Skip to main content

Um leitor do meu blog escreveu comentando que observou numa banca de revista uma publicação semanal que lhe chamou a atenção. Nela, a capa trazia como destaque o caso de uma novela que dava conta de uma relação entre um vilão homofóbico com um rapaz gay. O leitor questionou: Elídio, é possível um homofóbico ser um gay enrustido? Com isso, ele pediu um post com esclarecimentos sobre esta questão. Afinal, é possível uma pessoa homofóbica se relacionar com um homossexual?

O pedido é desafiador pelo fato de eu não assistir à novela. Do mesmo modo, não vi a revista, tampouco conheço a história das personagens. Mesmo assim, a questão é pertinente e interessante. Vejamos.

Novela da Globo retrata  caso polêmico: um homofóbico que se relaciona com um rapaz gay.
Novela da Globo retrata caso polêmico: um homofóbico que se relaciona com um rapaz gay.

Os homofóbicos são gays enrustidos?

Alguns estudos afirmam que atos de intolerância, em muitos casos, têm a função de tentar esconder ou disfarçar aquilo que o próprio agressor identifica em si. Isto é, gestos como o racismo, etnocentrismo e outras formas de preconceito como a homofobia, são adotados por algumas pessoas que se reconhecem nesses grupos, porém não conseguem aceitar-se como tal. Em outras palavras, isso significa dizer que certos indivíduos expressam sua autonegação por meio da agressividade, violência e revolta; tudo isso na tentativa de camuflar ou não chamara atenção para elas mesmas. Assim, as razões para esse “disfarce” pode ocorrer pelo fato do ambiente não aprovar tais comportamentos, bem como pelo receio ou medo de represálias do corpo social.

Outros estudos também revelam que heterossexuais seguros e convictos de sua sexualidade não se sentem ameaçados por orientações ou práticas sexuais distintas Também, dados revelam que a maior parte das agressões homofóbicas são praticadas por pessoas inseguras, especialmente no que tange a própria sexualidade. Certamente, isso reforça a ideia sobre os homofóbicos serem gays enrustidos. Ainda assim, apesar das evidências, não é possível generalizar. Afinal, muitas outras variáveis sócio-históricas devem ser consideradas para a postura homofóbica.

A sociedade contribui para que muitos gays tenham sua sexualidade vivenciada ocultamente.
A sociedade contribui para que muitos gays tenham sua sexualidade vivenciada ocultamente.

Os disfarces perfeitos para os homofóbicos

Considerando que muitos gays são se aceitam pelo fato de viverem numa sociedade homofóbica que oferece risco à vida dos homossexuais, vale considerar que esse mesmo corpo social oferece esconderijos “prefeitos” para esse disfarce. Algumas organizações políticas, grupos reacionários como os famosos skinheads ou religiosos que perseguem os homossexuais, são exemplos desses ambientes. Também, para não ficar apenas nos extremos, é importante lembrar que alguns relacionamentos heterossexuais também cumprem a mesma função. Ou seja, para alguns, a lógica seria: quem vai desconfiar de mim se seu for casado e tiver filhos?”

Por essa razão, é interessante pensar que as pessoas que se engajam nesse tipo de comportamento têm um gasto de energia muito grande para manter esses engajamentos e disfarces. Além disso, há muito sofrimento pessoal e social nessa questão. Assim, a necessidade de apoio, compreensão e a construção de um ambiente mais acolhedor é urgente e fundamental. Pensar num mundo menos ameaçador para os LGBTQIA+ será garantia de autenticidades sem espaço para o sofrimento camuflado e desmedido. 

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

2 Comments

  • Emperor disse:

    cara eu acho ridículo fala que um homofobicos e gay enrustido porque gays acha que os heterossexual não pode ser como eles e fica intulando como gays enrustido pra min deveria existe sim tamben um lei como a heterofobia como criarão lei pro gays tem que ter lei pro heterossexual ter sua liberdade de pensamento e fração em cima de gays como eles tem pensamento em cima de homofobico lei a favor ao Hetero lei contra pl122 diga não a pl122 heteros tem seu pensamentos então não invade livre pensamento do hetero e dos homofobicos

  • Olá “Emperador”!
    Obrigado pelo comentário e pela visita ao meu blog. Confesso que fiquei sem entender seu protesto. O texto acima tem uma postura muito clara em defender um grupo minoritário como é o caso dos gays, mas em momento algum aponta, critica ou fere qualquer direito de pessoas heterossexuais. A idéia é questionarmos as diferenças e defendermos igualdade de direitos para todos. Deixo como sugestão conhecer um pouco mais sobre a PL22, para que você possa argumentar melhor seus pensamentos. Se desejar poderemos falar conversar mais sobre o tema. Um abraço.

Deixe uma resposta