O Jornal da Record apresentou para todo o Brasil, uma série especial de reportagens abordando um tema que preocupa a todos: o Bullying. O foco, claro, chamar a atenção para a questão da violência física e psicológica praticada especialmente nas escolas. Nesse sentido, a série mostra várias perspectivas do tema, bem como demonstra casos ocorridos nas principais regiões do país. Ontem, foi a vez de Salvador, como representante da região nordeste. Nela, tive a grata satisfação de ser entrevistado, falando como especialista para matéria.
Todos sabem que provocações e brincadeiras fazem parte da rotina de jovens e adolescentes. No entanto, quando alguma pessoa se sente agredida com essa “brincadeira” ela passa a ser, na verdade, uma agressão. Afinal, algo que mesmo sem a intenção termina por prejudicar outras pessoas, não pode ser lúdico. Em outras palavras, isso é Bullying.
A iniciativa da Record em apresentar uma série com um tema tão polêmico como o bullying é muito importante. Antes de mais nada essa ação cria um alerta para essa questão, advertindo os jovens, pais, escolas e responsáveis.
Ao longo do tempo, as atitudes que machucam e fere muitas pessoas receberam vários nomes. A maioria deles soam aparentemente inofensivos. No entanto, independentemente dos termos, vários deles levam muitos jovens e adultos a atitudes extremas, como os casos de suicídio. Por isso que o Bullying é um termo novo que descreve um comportamento antigo. Por isso, todos devem estar alerta e bem informados. Somente dessa maneira que será possível lidar adequadamente com este mal que aflige muitas pessoas, especialmente os mais frágeis emocionantes.
Aqui no blog você poderá encontrar vários textos que escrevi sobre o tema. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, me escreva ou deixe seu relato nos comentários abaixo. Será uma satisfação falar contigo sobre este tema. Lembre-se: bullying não é brincadeira. Logo, o melhor remédio é falar sobe suas ocorrências e buscar ajuda.