Skip to main content

Conforme informei no post anterior, na última sexta-feira, dia 07 de agosto, participei do I simpósio de Educação do Colégio Assunção, em que apresentei a palestra: Relacionamento Pais e Filhos – Limites sim, traumas nunca! O evento, que aconteceu em comemoração aos 60 anos do colégio, um dos mais tradicionais de Salvador, contou com a participação dos funcionários da escola, pais, alunos e membros da comunidade.

Palestra e troca de experiências.

Pra mim, foi uma satisfação muito grande poder dialogar com os participantes, trocando conhecimentos e experiências. Na palestra, procurei abordar aspectos das relações entre pais e filhos, fazendo um apanhado dos aspectos históricos que diferenciam as gerações, as características contemporâneas, as dificuldades encontradas para estabelecer limites e dicas de como cada família pode enfrentar os problemas de relacionamento com os filhos.
Já falamos aqui no blog sobre a importância de termos comportamentos assertivos em nossas relações.
Ser assertivo significa dizer que sabemos expressar adequadamente nossas emoções e sentimentos. Quando conseguimos agir desta forma, temos muito mais facilidade para colocar limites nas relações.
Embora possa soar como agressivo, colocar limites nas relações é simplesmente fazer valer nossos direitos e demarcar, de forma adequada, nosso espaço nos relacionamentos, sejam eles com desconhecidos, colegas de trabalhos, amigos, familiares e, é claro, na relação amorosa.
Mesmo reconhecendo a importância da assertividade e de como colocar limites em determinadas relações, muitas pessoas reclamam da dificuldade que é pôr isso em prática, de forma a não cometer erros ou exageros. Costumo sempre passar para meus pacientes que devemos começar com investidas mais simples até ganharmos prática e força pra experimentar comportamentos mais complexos.
Na oportunidade, fui simpaticamente recebido pelas queridas Irmãs Franciscanas Imaculatinas, que também me prestigiaram com suas presenças. Em tempo, quero agradecer ao colégio pelo convite, especialmente à professora Emília – diretora da instituição – que não mediu esforços para viabilizar minha participação neste evento. Meu muito obrigado a todos!

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta