Skip to main content

O número de casais que são infelizes no relacionamento é maior do que imaginamos. Muitos acreditam que viver um relacionamento é algo fácil. No entanto, a realidade pode ser menos otimista. A vida a dois não precisa ser fantasiosa para ser mais satisfatória. O fato é que todos os casais colecionam conflitos de várias espécies. Alguns casos são tão intensos que é necessário o auxílio profissional, na tentativa de encontrar uma saída para os problemas do relacionamento. Em todos eles, o desafio é saber quando um casal precisa de terapia.
quando um casal precisa de terapia casal-briga-separacao
Em textos anteriores, já sinalizei que os casais procuram a terapia como o último investimento para tentar salvar o casamento [veja].  O ideal seria que eles procurassem ajuda para resgatar a relação de forma preventiva. Porém, não é o que costuma ocorrer. A maioria dos casais prefere acreditar que os problemas serão resolvidos por si sós ou com métodos caseiros. A principal estratégia adotada por eles é evitar abordar as questões que vêm trazendo obstáculos e conflitos à relação. Com isso, os problemas crescem de forma exponencial, muito embora as drásticas consequências de escolhas erradas no momento mais crítico.

Quando um casal precisa de terapia?

O interessante seria que o casal procurasse um psicólogo quando identificasse as primeiras divergências impactantes, conflituosas e repetitivas na relação, especialmente aquelas questões sobre as quais não estão conseguindo chegar a bons acordos. Embora seja uma questão muito subjetiva e que sempre varia de casal para casal, todo mundo percebe quando as coisas não estão indo bem na relação. E esse pode ser o primeiro sinal que mostra quando um casal precisa de terapia.
quando um casal precisa de terapia Brigas-conjugais
Mesmo que a predominância seja pela procura profissional quando o casamento já está em estado terminal, devemos considerar que cada pessoa é única e que cada relação possui seu tempo. Por isso, nunca é tarde para procurar ajuda. Afinal, até mesmo por não se saber exatamente quando um casal precisa de terapia, tomar uma decisão desse porte não é fácil. Mesmo sem saber qual a melhor maneira de restaurar uma relação, cada pessoa – a sua maneira – faz o que é possível para salvar seu casamento. Todavia, por ser um processo de alta complexidade, nem sempre são tomadas as melhores decisões. Isso impede que bons resultados sejam alcançados.

Dificuldade e obstáculos para fazer uma terapia de casal.

Ainda temos muitas dificuldades culturais e sociais para o reconhecimento da importância da psicoterapia na vida das pessoas. Diante dos problemas, tendemos a buscar métodos paliativos, caseiros  e pouco profissionais, especialmente no que diz respeito aos relacionamentos. Esses recursos, em sua maioria, podem até estancar um ou outro sangramento. Porém, raramente resolvem os problemas com qualidade e de forma definitiva.
quando um casal precisa de terapia falta-de-atencao-causa-briga-entre-casais
Com tamanhos acúmulos de insucesso, uma hora será necessário enfrentar a realidade, muito embora seja tentador resistir às velhas e improdutivas estratégias de empurrar a poeira para debaixo do tapete. Em vista disso, ao se questionar sobre quando um casal precisa de terapia, saiba que sua relação e sua felicidade afetiva já podem estar em perigo.
Somente com decisões adequadas é que você sairá das estatísticas dos casais que são infelizes no relacionamento. Afinal, você já sabe que viver um relacionamento é algo complexo. Isso por si só demonstra que não dá para ficar tentando a sorte com métodos caseiros.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta