Skip to main content

Compreender os comportamentos que torna o relacionamento amoroso bem-sucedido é desafiador e mobiliza diversas pessoas em torno dessa questão. Por isso, frequentemente, surgem estudos, teorias, hipóteses e dicas que se propõem a dar conta desse dilema. Embora não haja consenso entre todas essas proposições, o fato é que não existe apenas uma receita que torne qualquer união num caso de sucesso. Na verdade, há diversas condutas que podem convergir para tornar as relações mais prósperas. Em comum, todas elas apontam a importância da comunicação clara, associada a expressão adequada dos sentimentos e emoções, como ponto central para o sucesso do namoro ou casamento. Nessa mesma linha, um novo estudo revela que rir faz bem e melhora os relacionamentos.

Da briga ao riso: a melhora dos relacionamentos

Um dos posts mais lidos aqui no blog questiona: “Casal que briga permanece junto?” (veja aqui). Por mais estranho que pareça, a resposta é sim. Obviamente, a permanência do enlace não ocorre pela briga. Nesses casos, ainda que por meios das discussões, o casal consegue exprimir os incômodos que atrapalham o relacionamento, direcionando o casal à solução. Mesmo assim, as brigas e agressividades não devem ser os meios de resolução de conflitos no relacionamento. Por exemplo, aqui mesmo no site há várias sugestões e alternativas bem mais eficazes para isso, inclusive a Terapia de Casal.

Também imbuído em encontrar condutas que ajudam os casais a terem mais sucesso no relacionamento, um experimento recente aponta outro ingrediente importante: o riso. Essa informação vem de um estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que analisou mais de 150 casais. No experimento, os pares foram convidados a discutir um problema ou conflito presente no relacionamento. A conclusão foi que o riso estava associado às emoções mais empáticas e positivas. Em linhas gerais, o levantamento sugere que rir faz bem e melhora os relacionamentos. Isto é, o riso é a liga que mantém as pessoas unidas. Em outras palavras, casais satisfeitos riem mais e usam esse o bom-humor para lidar com os problemas da relação. Ou seja, sorrir facilita a comunicação, expressão dos sentimentos, bem como auxilia na resolução dos problemas do casal.

Rir faz bem e melhora os relacionamentos pois são gestos acolhedores.
Rir faz bem e melhora os relacionamentos, pois são gestos acolhedores.

Rir é o melhor remédio

Certamente, não é novidade que sorrir faz bem às pessoas. Também não é surpresa que rir é um canal de expressão dos sentimentos que faz bem aos relacionamentos. Todavia, notar que o sorriso é uma via alternativa para abordar questões de conflito no convívio a dois é inovador. Isso ocorre, pois, por meio do sorriso e outros gestos de acolhimento, as pessoas se tornam mais receptivas a ouvir e compreender a mensagem do companheiro ou companheira. Ou seja, a outra parte não se sente desrespeitada ou ameaçada e isso ajuda no surgimento dos “combinados” rumo a manutenção e sucesso do relacionamento.

Em resumo, externalizar os sentimentos e emoções, especialmente aqueles que incomodam e prejudicam o relacionamento é essencial para o sucesso da relação. Muitos conseguem esse feito por meio das brigas e discussões. Todavia, esse método tem efeitos colaterais danosos e não favorece o bem-estar do casal. Assim, no intuito de resolver os problemas do namoro ou casamento, é fundamental ter em vista que há várias alternativas para este fim. Inclusive, como mostra o estudo citado acima: o bom-humor e o riso que servem de “cola” para restaurar a relação e juntar os pares. “Não que o riso seja um pó mágico. Ele, sinaliza que as pessoas têm uma relação e podem usar um gesto acolhedor para negociar o melhor caminho para seguirem juntas”. Pense nisso.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

One Comment

Deixe uma resposta