Skip to main content

O psicólogo Elídio Almeida foi o convidado da revista Profissão Mestre, para participar da seção “Eu indico”, no Manual do Professor, na edição do mês de julho/2013.
Elídio Almeida psicólogo em salvador bullying-filme 1
O espaço apresenta, a cada edição, um especialista que sugere um filme diferente para o professor usar em sala de aula, por exemplo. Já participaram nomes como Cristovam Buarque (colunista da revista), Celso Antunes, Mozart Neves Ramos, Ilona Becskeházy, dentre outros. Elídio Almeida indicou o filme Bullying – provocações sem limites (2009), do cineasta espanhol Josetxo San Mateo.

Elídio Almeida considera o bullying como um problema social.

O comportamento agressivo, expressado de forma física ou verbal, conhecido como bullying, é um dos graves problemas enfrentados em todo o mundo. E o local onde esse comportamento mais acontece é nas escolas. Colocar apelidos, humilhar, isolar ou até mesmo agredir fisicamente o colega são algumas das ações que refletem negativamente o contexto em que isso acontece.
Elídio Almeida psicólogo em salvador bullying-filme 2
Ao falar de bullying, precisamos considerar os fatores culturais, sociais e históricos da vida do alvo ou do agressor, além de focar como esse tema foi tratado ao longo do tempo e em que características e circunstâncias ele ocorre. Através desse posicionamento, podemos entender o que acontece no contexto de forma inadequada, favorecendo a ocorrência do bullying.
Bullying, delinquência, problemas de conduta, indisciplina, entre outros conceitos que definem praticamente o mesmo fenômeno, sempre estiveram presentes no contexto escolar. Por isso, não devemos dizer que o bullying é um fenômeno novo nas escolas. O que pode ser considerado recente são os estudos científicos a respeito do tema, realizados em todo o mundo, para discutir as graves consequências que este fenômeno tem provocado e formas eficazes de combatê-lo.
Elídio Almeida psicólogo em salvador bullying-filme
A revista Profissão Mestre é uma publicação da Humana Editorial, voltada para professores e profissionais da educação e está disponível nas bancas e livrarias do país. Confira.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta