Skip to main content

No mês passado, tive satisfação de ministrar duas palestras para funcionários da Bahiagás. As palestras ocorreram na sede da empresa em Salvador e na unidade do Pólo Industrial de Camaçari. O tema abordado nas palestras foi a Síndrome de Burnout e o estresse ocupacional causado pela exaustão do trabalho. As palestras fizeram parte da semana interna de prevenção a acidentes de trabalho – SIPAT. O tema escolhido buscou evidenciar a qualidade de vida emocional e psicológica dos funcionários daquela empresa.

 

palestra síndrome de bunout psicólogo Elídio Almeida Sipat

Falar sobre estresse e saúde ocupacional tem sido uma ação cada vez mais relevante dentro das empresas. Ciente disso, a Bahiagás buscou oferecer aos seus funcionários a oportunidade de dialogar mais sobre essa questão. Por meio do contato direto com um psicólogo, os participantes da palestra puderam compreender melhor a dimensão das emoções existentes no ambiente e nas relações de trabalho. Isso só foi possível porque é o psicólogo o profissional habilitado a lidar com questões de ansiedade e estresse. E, terapeuticamente, lida e intervém nessas questões com seus pacientes.

 

As emoções no ambiente de trabalho.

A palestra teve como base as emoções e sentimentos gerados no cotidiano dos profissionais. Foram exploradas questões como a ansiedade e o estresse. Sempre ressaltando o impacto dessas experiências, tanto na vida profissional como na vida pessoal dos envolvidos nessas questões. Esses quadros serviram de lastro para falarmos sobre a saúde ocupacional e a Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout, que também é conhecida como a síndrome do estresse ocupacional, está relacionada à qualidade das relações vividas no contexto do trabalho. Ou seja, quando as relações de trabalho são deficitárias e as emoções não são abordadas adequadamente. Dessa forma, o funcionário vai desenvolvendo mecanismos de afastamento e introspecção.

Com o avançar dos episódios de afastamento, a pessoa pode desenvolver quadros de ansiedade extrema, depressão e outros males que afetam a saúde e sua relação com o trabalho. Para evitar que tais quadros se instalem, a Bahiagás optou por conscientizar e orientar seus funcionários, fazendo com que o conhecimento seja a principal ferramenta para combater eventuais déficits emocionais de sua equipe.

 

Como evitar o estresse ocupacional e a Síndrome de Burnout no ambiente do trabalho?

Por meio de uma apresentação sucinta e objetiva acerca do tema, contemplamos na palestra o melhor antídoto para driblarmos os conflitos do estresse ocupacional. Para evitarmos os adoecimentos emocionais no ambiente de trabalho, é imprescindível a prática do comportamento assertivo.

 

sindrome-burnout-palestra estresse ocupacional psicólogo elídio Almeida

Falar da assertividade foi uma estratégia fundamental. O comportamento assertivo municia a equipe a lidar melhor e a expressar adequadamente os sentimentos e emoções no ambiente de trabalho. Ser assertivo é, acima de tudo, propiciar o bem-estar emocional nas relações interpessoais. Por meio da assertividade, podemos driblar, com a devida qualidade, as ansiedades e os adoecimentos emocionais provocados pelo estresse ocupacional.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta