Skip to main content

Vídeo une homofóbicos e homossexuais. Dentre tantos vídeos que fazem sucesso no YouTube, um deles me chamou bastante a atenção: o First Gay Hug (A Homophobic Experiment) | First Kiss Video. E parece que não fui o único. Em uma semana, o vídeo alcançou mais de 3,3 milhões de visualizações. O vídeo mostra um experimento instigador, feito pelo canal “The Gay Women Channel”. Eles juntaram pessoas que se declararam homofóbicas com pessoas homossexuais e pediram que eles conversassem.
Homofóbicos e Homossexuais primeiro abraço psicólogo em salvador elidio almeida
Inicialmente, as pessoas demonstram certo desconforto, em especial as que se declararam homofóbicas. Em seguida parece que o preconceito fica de lado. Nos diálogos que são guiados pela curiosidade sobre o modo de vida de cada personagem termina por aproximar os opostos.
Homofobia e suas raízes: Será que os homofóbicos são gays enrustidos?
Lupo não quer vender suas cuecas para os homossexuais.
Armário são para roupas: Quebrando correntes para viver a sexualidade.
Apesar de ser um comportamento expressado diante das câmeras e todos os resultados mostrados serem favoráveis, penso que, de algum modo obteríamos o mesmo resultado, se por trás das câmeras, no dia a dia, as pessoas – principalmente os homofóbicos – experimentassem conhecer um pouco mais os homossexuais. Ao que parece, muitas pessoas apenas moldaram seus comportamentos de repulsa baseadas nos rótulos, sem sequer enxergar as pessoas que são discriminadas a revelia.

Vídeo reune Homofóbicos e Homossexuais.

Vale a pena conferir também os comentários prós e contras que foram deixados no canal por simpatizantes, homofóbicos e homossexuais. Uma dica legal é que o vídeo possui as legendas em português e em vários outros idiomas, basta clicar no ícone “Legendas ocultas” e escolher “Traduzir legendas”.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta