa relação atual com as redes sociais, vimos como temos criado resistência para expressar nossos sentimentos e emoções. Ou seja, ao vermos tantas pessoas felizes, bem-sucedidas e em constante sucesso, passamos a ter dificuldade para expressar algum sofrimento por que, eventualmente, estamos passando. Se isso é complexo para nós adultos, imagine para crianças e adolescentes, que possuem um repertório comportamental ainda em desenvolvimento.
Desse modo, vimos as principais ocorrências relacionadas ao contexto escolar que podem desencadear estresse e depressão nas crianças e adolescentes. No entanto, refletir sobre os lares em que essas crianças estão inseridas na atualidade foi algo bastante esclarecedor. Sob essa perspectiva, todos os presentes puderam repensar seus papéis na formação e desenvolvimento das crianças.
Assim, vimos que muitas crianças são envolvidas (direta ou indiretamente) em conflitos dos pais. Muitos casais estão passando por dificuldades na condução do relacionamento e, mesmo sem perceber, estão atingindo seus filhos. Dessa maneira, sem muitas opções para lidar com esses conflitos, crianças e adolescentes começam a mudar o comportamento, tornando-se cada vez mais introspectivos ou agressivos. Quando finalmente direcionamos nossa atenção a eles, percebemos que quadros de estresse, ansiedade, depressão e outros males já se encontram em níveis avançados.
A importância da parceria entre escola e família
Para mim, como profissional, a palestra cumpriu um papel fundamental: ressaltar a parceria entre escola e família na atenção e cuidado para com os menores. Os feedbacks apresentados pela escola e pela maioria dos 240 participantes da palestra foram muito produtivos. Todos sinalizaram a relevância dos temas ali abordados.
Assim, concluímos que, muitas vezes, submetemos nossas crianças e adolescentes a tratamentos de caráter duvidoso. Quase sempre, tais abordagens negligenciam a necessidade de observar o contexto em que crianças e adolescentes estão inseridos, especialmente suas famílias, a relação dos seus pais e como isso pode repercutir no quadro emocional de pessoas que nem sempre estão preparadas para lidar com determinados sentimentos e emoções.
Parabéns ao Colégio Assunção pela investida e magnífico trabalho social oferecido aos participantes. A todos aqueles que estiveram presentes e participaram da palestra, sou grato pelo nosso encontro.