Skip to main content

Ao longo da minha carreira, além da atividade clínica, tenho realizados palestras e treinamentos em algumas empresas e instituições públicas e privadas.  Em um desses episódios, há um que tenho especial recordação: um treinamento motivacional para os empregados da Caixa. Esse evento tornou-se ‘sui generis’ pelo fato de ter contemplado todos os funcionários de uma das maiores centralizadoras de gestão do banco. O objetivo do treinamento foi impulsionar a autoestima dos funcionários, a fim de contribuir com a motivação no trabalho.

Assim, fugindo da praxe mercadológica-comercial que vigora nesse tipo de atividade, minha proposta consistia em realizar um projeto diferente. Desse modo, desde as primeiras negociação com o Banco, defendi que um treinamento com este intuito não deveria ser apenas dinâmico e/ou lúdico. Isso é, um treinamento motivacional efetivo precisa municiar os participantes com conteúdos sólidos. Afinal, somente uma atividade de relevância prática-pessoal gera mudanças tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal dos participantes. Por isso, a ideia foi fazer um treinamento motivacional pautado no comportamento assertivo.

treinamento assertividade Elídio Almeida psicólogo em salvador
Somente com treinamentos motivacionais eficazes é possível desenvolver novas ideias

Motivação no trabalho e comportamento assertivo

Qualquer organização, seja de pequeno, médio ou grande porte como a Caixa, espera ter pessoas comprometidas e motivadas em seu ambiente. No entanto, gestores das mais diversas instituições são unânimes em concordar que essa não é uma tarefa fácil. Justamente por isso o “Comportamento Assertivo” é uma aliado fundamental para manter a motivação no trabalho, visto que a assertividade torna as pessoas mais seguras de si. Ou seja, à medida que os colaboradores ganham propriedade sobre o comportamento assertivo, praticam essa habilidade no ambiente de trabalho. Assim, alguns fenômenos passam a acontecer com mais facilidade:

  • todos conseguem expressar melhor suas opiniões, sentimentos e emoções.
  •  sentem-se mais ouvidas, compreendidas e respeitadas.
  • os diálogos fluem com mais naturalidade.
  • o vínculo emocional entre os componentes do grupo e o ambiente de trabalho torna-se mais humano e menos mecânico.

Tudo isso aumenta a sensação de pertencimento e fortalecimento dos laços emocionais entre os empregados e a instituição.

Como a assertividade contribui para motivação no trabalho?

Além do que foi dito acima sobre o comportamento assertivo, é importante destacar alguns benefícios dessa ação. Ao agir com assertividade, surge uma percepção concreta de segurança pessoal, com reflexo direto na autoestima. Desse modo, ser assertivo contribui para motivação no trabalho, pois torna possível a expressão de sentimentos e emoções de forma mais adequada. Na prática, tal ação representa comunicações mais empáticas, redução dos conflitos, bem como menos falha nos diálogos praticados na empresa . Além dos mais, isso contribui para os ajustes mais harmoniosos e contextualizados das relações (sejam elas verticais ou horizontais). 

treinamento e palestra assertividade no trabalho Elídio Almeida psicólogo em salvador
Assertividade como ferramenta de motivação e resultados

Tudo isso parece incrível, não é mesmo? Por isso, não tenho dúvidas de como seria ótimo se todos tivessem acesso a ambientes de trabalho com essa configuração. Afinal, além dos usuais estímulos de motivação no trabalho, a exemplo de executar uma prática realizadora, satisfatória e bem remunerada, todos precisam conviver e atuar em um ambiente com relações assertivas. Por isso, sempre recomendo que procurem saber mais sobre a assertividade. Por meio dela, é viável manter a motivação no trabalho e na vida. Assim, sempre que possível, acrescente esse comportamento à sua rotina.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta