Conforme abordado anteriormente aqui no blog, a ansiedade é uma das características fundamentais à sobrevivência humana e, na maioria dos casos, pode ser considerada uma experiência normal e necessária (veja aqui). Apesar disso, quando a presença da ansiedade é constante e acarreta danos ao bem-estar e à rotina da pessoa acometida por este quadro, configura-se um transtorno psicológico conhecido por TAG ou Transtorno de Ansiedade Generalizada. Em razão disso, é necessário conhecer mais sobre esse fenômeno e suas formas de tratamento.
O que é TAG ou Transtorno de Ansiedade Generalizada?
Todas as pessoas, em alguma medida, são ansiosas. Aqueles que afirmam o contrário, certamente estão mentindo. Seja como for, quando a presença da ansiedade é constante no repertório comportamental de uma pessoa, é seguro dizer que ela está sofrendo com o Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG. Em linhas gerais, aqueles que foram acometidos pela ansiedade generalizada, apresenta, comportamentos bem característicos, tais como:
- Preocupações e medo constantes, ao ponto de interferir na capacidade da pessoa relaxar e levar a vida normalmente.
- Sensação ininterrupta de estar no limite do nervosismo ou que pode estourar a qualquer momento.
- Cansaço e desmotivação contínuos.
- Dificuldade de concentração e fácil irritabilidade.
- Sono insatisfatório, pois, geralmente, a pessoa ansiosa enfrenta dificuldades para iniciar o sono e adormecer.
- Pensamento acelerado, inquietação exacerbada e comportamentos de manias.
- Sensação de um bolo na garganta.
- Extrema dificuldade para relaxar.
Por tudo isso, é possível compreender que o Transtorno de Ansiedade Generalizada é um quadro vulnerável e de difícil convivência. Afinal, viver constantemente sob efeito da ansiedade é um processo físico e mentalmente desgastante. Além disso, é notório que a Ansiedade Generalizada interfere em todos os âmbitos da vida daqueles que sofrem ou convivem com este mal.
Tratamento para Ansiedade
O post referido no início deste texto (veja aqui) informa que algumas pessoas adotam medidas paliativas para lidar com a ansiedade. Embora algumas destas investidas pareçam surtir efeito, é fundamental compreender que um quadro de tamanha magnitude e que interfere de tal maneira na vida de tantas pessoas, como é o caso do Transtorno de Ansiedade Generalizado, não deve ser tratado com paliativos ou intervenções supérfluas.
Por isso, é sempre recomendado que um profissional habilitado nesta questão possa analisar o caso, definir um diagnóstico, elaborar e implementar o tratamento adequado. Nesse sentido, cabe lembrar que geralmente, este procedimento é feito por um psiquiatra, um psicólogo ou por meio da prática conjunta destes profissionais. Procurar ajuda profissional para tratar as questões do Transtorno da Ansiedade Generalizada é fundamental para obter um acompanhamento qualificado. Desse modo, há, sem dúvidas, mais condições para que o paciente possa compreender a dimensão real do problema, desenvolva novas formas de encarar a questão, reestabeleça a confiança em si, trazendo mais leveza e satisfação à vida.