Skip to main content

O que leva uma pessoa a tentar um suicídio? Se você quer saber quais motivos leva alguém a tentar o suicídio, está passando por momentos ruins em sua vida ou ainda conheça alguém nessas condições, leia atentamente ao texto.
São vários os motivos que levam uma pessoa a pensar ou tentar se matar. Geralmente esse comportamento é consequência do acúmulo de múltiplos fatores e experiências mal sucedidas presentes no histórico de vida da pessoa. Do mesmo modo, o surgimento de uma emoção negativamente abrupta pode, tirar dela a vontade de viver. Episódios desse tipo levam estas pessoas a compreender que não conseguem lidar com as próprias frustrações. Por isso, nessas ocasiões, muitas delas tentam suicídio.
Para alguém que tenta tirar a própria vida, o suicídio é visto como uma saída, fuga e até mesmo uma forma de dar um fim aos problemas. Pensar dessa maneira, é uma grande ilusão. Muito embora o suicida não veja dessa forma no momento da crise.
O que leva uma pessoa a tentar um suicídio? Psicólogo em salvador Elídio Almeida tratamento
Discutir sobre o comportamento suicida é fundamental. Mesmo com os tabus que rondam este tema, abordar estas emoções têm um caráter preventivo. Quanto antes compreendermos e tratarmos os sentimentos relacionados ao suicídio, mais fácil será superar as dificuldades, trazendo ou restaurando a qualidade de vida

O que leva uma pessoa a tentar um suicídio?

    • Chantagens emocionais
  • Crises psicológicas

Até mesmo não conseguir comprar um bem material, estão entre as principais causas para tentativas de suicídio na atualidade.
Isso demonstra que qualquer desilusão que ocorra na vida de uma pessoa com baixa tolerância à frustração pode desencadear uma ideação suicida, tentativa ou até mesmo a consumação do ato.

O papel das emoções

Nossas emoções são bens altamente valiosos. Por isso devemos dar a devida atenção aos sentimentos (nossos e das pessoas que nos rodeiam).
Constantemente recebo em meu consultório pessoas interessadas em compreender o  que leva uma pessoa a tentar um suicídio. Muitas vezes elas identificam familiares ou amigos que encontram-se frustrados, depressivos ou vulneráveis. Elas sempre desejam saber o que fazer quando uma pessoa começa a dar sinais que pode se matar. Costumo sempre dizer que todos os comportamentos devem ser respeitados e valorizados.
O que leva uma pessoa a tentar um suicídio? Psicólogo em salvador Elídio Almeida

O que não dizer a uma pessoa que está pensando em suicídio?

O mais preocupante são os casos em que familiares e amigos não conseguem enxergar ou dimensionar os sinais que a pessoa emite quando começa a pensar na possibilidade do suicídio. Mesmo quando isso é externado ou percebido, parentes e amigos tendem a não dar o devido valor a estes alertas. “Vai passar… ”, “É assim mesmo…” “Isso é só uma fase…”, “Você tem que ser forte…“.
Estas são as maneiras como pessoas que não conhecem a gravidade do assunto costumam lidar com esta situação. Ignoram aquilo que pode estar sendo uma forma de solicitar ajuda.
Coisas desse tipo devem ser evitadas. Agir dessa forma é como se não estivessem dando a devida importância ao “pedido de socorro”.

Boas intenções para motivar, funcionam?

Ainda que estejam imbuídas das melhores intenções, ao dizer coisas como  “Vai passar… ”, a mensagem que normalmente chega a pessoa que tenta suicídio  é completamente outra: Não vejo nada demais nisso”.
A ideia é motivar a pessoa a sair daquela situação, mas resultado termina sendo o oposto. Ainda que consigam um resultado paliativo ou uma melhora instantânea, aquilo não tem consistência e duração. Ao refletir sobre as “palavras de conforto”, a pessoa sente-se incompreendida.
Quem tenta ajudar dessa forma, acaba somente tentando desviar o foco. Ou seja, provocam ainda mais frustração para aquela pessoa que já está mal. Mesmo sem querer pioram ainda mais o quadro.
O recomendado, na verdade, é tentar acolher e aprofundar a questão. Somente assim estariam dando um suporte adequado. Mas fazer isso não é fácil e exige técnica especializada no assunto. Para isso é importante compreender o que leva uma pessoa a tentar um suicídio.
O que leva uma pessoa a tentar um suicídio? Psicólogo em salvador Elídio Almeida terapia

Falar em suicídio é um tabu.

Ainda hoje falar sobre sentimentos e pensamentos suicidas é um tabu para a maioria das famílias. Por esta razão, é de fundamental importância compreender o que pode levar uma pessoa a tentar suicídio. Ademais, buscar ajuda profissional para lidar de forma adequada com as emoções e as situações que envolvem o suicídio é salutar.. Especialmente naqueles momentos em que estas emoções estejam associadas a momentos de tristezas, melancolias, frustrações, perdas, quadros de ansiedades e depressão.
Infelizmente as pessoas costumam buscar ajuda qualificada somente quando a situação já está na iminência de uma tragédia. Isso é válido, pois o mais importante é salvar preservar vida. No entanto, o quanto antes as feridas emocionais forem tratadas, mais chances de sucesso teremos. O tratamento preventivo vai além de manter a pessoa viva. O propósito é superar as dificuldades e trazer de volta a motivação para viver com qualidade de vida.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta