Skip to main content

A chegada do novo Coronavírus ao Brasil, trouxe mudanças e impactos à rotina de todos: dos governos aos relacionamentos amorosos. O isolamento social, medida necessária para conter a disseminação do Covid-19, está afetando os ânimos de muita gente. Assim, conforme abordei numa postagem recente, diversos casais estão enfrentando dificuldades no convívio durante a quarentena (veja aqui). Enquanto ainda estamos nos primórdios dessa experiência, informações vindas da China, onde a epidemia em curso teve início, dão sinais daquilo que está por vir. Lá, com a vida voltando ao normal, nota-se o aumento no número de divórcios após o período de confinamento.

Será que o mesmo vai acontecer aqui? Provavelmente sim. Prova disso pode ser um vídeo que circula pelas redes sociais, no qual homens e mulheres se identificam. Nele é possível ouvir um homem gritar: “Socorro, alguém me ajude. Eu não aguento mais a minha mulher”. (veja abaixo). Embora o vídeo possa parecer engraçado, pode demonstrar a realidade de muitos lares nesse momento de confinamento.

Imagens da internet que circulam nas redes sociais: homem pede socorro por não suportar a convivência com a mulher durante a quarentena do Coronavírus

Consequências inesperadas

Certamente esse período de quarentena deixará consequências inesperadas para todos. Com efeito, muitos casais podem não resistir à convivência integral imposta pela medida de confinamento que busca evitar a disseminação do Coronavírus. Isto é, nesse momento, muitos relacionamentos estão sendo postos à prova. Alguns, verão suas mazelas potencializadas e expostas pela dificuldade e insuportabilidade de convivência devido ao período de isolamento social. Outros vão engrossar as estatísticas sobre os divórcios.

Não por acaso a China vive hoje uma corrida aos cartórios por aqueles que não pretendem seguir juntos após o confinamento. Conforme indica a BBC, a cidade de Xi’am, na região central do país, é um exemplo disso. Depois do período crítico do Coronavírus, houve nesta cidade um recorde no número de pedidos de divórcio nas últimas semanas. Embora existam diversas variáveis para essa ocorrência, a exemplo da possibilidade de uma demanda reprimida, a dificuldade de convivência entre os casais mostra-se como hipótese principal. Muito provavelmente essa poderá ser uma realidade a ser vivida aqui no Brasil.

casal com dificuldade de convivência psicólogo Elidio Almeida especialista em terapia de casal em Salvador
A convivência intensa durante o perdido de quarentena pode levar muitos relacionamentos à separação.

O coronavírus pode aumentar os divórcios

Não faz muito tempo que comentei alguns dados de uma pesquisa do IBGE sobre os casamentos e divórcios no Brasil. Veja aqui. Na ocasião, apenas na Bahia, o número de separações formais de relacionamentos foram de 25 mil. Isto significa que, somente em 2018, a cada três casamentos realizados, um terminou em divórcio no Estado. Se em condições normais os índices foram tão alarmantes, o que esperar dos relacionamentos após o período de quarentena na Epidemia do Coronavírus?

Embora ainda seja cedo traçar prognósticos seguros quanto a essa questão, sabe-se que não é possível ser muito otimista. Afinal, após grandes episódios de alterações abruptas e confinamentos como este, as pessoas passam a fazer escolhas de maneira mais criteriosa. Para ilustrar, buscam valorizar mais seu bem-estar e sua qualidade de vida. Com efeito, isso perpassa pela avaliação do próprio relacionamento amoroso. Em outras palavras, é comum estimar mais aquilo que realmente interessa, abdicando dos estorvos.

casal com dificuldade de relacionamento durante a quarentena psicólogo Elidio Almeida especialista em terapia de casal em Salvador
Coronavírus: confinamento pode levar os casais a refletir sobre a qualidade do relacionamento.

Não há motivos para pânico

A pandemia do CONVID-19 é delicada e trouxe alterações e impactos à rotina de todos. As medidas de isolamento domiciliar, além de evitar a disseminação exponencial do vírus, colocará muitos relacionamentos à prova. Em contrapartida,, medidas eficazes certamente vão trazer efeitos significativamente positivos e evitar muitos divórcios no Brasil. 

Em primeiro lugar, evite atribuir ao confinamento a dificuldade de conviver com seu companheiro ou companheira. Provavelmente, vocês já estavam com problemas antes do isolamento domiciliar; a convivência intensa apenas potencializou isso. Em segundo lugar, evite colocar a poeira para debaixo do tapete. Certamente vocês já não enfrentam e resolvem os problemas da relação há bastante tempo. Repetir isso neste momento não vai ajudar em nada. Por fim, não menos importante, é certo que muitos casamentos sairão mais fortalecidos após a pandemia do Coronavírus. Para isso, é fundamental que o casal adote comportamentos adequados para evitar o divórcio, de modo a equilibrar a relação. Isso vale tanto para esse contexto quanto para o pós-pandemia.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta